Veja um exemplo de redação sobre o tema: Riscos do aumento do consumo de álcool e de outras drogas entre os jovens no Brasil.
A fase da adolescência é um período caracterizado pela curiosidade e impulsividade, e é onde também comumente ocorre a experimentação de substâncias legais e ilegais, seja por,[8] pressão social ou por conflitos pessoais e familiares. [9]Fato preocupante, visto que, o consumo em estágio de desenvolvimento acarreta [10]em graves danos mentais e sociais. [11]Embora existam leis restritivas, o consumo ainda é uma prática comum, portanto, é um tema que merece atenção especial.
[6]De acordo com uma recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), cerca de 70% dos adolescentes já ingeriram bebida alcoólica, uma estatística alarmante visto que o consumo precoce pode potencializar a possibilidade do jovem se tornar depende químico, desenvolver transtornos psíquicos e apresentar vulnerabilidade social. Além de impactar seriamente no organismo imaturo. Ademais, os índices brasileiros de violência relacionados [1]à drogas expõe seu potencial de devastação relacionado com mortalidade e acidentes, desse modo, seu uso apresenta elevados prejuízos sociais.
[7]Outrossim, o não cumprimento de dispositivos legais restritivos e a ausência de diálogo entre pais e filhos incertamente [12]diminuirá esses altos índices, ambientes familiares desestruturados onde discussões são postergadas deixando os filhos alheios a informação e a facilidade de adquirir substâncias intensificam a problemática. De certo, o mercado publicitário de etílicos também [2]reforçam o uso do álcool entre adolescentes, pois [13]normatizam a questão tornando-a corriqueira.
[15]Portanto, diante dos riscos que o abuso de drogas [3]acarreta socialmente, é imprescindível a atuação do [4]estado em reforçar os meios legais e regulamentadores como a maior taxação de etílicos e a fiscalização constante em comércios a fim de evitar a venda para menores de 18 anos; como também, a vedação de propagandas de bebidas alcoólicas e a aplicação de [14]campanhas condenatórias no âmbito audiovisual. Além disso, escolas e famílias devem operar em conjunto fomentando a discussão dos riscos e exemplificando o que o uso [5]insconciente promove em curto e longo prazo, desse modo, advertindo e orientando os adolescentes.
Análise da redação do aluno:
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:
[1] às
[2] reforça
[3] acarretam
[4] Inicial maiúscula. Correto: Estado.
[5] O correto seria “inconsciente”.
Competência II – Compreender a Proposta:
Boa compreensão do tema.
Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:
[6] É um argumento bem escrito e bem colocado. Parabéns!
[7] É importante acrescentar neste momento do texto referências a pensadores/autores, eventuais citações (literais) ou reflexões (quanto ideias e teorias) para enriquecer a discussão. Pense nisso!
Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:
[8] Vírgula desnecessária.
[9] Poderia começar assim: “Tal fato torna-se preocupante uma vez que…”
[10] Pode retirar a expressão: em.
[11] É preciso ser um pouco mais claro aqui. O consumo em discussão é o consumo da população jovem do país – e é preciso ficar claro na frase.
[12] Não seria ‘aumentará’? Ficou um tanto sem sentido.
[13] Normaliza/vulgariza. Normatizar remete a ‘tornar como norma’.
Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:
[14] Não ficou clara essa proposição.
[15] Há alguns problemas de sentido, entretanto, são boas propostas.
Nota: 840
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