Se você já pesquisou sobre como conseguir uma bolsa de estudo em uma universidade, provavelmente se deparou com o Programa Universidade para Todos (ProUni).
Só no primeiro semestre de 2019, foram disponibilizadas mais de 240 mil bolsas parciais e integrais em instituições de ensino superior privadas de todo o país por meio desse Programa.
Mas, afinal, como funciona o ProUni? Como participar? Existe algum pré-requisito para entrar no Programa?
No artigo de hoje, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o funcionamento do ProUni. Então se ajeite aí na cadeira e continue a leitura com a gente!
Índice
Como funciona o ProUni?
Quais são os tipos de bolsa?
Quem pode participar do ProUni?
Como participar do ProUni?
Como manter a bolsa?
Como funciona o ProUni?
O ProUni possui uma plataforma de seleção onde as universidades privadas podem cadastrar as vagas e o tipo de bolsa que estão ofertando por meio do Programa. Os estudantes, por outro lado, podem utilizar a nota do Enem para concorrer às bolsas.
Assim, as universidades ficam isentas dos tributos e os estudantes conseguem bolsas de 25%, 50% e 100% nos mais diversos cursos.
O Programa abre inscrições 2 vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre. É importante que os interessados fiquem atentos ao cronograma do ProUni para não perder nenhuma data!
O estudante que precisar também poderá recorrer a programas que dão suporte à continuidade dos estudos. O ProUni possui ações conjuntas, como a Bolsa Permanência. Além disso, quem é bolsista parcial pode financiar a sua mensalidade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) caso seja necessário.
Porém, engana-se quem acredita que para participar do ProUni basta se inscrever.
Além das etapas anteriores, que envolvem a inscrição e separação dos documentos necessários, por exemplo, depois de conseguir a sua bolsa é necessário se dedicar aos estudos para não perder a vaga no Programa.
Isso porque existem algumas exigências para você manter a sua bolsa ao longo do curso. Porém, mantenha a calma! Até o final deste artigo você estará entendendo tudinho sobre o Programa.
Vamos começar do início?
Quais são os tipos de bolsa?
O ProUni oferta 2 tipos de bolsas: parciais e integrais. Entenda melhor abaixo.
Bolsas parciais
As bolsas parciais são destinadas a estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. Elas se dividem em em 2 tipos: 25% e 50%.
Bolsas integrais
Já as bolsas integrais, ou seja, que cobrem o valor inteiro do curso, são para estudantes com renda familiar bruta de até 1 salário mínimo e meio por pessoa.
Quem pode participar do ProUni?
Além de cumprir os requisitos relacionados à renda familiar, como citamos no tópico anterior, você precisa se encaixar em algum dos critérios abaixo para participar do Programa:
- ter cursado todo o ensino médio em uma escola pública;
- ter cursado todo o ensino médio como bolsista integral de uma escola privada;
- ter feito parte do ensino médio em escola da pública e parte em escola da rede privada como bolsista integral;
- ser uma pessoa com deficiência.
Porém, existe um caso em que você pode participar do ProUni mesmo sem cumprir os critérios de renda e nem se encaixar nos requisitos que citamos acima: se você for um professor que integra o quadro permanente de alguma escola pública, exercendo o magistério da educação básica.
Entendeu como funciona o ProUni e se encaixa nos critérios que citamos? Saiba, agora, como participar.
Como participar do ProUni?
Para participar do ProUni, você precisa ter feito o Enem do ano anterior, alcançando uma média de, no mínimo, 450 pontos e não ter zerado a redação. Por isso, é fundamental se dedicar para conseguir uma boa nota no Exame!
Atualmente, existem plataformas que podem te ajudar com esse desafio. Ferramentas de correção de redação de acordo com os critérios do Enem e de aplicação de simulado, por exemplo, te ajudam a se preparar para o Enem durante todo o ano e acompanhar a evolução do seu desempenho.
As inscrições para o ProUni são gratuitas e feitas pela internet. Aprenda a realizar a sua:
1. Inscrições
Durante o período de inscrições, você deverá acessar o sistema de seleção do ProUni, o SisProUni, e fazer o seu login com o número de inscrição e a senha do Enem do último ano.
Depois, é só escolher o curso que você deseja se candidatar. Você pode selecionar 2 opções, em ordem de prioridade. O sistema fará a classificação de acordo com a média aritmética das notas das provas do Enem dos candidatos.
2. Acompanhamento diário
Uma vez por dia, o sistema calcula a nota de corte para as opções de curso — ou seja, a pontuação mínima para você conseguir uma vaga de acordo com o número de vagas disponíveis e os candidatos inscritos.
Durante o período de inscrições, você pode alterar as suas opções de universidade, curso e turno. Por isso, é importante acompanhar como está a sua classificação para ter uma ideia se você conseguirá a vaga!
Será válida a última opção que você fizer antes do fechamento do período de inscrições.
3. Divulgação
Depois que o período de inscrições finalizar, o sistema faz a pré-seleção dos candidatos aprovados. Se você for selecionado em sua primeira opção de curso, não poderá fazer a matrícula na segunda — aqui está a importância de priorizar suas opções.
Caso a sua primeira opção não esteja disponível, você será selecionado para a sua segunda opção de curso. Nesse caso, você não poderá participar da lista de espera da primeira opção.
Os candidatos não convocados na primeira e nem na segunda chamada do programa (é só olhar as datas de divulgação dos selecionados no cronograma!) podem manifestar interesse em entrar para a lista de espera no período determinado.
4. Matrícula
Foi convocado? Então, é necessário comparecer à universidade em que você passou apresentando os documentos exigidos pela instituição. Se estiver tudo certo, é só assinar o Termo de Concessão!
Atenção: o ProUni é bastante criterioso quanto à apresentação dos documentos. Portanto, organize-os com antecedência para não correr o risco de perder a sua vaga!
Como manter a bolsa?
A bolsa do ProUni dura toda a graduação. Porém, você precisa ser aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas que cursar em cada período para mantê-la. Portanto, é preciso se esforçar e se manter atento, ok?
Deu para entender como funciona o ProUni? Confira, então, o nosso artigo explicando todas as etapas do cronograma para você não perder nada do Programa!