Você já ouviu falar sobre o que é BNCC? Trata-se de uma sigla para Base Nacional Comum Curricular, um documento elaborado ao longo dos últimos anos que aborda as aprendizagens essenciais que todos os estudantes deveriam desenvolver ao longo do ensino básico.
Para nortear as habilidades que devem ser desenvolvidas, a BNCC fala sobre 10 competências que precisam ser trabalhadas ao longo da educação básica, do ensino fundamental e do ensino médio.
Quer entender quais são as competências da BNCC e o que elas representam? É só continuar a leitura deste artigo que vamos explicar tudo para você!
O que são as competências da BNCC?
De acordo com o próprio documento, cada uma das competências da BNCC é a união de conhecimentos (caracterizados por conceitos e procedimentos), habilidades (caracterizadas por práticas, tanto cognitivas quanto socioemocionais), atitudes e valores, com o objetivo de solucionar questões complexas da vida, da cidadania e do trabalho.
As competências se relacionam umas com as outras e se desdobram na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio de acordo com o tratamento didático de cada uma dessas etapas.
Porém, elas superam os aprendizados que normalmente esperamos aprender em sala de aula. Ou seja, as competências da BNCC vão além das matérias que os professores costumam nos ensinar diariamente, já que elas também dizem respeito ao pleno exercício da cidadania e da resolução de questões cotidianas.
Quais são as 10 competências da BNCC?
Bom, agora que você já sabe o que são as competências da BNCC, que tal conhecer cada uma delas? Confira!
1. Conhecimentos
A primeira competência da BNCC diz respeito à utilização dos conhecimentos aprendidos ao longo do tempo, sobre as mais diversas áreas, para a construção da sociedade.
No documento, essa competência é apresentada da seguinte forma: “Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.”.
2. Pensamento científico, crítico e criativo
Já a segunda competência diz respeito à utilização dos conhecimentos provenientes das ciências, além de suas metodologias, para a resolução de problemas e a criação de soluções.
Ela é apresentada assim: “Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.”.
3. Diversidade cultural
Sobre a diversidade cultural, a BNCC aponta a importância de “Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.”.
4. Comunicação
A quarta competência da BNCC aborda a comunicação, em suas mais diversas manifestações. Ela afirma a importância de o estudante saber se comunicar para os mais diferentes âmbitos e experiências da vida.
Sobre esse tópico, o documento diz: “Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.”.
5. Cultura digital
Sobre a cultura digital, a BNCC fala sobre o acesso às novas tecnologias para o desenvolvimento dos estudantes.
Na íntegra, trata-se de “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”.
6. Trabalho e projeto de vida
A sexta competência se refere à importância da liberdade, dentre outros valores, para a escolha e exercício do trabalho e do projeto de vida. Confira:
“Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.”.
7. Argumentação
A sétima competência sustentada pela BNCC está relacionada à capacidade de argumentação dos estudantes.
Por isso, um dos aprendizados básicos dos estudantes durante o ensino básico é o de “Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.”.
8. Autoconhecimento
A BNCC também não deixa de abordar a importância do autoconhecimento para o desenvolvimento dos cidadãos. Então, as habilidades desenvolvidas ao longo do ensino básico também estão relacionadas à seguinte competência:
“Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.”
9. Cooperação e empatia
Outro tema considerado na BNCC é a importância da cooperação e da empatia. O documento diz sobre “Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.”.
10. Responsabilidade para consigo e com o outro e cidadania
Por fim, a BNCC também aborda o desenvolvimento da responsabilidade no âmbito individual e coletivo.
Na íntegra: “Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.”.
Como as competências da BNCC se aplicam?
As 10 competências da BNCC que explicamos acima funcionam como diretrizes para a construção dos currículos de escolas públicas e particulares para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.
Sendo assim, elas se desdobram nas especificidades — competências e habilidades próprias — de cada uma dessas etapas da educação básica.
Você pode conferir mais a fundo sobre os desdobramentos das competências em cada etapa no próprio documento.
E aí, deu para entender quais são os aprendizados essenciais que todo estudante tem direito de acordo com as competências da BNCC? Então, já que estamos falando sobre escola, que tal entender sobre as mudanças proporcionadas pela reforma do ensino médio nos próximos anos?