Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Entenda como o coronavírus pode cair no Enem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O assunto do momento é o novo Coronavírus! E já que até o momento as datas da prova do Enem permanecem as mesmas, é preciso conhecer esse assunto que pode ser cobrado no Exame.

Pensando em ajudá-lo a se preparar para suas provas, vamos neste post te contar como o Coronavírus pode cair no Exame Nacional do Ensino Médio, mostrando a você algumas particularidades sobre o assunto. 

Além disso, vamos te mostrar também o que de fato é esse novo vírus que tem alarmado a população e mantido as pessoas em quarentena, como ocorre a transmissão, quais os cuidados você deve tomar e ainda quais as fontes de notícia confiáveis sobre o Covid-2019. 

Vamos lá?

Como o Coronavírus pode cair no Enem?

O novo Coronavírus é um tema que pode ser cobrado em áreas como a Biologia, atualidades e mesmo na redação Enem

Veja algumas das possíveis maneiras que esse assunto pode cair em suas provas de acesso ao Ensino Superior.

Banner de divulgação do cupom "estudeemcasa", oferecendo 30% de desconto nos pacotes da Imaginie. Link para: https://www.imaginie.com.br/precos-imaginie/?utm_source=blog&utm_medium=post&utm_campaign=cupom-quarentena&utm_content=banner

1. Questões a respeito da estrutura de um vírus 

A prova de biologia poderá cobrar questões a respeito da estrutura básica de um vírus, como eles se reproduzem, de que maneira são disseminados etc. Portanto, é importante saber o que é um vírus.

Os vírus são parasitas que necessitam, obrigatoriamente, infectar uma outra célula para se reproduzir. Possuem um material genético que é envolvido por uma cápsula protéica. No caso específico do Coronavírus, existe ainda um envelope lipídico externo. 

2. Questões relacionadas à prevenção de doenças

O Enem e demais vestibulares poderá também cobrar o conhecimento que você tem a respeito do contágio e prevenção de doenças virais. E são questões bem simples e altamente disseminadas.

Pode ser que o Exame exija que você conheça questões específicas sobre a prevenção do Coronavírus, por isso, veja-as seguir:  

1. Lave bem as mãos com sabonete neutro ou de sua preferência – esfregue entre os dedos e as unhas internamente, chegando até os pulsos;

2. Use álcool gel 70 para limpar as mãos antes de encostar em áreas como nariz, boca, olhos. É legal usar o álcool gel sempre quando chegar a um ambiente novo, após pegar em maçanetas e corrimãos. Por isso, leve um frasquinho em sua bolsa ou mochila, assim você poderá passar um pouquinho com frequência;

3. Limpar com álcool objetos tocados frequentemente por você, como celulares, teclados, etc.;

4. Manter distância de, pelo menos, um metro de distância de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando;

5. Evitar cumprimentar as pessoas por beijos, apertos de mão e abraços;

6. Informar-se sobre os métodos de prevenção em fontes seguras;

7. Evitar aglomerações.

Banner para cadastro na plataforma da Imaginie, direcionando para o link: https://app.imaginie.com/accounts/login/?utm_source=blog&utm_medium=post&utm_campaign=cadastro-na-plataforma&utm_content=banner

3. Questões relacionadas às diferenças entre surto, epidemia, endemia e pandemia

O exame poderá também cobrar de você as principais diferenças sobre epidemia, endemia, pandemia e surto. 

No início do mês de março, a OMS classificou o novo Coronavírus como uma pandemia, após o rápido crescimento de pessoas infectadas na Itália. Portanto, fique atento às principais características de cada grupo: 

  • Surto: acontece quando determinada doença aumenta de maneira repentina em uma região específica.
  • Epidemia: ocorre quando determinada doença acomete muitas pessoas em diversas regiões de um mesmo país.
  • Endemia: acontece quando uma doença acomete determinada região com muita frequência. Neste caso, a doença não se espalha para outras comunidades. A febre amarela é um típico exemplo de endemia brasileira, acometendo especificamente e com frequência a região da Amazônia.
  • Pandemia: ocorre quando uma epidemia atinge outros países. Por isso, em uma escala de gravidade, a pandemia (situação do novo Coronavírus) é o caso que merece mais atenção.

Além dessas questões é possível que o Enem cobre de você outras viroses também graves que ocorrem no Brasil com determinada frequência. Relembre algumas delas a seguir:

  • dengue;
  • febre amarela;
  • sarampo;
  • caxumba;
  • rubéola;
  • poliomielite.

Agora, vamos dar a você um breve panorama sobre o que é o Coronavírus, o nome da doença que ele pode causar, além do modo de prevenção e transmissão para que você se cuide o máximo possível e ainda conheça melhor esse vírus.

O que é o Coronavírus?

O Coronavírus é o nome dado a uma família de vírus que têm uma estrutura que remete a uma coroa. Eles circulam, principalmente, entre animais, como morcegos e roedores. 

Quando esse animais passam a ter uma convivência muito próxima aos seres humanos, os vírus podem ser transmitidos à espécie humana e ainda sofrer mutações espontâneas e aleatórias. E foi exatamente isso que aconteceu com o novo Coronavírus.

Qual o nome do vírus?

O nome oficial do novo Coronavírus é: SARS-CoV-2.

Qual o nome da doença que ele pode causar?

A doença causada pelo novo Coronavírus é: Covid-2019.

Como ocorre a transmissão?

A transmissão do novo Coronavírus pode ser feita das seguintes maneiras:

  • por gotículas de saliva contaminadas pelo vírus, na tosse, espirro, catarro e fala;
  • pelo contato físico, como beijo, aperto de mãos e abraço;
  • pelo contato com superfícies não higienizadas, como celulares, maçanetas, corrimãos, teclas, apoios de transportes públicos;
  • pelo compartilhamento de objetos, como copos, talheres, toalhas de rosto etc;
  • pelo consumo de animais silvestres.

Para jovens e adultos saudáveis, o novo Coronavírus não é uma ameaça tão forte, mas, infelizmente, para o grupo de risco sim. Portanto, é importante tomar todos os cuidados necessários para não transmitir àqueles que pertencem a esses grupos.

Quais são os grupos de risco?

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde os grupos de risco são:

  • Idosos;
  • Diabéticos;
  • Hipertensos;
  • Pessoas com insuficiência renal;
  • Pessoas com doença respiratória crônica.

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem ser:

  • tosse, que pode ser seca ou com secreção;
  • febre acima de 37º;
  • dores no corpo;
  • congestionamento nasal;
  • inflamação na garganta;
  • diarréia.
  • dificuldade respiratória;
  • insuficiência renal.

Quais são as fontes confiáveis para consulta sobre o Coronavírus?

Agora que você conhece mais sobre o novo Coronavírus, como se cuidar e de que maneira ele pode cair no Enem, é necessário saber quais as fontes seguras para se manter informado sobre esse assunto.

Sabemos que as fake news são também um pandemia e podem nos deixar confusos e em pânico. Por isso, listamos a seguir algumas fontes confiáveis para pesquisas a respeito do novo Coronavírus. Confira!

E aí, deu para entender como o Coronavírus pode cair no Enem? Esse é um assunto tão importante que pode, inclusive, ser cobrado em sua prova de redação do Enem, como comentamos antes. Que tal estudar para a redação e ainda para o tema relacionado ao coronavírus fazendo a proposta: epidemias contemporâneas e seus desafios relacionados à histeria coletiva? Com certeza, você se sentirá mais preparado para encarar esse tema caso ele apareça em sua prova.


Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

6 − três =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter