Se assim como a gente você também está ligado nas tretas do BBB20, viu que os últimos dias deram o que falar e — impressionando muita gente — ensinaram muita coisa!
No meio de toda polêmica e bafafá, alguns conceitos são fundamentais para que a gente entenda, de fato, o que está rolando.
Então, hoje a gente separou 5 conceitos que você precisa entender se você quer falar sobre o BBB20 com propriedade. Mas não é só isso! Tratam-se de termos importantes para você discutir temas que estão em alta no momento, seja em uma conversa no cotidiano ou em uma redação.
Bora lá?
1. Sororidade
Quem não sentiu aquela cortada que a rainha do BBB 20, também conhecida como Manu Gavassi, deu no Felipe na votação ao vivo do dia 9, hein?
e a cortada que a manu deu no prior kkkkkkkkkkk essa mulher é perfeita #bbb202O
pic.twitter.com/HuNsrf67Fr— matheus (@troyedrive) February 10, 2020
Mas, afinal, o que é sororidade, Manu?
O termo sororidade é bastante comum entre os movimentos feministas, conceituando a união e o apoio entre mulheres com base na empatia e no reconhecimento das lutas em comum.
Se conhecemos a origem da palavra, o seu conceito ficava ainda mais compreensível. Ela se origina do termo “sóror”, que em latim significa “irmãs”.
Sororidade costuma ser usada para representar a importância da criação de vínculos entre as mulheres para a luta contra as opressões às mulheres, indo em sentido oposto à rivalidade feminina instituída a partir dos valores patriarcais.
2. Gaslighting
Uma das situações que mais chamou a atenção do público e causou bastante polêmica aqui fora da casa do BBB20 foi o plano criado pelos homens para eliminar as participantes Bianca Andrade e Mari Gonzalez do jogo.
O grupo de homens criou uma estratégia para se aproximar das mulheres comprometidas e fazer com que elas ficassem mal-vistas pelo público.
Porém, a médica Marcela descobriu e expôs todo o plano.
Quando confrontado, o Hadson, um dos integrantes do grupo, negou que aquele plano havia sido elaborado, tentando fazer com que as mulheres duvidassem de si mesmas.
O momento mais esperado. As meninas descobrem todo o plano sujo e vão tirar satisfações. Que noite meus amigos! #BBB20 pic.twitter.com/RRZIfFOqZO
— joão (@joaorcds) February 3, 2020
E o que isso tudo tem a ver com o termo “gaslighting”?
Bom, acontece que essa estratégia utilizada por Hadson não é nada nova. Trata-se de uma prática de violência psicológica que existe há décadas e é amplamente utilizada em nosso cotidiano.
Gaslighting refere-se ao ato de manipular uma mulher psicologicamente com o objetivo de fazê-la duvidar de si mesma e conseguir controlá-la.
Pode acontecer de forma bastante sutil, mas os estragos certamente são enormes.
Muitas meninas já passaram por um relacionamento e ouviram de seus namorados “você está imaginando coisas”, “você está doida”, “isso nunca aconteceu” mesmo quando tinham certeza do que estavam falando. Isso é gaslighting.
E de onde vem esse termo?
Ele surgiu a partir do filme “Gas Light”, de 1944, uma adaptação de uma peça de teatro de 1938.
No filme, um casal mora em uma casa em que as lâmpadas são alimentadas a gás e começam a piscar. O marido, porém, diz que isso não está acontecendo e faz a esposa acreditar que está imaginando coisas. Ao manipular acontecimentos como esse, o homem tenta convencer não apenas a esposa, mas as pessoas que estão ao seu redor, de que ela é louca para, então, roubar os rubis que estão em sua casa.
3. Masculinidade tóxica
Com tantos conceitos relacionados aos movimentos feministas sendo trabalhados ao longo dos episódios do BBB20, o de “masculinidade tóxica” não poderia deixar de vir à tona.
Quando usamos esse termo, estamos falando sobre características esterotipadas usualmente atribuídas a homens e que afetam essa parcela da população no cotidiano.
Mas como isso é possível?
Junto à opressão às mulheres, o machismo também traz uma série de estereótipos relacionados à masculinidade. Virilidade, falta de emotividade e força são alguns deles.
Quem nunca ouviu por aí que “homem não chora”?
Acontece que esse tipo de estereótipo exerce uma pressão sobre os homens prejudicando-os mesmo em uma sociedade patriarcal.
Por exemplo: muitos homens têm dificuldades para expressar suas emoções e isso pode acabar acarretando uma série de outros transtornos, como a depressão ou a violência extrema, por exemplo.
4. Assédio sexual
Outra grande polêmica envolvendo participantes do BBB20 foi as acusações de assédio sexual que recaíram sobre Petrix. O atleta foi intimado a prestar depoimento à polícia e eliminado no dia 5 de fevereiro com 80,27% dos votos.
No dia 9 de fevereiro, o assunto volta à tona por conta das atitudes do ilusionista Pyong durante uma festa.
As atitudes dos participantes deixaram bem nítidas o porquê de eles estarem sendo acusados de assédio sexual.
Porém, muitas pessoas ainda não entendem ao certo o que é assédio sexual e as diversas formas que ele pode se manifestar.
O assédio sexual é uma forma de violência, e você pode identificá-lo facilmente: trata-se de uma investida de conotação sexual que não foi solicitada e nem é aceitável ou que está envolvida em um ambiente hostil e ofensivo.
E a ação não precisa ter um contato físico para ser caracterizada como assédio sexual, ok? Sabe aquelas piadas de cunho sexual repetidas infinitas vezes em um ambiente que você não acha aceitável? Então, isso também pode ser assédio sexual.
É comum não conseguirmos identificar uma prática de assédio sexual, até porque elas se tornaram algo “comum” no dia a dia de mulheres. Por isso é tão importante que todas as pessoas entendam o que é isso para conseguirmos denunciar esse tipo de situação.
5. Racismo estrutural
Um tema que tem sido levantado pela médica Thelma é o racismo estrutural. A participante do BBB20 contou sobre diversas situações em que sofreu racismo de diferentes formas, inclusive em seu ambiente de trabalho.
Muitas pessoas sabem o que é racismo, mas não entendem como ele se manifesta em nosso cotidiano. Afinal, situações racistas não acontecem uma vez ou outra. Tratam-se de ideias que, infelizmente, ainda estão muito presentes em nossa sociedade.
O racismo estrutural diz respeito às ações, falas, práticas e hábitos que promovem e reforçam o preconceito racial e já estão embutidos em nosso modo de vida atual.
Muitas vezes, atitudes racistas passam despercebidas. É o caso, por exemplo, de pessoas negras serem vistas como suspeitas por crimes que nunca cometeram.
Isso fica muito evidente nos relatos da Thelma. Mas, para entendermos o que aconteceu nas situações, de fato, é fundamental que a gente tenha conhecimento acerca do conceito de racismo estrutural.
E aí, deu pra aprender mais conceitos para discutir o BBB20? Tem alguma palavra que você ainda está com dúvida? Conta aqui pra gente nos comentários!