Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Como descobrir meus talentos? Aprenda aqui!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Em algum momento da vida somos questionados por alguém, ou mesmo por nós mesmo, sobre em que somos bons e quais são os nossos talentos.

Essas são questões comuns a todos, mas que podem gerar certa angústia. É interessante pontuar que elas geralmente têm mais importância na hora de escolher uma profissão.

E  você, sabe dizer quais são seus talentos? Tem dúvidas para responder a essa questão latente? Então, siga na leitura e aprenda o que fazer para responder a pergunta: como descobrir meus talentos?

O que são talentos?

Para conseguir identificar quais são seus talentos, é necessário, em primeiro lugar, saber o que é isso. 

Bom, talento é a soma de suas habilidades. São características inatas, conhecimentos, experiências, inteligência, julgamento, atitude e personalidade. Tem a ver com o que somos bons em fazer e, geralmente, fazemos com gosto e satisfação. Algo que se destaca em nós.

Qual a finalidade de entender meus talentos?

O próximo passo para descobrir seus talentos é entender qual a finalidade disso. Descobrir em que você é genuinamente bom é válido para vários momentos da vida, principalmente quando é chegada a hora de escolher uma profissão.

A fase de prestar vestibular e realizar o exame do Enem (principal meio de ingresso em universidades) já é muitíssimo temida e desgastante, com todas as questões relacionadas à realização da prova em si, como as disciplinas e a carga horária de duração. Saber seus talentos de antemão pode aliviar um pouco toda a tensão desse período.

Para facilitar a descoberta de seus talentos, imagine seus hobbies, pense em quais jogos você gosta e, a partir disso, identifique quais estratégias usa para se dar bem neles. Essa é uma maneira de identificar em qual área profissional você se daria melhor.

Quais tipos de talentos existem?

A próxima dica para conseguir identificar em que você é bom é ter conhecimento de quais talentos existem. 

Existem talentos mais fáceis de serem visualizados. Quando alguém canta bem, por exemplo, rapidamente entendemos que esse é um de seus talentos.

Porém, alguns talentos não costumam ser citados ou enaltecidos, dificultando que você os reconheça.

Então, afinal, além de cozinhar, jogar bola, cantar, dançar, atuar (dentre diversos outros de ramos mais observáveis), você sabe dizer quais talentos existem? 

Caso a resposta a essa questão seja negativa, aí vai um breve esclarecimento sobre o assunto. 

Existem variados talentos que são, basicamente, divididos em três grupos.

1º grupo: talentos mentais 

Os talentos que fazem parte desse grupo relacionam-se ao mundo dos pensamentos e reflexões. 

As pessoas que se identificam com essas características poderão se dar bem em profissões ligadas à utilização da racionalidade, lógica, análises e outras questões correlatas.

O músico é uma pessoa que muito provavelmente possui talentos mentais, uma vez que exige dele raciocínio lógico, criatividade, entre outras questões. 

2º Grupo: Talentos Sentimentais: 

Aqui, os talentos estão ligados ao mundo afetivo, oferecendo potencial para lidar com pessoas, seja em equipes de trabalho ou na área de saúde

Outras áreas interessantes para pessoas que possuem talentos sentimentais é a medicina veterinária e a biologia, uma vez que o cuidado e defesa de animais, sociedade e o planeta Terra fazem parte desse grupo.

3º Grupo: Talentos Comportamentais: 

Quando os pontos fortes são ligados à ação, empreendedorismo, ativação física, gestão e comando, as melhores profissões são aquelas que exigem muita energia no mundo prático e poder de realização.

As áreas relacionadas à administração de empresas são ótimas para quem se integra a esse grupo.

Pode ser que ainda esteja difícil para você saber qual o melhor grupo te representa. Por isso, selecionamos alguns exemplos de habilidades com quais você pode se identificar, facilitando seu caminho para o descobrimento de seus talentos. 

  • Carisma 

É o talento da pessoa que adora o desafio de conhecer novas pessoas e fazê-las gostarem dela. Tem facilidade em se conectar com novas pessoas.

  • Adaptabilidade 

Talento de quem não se aborrece com exigências repentinas, desvios de última hora ou não previstos. 

Aquele que é adaptável não vê o futuro como um destino fixado e sim como um lugar que cria a partir das escolhas que faz agora. Ele vive o momento.

Apesar de tudo isso, não significa que não tenha planos, o mais provável é que tenha. No entanto, tem a capacidade de responder de bom grado às exigências do momento, mesmo quando elas o desviem de seus planos.

  • Empatia

O talento das pessoas que possuem uma capacidade de sentir as emoções e as sensações das pessoas ao redor como se fossem suas. 

As pessoas empáticas conseguem se colocar no lugar do outro e ver o mundo por meio de seus olhos, compartilhar suas perspectivas. Sempre encontra as palavras certas e o tom adequado. 

Por tudo isso, as pessoas se sentem atraídas por quem tem o talento da empatia e gostam de desabafar com elas.

  • Organização:  

Talento de quem está sempre procurando a melhor forma de fazer as coisas funcionarem. Quando encontra com uma situação complexa, que envolve muitos fatores, gosta de ter o controle de todas as variáveis, alinhando e realinhando-as até se convencer de que arranjou-as na configuração mais produtiva possível.

  • Disciplina 

Talento ligado ao planejamento. Naturalmente, quem possui esse talento cria uma estrutura para o seu mundo, define rotinas, concentra-se em horários e prazos, para que dessa forma se sinta no controle da situação. 

O disciplinado, geralmente, tem aversão a surpresas, é impaciente com os erros, gosta de rotina e orientação detalhada.

Como descobrir meus talentos?

Após conhecer os três grandes grupos de talentos e algumas habilidades, é interessante observar alguns outros aspectos que vão definitivamente te ajudar a responder a pergutna: como saber quais são os meus talentos?

1 . Recorra a quem te conhece

Pergunte às pessoas mais próximas o que elas acham que você faz de melhor e em que você é bom.  

Caso não queira perguntar diretamente, procure pela memória e tente se lembrar dos elogios que você costuma receber a respeito de coisas que você já fez ou como lida com algumas questões ou pessoas.

2. Experimente

Isso mesmo, a melhor forma de nos conhecer e conhecer nossos talentos é tendo experiências diferentes

Experimente atividades novas que nunca fez, mesmo que descubra que não é tão bom naquilo quanto imaginou.

3. Busque na sua memória 

Procure se lembrar de momentos em que você praticou algo e nem sentiu o tempo passar. Seu talento pode ter a ver com isto! Quando se é bom em algo, é comum gostar e se envolver naquilo. 

Pense em ações suas que levaram à resolução de algum problema, auxiliaram alguém, ou fizeram algo novo surgir. É muitíssimo importante se recordar de suas realizações.

O autoconhecimento é uma ferramenta realmente válida para que saibamos quais são nossos talentos. 

E aí, já deu para responder a pergunta: como saber quais são meus talentos? Como dito anteriormente, saber em que você é bom pode te ajudar e muito a escolher uma profissão. Que tal dar uma lida em nosso artigo sobre como escolher a profissão certa, clicando aqui?! Certamente, ele irá ajudar você no percurso de reconhecimento de seus talentos e qual área profissional seguir!

Autor

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 + dezoito =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter