A competência IV gera muitas dúvidas quanto à atribuição de notas. Por isso, é comum ocorrerem erros por parte dos corretores, o que pode comprometer o entendimento do aluno sobre em quais aspectos ele precisa melhorar. Elaboramos esta dica para esclarecer todos os detalhes sobre a competência e auxiliá-lo na hora da correção. Confira:
Por meio da competência IV, o corretor avalia se o aluno demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
O que isso quer dizer?
Há recursos na língua portuguesa que servem para estruturar melhor os períodos dentro de um parágrafo e os parágrafos dentro do texto. Conectar uma frase à seguinte por meio de uma conjunção, por exemplo, é uma estratégia que denota coesão, ou seja, interligação textual.
Os parágrafos possuem funções específicas, mas estão relacionados pelo mesmo assunto, portanto, essa relação deve estar evidente ao longo do texto.
Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são exemplos desses recursos linguísticos.
Avaliações pertinentes à competência IV:
- Observe de que forma os parágrafos são estruturados, por exemplo, se por comparação, por causa-consequência, por exemplificação ou por detalhamento.
- Observe se os períodos do parágrafo são bem elaborados e não são muito longos.
- Observe se há referenciação, ou seja, uso de pronomes e advérbios para retomar termos e não repeti-los desnecessariamente.
Penalize o aluno que apresentar:
- Sequência de palavras e períodos sem articulação;
- Ausência total de parágrafos na construção do texto;
- Emprego incorreto de conectores, prejudicando a compreensão da ideia;
- Repetição ou substituição inadequada de palavras.
Como atribuir as notas entre 0 e 200 na competência IV:
- A redação classificada como de nível 0 na competência IV possui problemas gravíssimos de articulação, de forma a não ser possível compreender a conexão entre as informações passadas. – NOTA 0
- A redação classificada como de nível 1 na competência IV possui pontos em que a estruturação textual, apesar de precária, acontece, mas ainda há muitas inadequações. – NOTA 40
- A redação classificada como de nível 2 na competência IV apresenta alguma progressão textual, mas ainda há muitas inadequações, além de os recursos coesivos serem limitados. – NOTA 80
- A redação classificada como de nível 3 na competência IV possui articulação mediana, com uso de conectivo, mas ainda pouco suficiente ou com eventuais erros. – NOTA 120
- A redação classificada como de nível 4 na competência IV possui boa articulação textual e bom repertório de recursos coesivos. Há algumas repetições ou retomadas inadequadas, por exemplo, mas nada que prejudique a compreensão textual. – NOTA 160
- A redação classificada como de nível 5 na competência IV possui raríssimas inadequações e uma excelente articulação textual. O uso dos recursos coesivos é produtivo e diversificado. – NOTA 200
Atenção:
Se os problemas gramaticais da competência I comprometerem de forma muito incisiva a compreensão textual, o aluno deverá perder pontos nesta e também na competência IV.
Além disso, não confunda erros de seleção e organização de ideias, que dizem respeito à competência III, com os problemas de articulação que têm a ver com a escolha vocabular.
Tenha bastante critério ao atribuir a nota para que sejam justos. A competência IV é, de fato, complexa. Leia e releia este material quantas vezes for necessário para não cobrar equivocadamente.
Até a próxima! 😉