🔥 UTILIZE O CUPOM IMGBLOG E GANHE 35% DE DESCONTO EM TODOS OS PLANOS IMAGINIE

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

O que é concordância verbal e quais são as regras?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você já viu alguém corrigindo outra pessoa por falar “nós vai” ou “nós foi”? Esse é o exemplo mais comum de um erro de concordância verbal. E, apesar desse caso ser muito marcado, existem outros que costumam gerar bastante dúvida, justamente por não serem tão explícitos.

Respeitar as regras de concordância verbal é fundamental para que o seu texto faça sentido, tenha fluidez na leitura e te garanta uma boa nota em provas como o Enem.

Mas, afinal, quais são essas regras? Você vai entender tudo o que precisa sobre concordância verbal neste artigo. É só continuar a leitura!

O que é concordância verbal?

A concordância verbal é o conjunto de regras que rege a relação entre o sujeito e o verbo. Para que essa relação seja harmônica, o verbo precisa concordar com o sujeito. Ou seja, em uma oração, quando o sujeito está no singular, o verbo deve ser flexionado da mesma forma. No plural, a mesma coisa deve acontecer.

Para que haja concordância, então, o correto é dizer “nós vamos” — assim, ambos estão no plural. Quando o pronome for “ele”, o verbo concorda no singular: “ele vai”.

Aqui, o raciocínio é quase que automático de tão usual que é essa frase em nosso cotidiano, certo? Porém, em outros casos você precisará fazer uma análise mais profunda. E, para isso, é necessário que você saiba como identificar o núcleo do sujeito.

Como identificar o núcleo do sujeito?

Para garantir que o seu texto tenha concordância verbal, você deverá identificar se o sujeito está no singular ou no plural, certo? Afinal, é a partir dessas características que você deverá flexionar o verbo de forma correta. E é para isso que você precisa encontrar qual é o núcleo do sujeito.

O núcleo é o componente mais importante do sujeito, e ele pode ser um substantivo, uma palavra substantivada ou um pronome.

Portanto, para identificá-lo, você deverá encontrar qual componente do sujeito é o que está, de fato, realizando a ação.

Veja o exemplo:

  • “Maria bebeu o suco”: nesse caso, Maria é quem realiza a ação de beber o suco, sendo, portanto, o sujeito dessa oração. Fácil de identificar, não é mesmo?

Mas e quando há mais de um termo formando o sujeito?

  • “Minha querida amiga Maria bebeu o suco”.

É preciso ficar atento a esses casos. Apesar dos vários termos que acompanham e descrevem o sujeito (“minha querida amiga Maria”), o componente que realiza a ação de beber o suco continua sendo “Maria”. Portanto, esse é o seu núcleo.

Quais são as regras de concordância verbal?

As regras de concordância variam de acordo com a classificação do sujeito. Falaremos sobre cada uma delas agora!

Sujeito simples

Quando o sujeito é simples, ou seja, possui apenas um núcleo, as regras de concordância verbal são as seguintes:

Coletivo

Se o sujeito representa um coletivo, o verbo será flexionado no singular. Veja o exemplo:

  • “A multidão enfurecida gritou pelo estádio.”.

Porém, o verbo pode ser flexionado tanto no singular quanto no plural se:

  • o coletivo estiver especificado, exemplo: “a multidão de torcedores gritou pelo estádio” ou “a multidão de torcedores gritaram pelo estádio”.
  • o sujeito for uma parte do coletivo, exemplo: “ele é um dos que comprou um carro novo” ou “ele é um dos que compraram um carro novo” 
  • o sujeito for a maioria (como em “a maior parte”, “a grande parte”, etc.), exemplo: “a maioria das pessoas votou no candidato X” ou “a maioria das pessoas votaram no candidato X”.

Pronome relativo “que”

Quando a oração conta com o pronome relativo “que” conectando o sujeito e o verbo, o verbo deve concordar com o sujeito, que estará antecedendo o pronome “que”. Confira os exemplos:

  • “Fui eu que saí com o carro”;
  • “Fomos nós que saímos com o carro”.

Pronome relativo “quem”

Já quando o pronome relativo que conecta o sujeito ao verbo for “quem”, o verbo pode ficar na terceira pessoa do singular ou concordar com o sujeito. Veja os exemplos: 

  • “Fui eu quem assistiu ao filme”;
  • “Fui eu quem assisti ao filme”.

Nome próprio

Quando o sujeito for um nome próprio que se apresenta na forma plural, você deve avaliar se ele está acompanhado de um artigo ou não. Se estiver, você deverá inserir o verbo no plural. Se não, o verbo é colocado no singular.

Na prática, fica assim:

  • “Os Alpes são uma cadeia montanhosa”;
  • “Alpes é uma cadeia montanhosa”.

Banner de divulgação da Comunidade Imaginie com link para: https://conteudo.imaginie.com.br/comunidade-imaginie-enem-vestibular-redacao?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=blog-post

Sujeito composto

Quando o sujeito for composto, ou seja, tiver mais de um núcleo, a regra é geral: o verbo sempre vai para o plural!

Confira os exemplos:

  • “João e Maria passeavam na floresta”;
  • “O prefeito e o senador discutiram no meio da audiência”.

Agora que você já aprendeu a deixar o seu texto de acordo com as regras de concordância verbal, aproveite para saber também sobre a concordância nominal neste artigo!

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

  • Roberta Rinaldi

    Graduada em Letras pela UFMG e pós-graduada em Tecnologias Educacionais para Aprendizagem e EaD pela PUC Minas. Atua há 4 anos como Coordenadora Pedagógica na Imaginie, maior plataforma de correção e ensino de redação do Brasil. É amante da educação, dos dias ensolarados e das boas leituras.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter