🔥 APROVEITE A BLACK NOVEMBER IMAGINIE COM 50% EM TODOS OS PLANOS

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Como evitar que o uso de frases “padrão” deixe a correção superficial

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Uma correção objetiva não é, necessariamente, uma correção superficial, apesar de muitos de nós relacionarmos dessa maneira. É muito importante ir direto ao ponto, mas elaborando comentários pertinentes nas marcações realizadas, que auxiliarão os alunos a melhorarem nas próximas produções. Veja algumas dicas abaixo. 

“Palavra (substituir/retirar)”

Muitas vezes sugerimos que o aluno opte por outra palavra em seu texto e os motivos podem ser diversos, como inadequação ou pleonasmo, por exemplo. Portanto, é necessário explicar a razão dessa alteração, afinal, mais do corretores dos textos, somos responsáveis pelo aprendizado desses estudante, e, sem explicações, não é possível contribuir para a sua evolução.

“Explorar mais o argumento”

Essa sentença padrão, disponível em nossa plataforma de correção, acaba sendo vista pelos estudantes como “sem coerência” e apenas uma desculpa para o corretor não atribuir total à Competência 3. Por isso, ao usar esse comentário, diga a razão de o argumento não ter sido bom o suficiente ou qual aspecto poderia ser melhor elaborado.

“Conectivo (inserir)”

Apesar de muitos estudantes terem acesso à monitoria e, através dela, conseguirem tirar dúvidas sobre qual conectivo caberia melhor em determinada situação, é muito pertinente, no comentário da correção, adicionar qual é a sua sugestão, a fim de facilitar a compreensão do aluno. Além disso, você também demonstra que se dedicou na correção, o que levará o aluno a avaliá-lo positivamente. 🙂

“Comentário final”

O comentário final deve ser claro e deve fazer sentido para os alunos. Faça um apanhado geral da produção do estudante, apontando aspectos positivos, para que ele mantenha nos próximos textos, e os pontos negativos, que servem de alerta para que ele não cometa os mesmos erros novamente.

“Inserir repertório válido”

Para que repertório seja considerado na avaliação da C2, basta que esteja presente no texto. Já na C3, ele precisa ser válido, pertinente, para conseguir embasar a argumentação. Logo, ao dizer que a citação ou a informação não foi produtiva, dê uma breve explicação do motivo. Isso, além de estimular uma linha de raciocínio e evitar erros na correção, ainda ajudará os alunos a entenderem a razão do comentário.

Esses são os comentários mais problemáticos na visão dos alunos. Esperamos que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre essa percepção e possam melhorar os apontamentos nas correções.

Até breve!

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

  • Ana Carolina Bueno

    Estudante de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da literatura ficcional, de animes, mangás, séries e jogadora fiel de League of Legends. Luta para que as mulheres tenham voz na sociedade e acredita que a educação é o principal caminho.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter