Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Corretor freelancer: o que avaliar na proposta de intervenção?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Este post é dedicado, especialmente, ao corretor freelancer para esclarecer quanto aos critérios importantes que avaliarão a proposta de intervenção feita pelos alunos para o texto do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Embora tenha o mesmo peso das outras cinco competências, atender aos requisitos dos avaliadores nesse quesito é a maior dificuldade para os candidatos. Para comprovar isso, basta notar que, em 2013, a pontuação média dos alunos nessa competência foi de 66.9, de um total dos 200 pontos possíveis de serem alcançados. Isso reforça a preocupação que o corretor freelance precisam ter ao avaliar o texto de um candidato ao ENEM.

Para saber exatamente o que se espera dos inscritos na prova de redação, vale a pena alinhar-se aos critérios que os avaliadores vão exigir dos candidatos que fizerem a prova. Nós preparamos um post específico sobre o assunto, que detalha os critérios que incluem cada uma das cinco competências do ENEM – cada uma com peso de 200 pontos. O item referente à proposta de intervenção é o quinto e pode ser acessado clicando aqui. Nesse quesito, é esperado que o estudante elabore uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Embora pareça simples, há questões para as quais os estudantes não se atentam e que acabam prejudicando o seu desempenho. A melhor forma de desenvolvê-los nisso é fomentando a prática de texto e, por consequência, o feedback a eles dado pelo corretor freelancer. Para ajudar nisso, listamos quatro recomendações que podem ajudar o corretor a sinalizar os desafios que os alunos precisam superar para conquistar os 200 pontos nessa competência:

Cuidado com propostas muito genéricas: Para uma proposta de intervenção que atenda aos critérios dos avaliadores, é importante que ela não seja muito abrangente ou genérica. Nesse sentido, podemos incentivar que os alunos não pensem apenas em propostas de grande escala (exemplo: devemos ter políticas públicas mundiais para regulamentar o problema exposto). Afinal de contas, uma mudança ocorre também a partir da modificação de atitudes de cada indivíduo. Nesse caso, podemos instruir os alunos a trazerem para sua proposta de intervenção soluções que contemplem duas instâncias: individual, que inclua atitudes que podem ser incorporadas de imediato pelos cidadãos; e global, que compreenda ações de nível político e legislativo.

 

  • Viabilidade da proposta de intervenção: outro aspecto que podemos sinalizar aos alunos, diz respeito quanto ao detalhamento dela. É necessário que o candidato explicite os meios necessários para a execução da sugestão dada. Se ele propuser, por exemplo, a implantação de políticas públicas para garantir a universalidade do ensino, é necessário que ele mencione: como isso será feito (uma lei nacional/ um acordo entre países na ONU); com isso pode ser financiado (verbas públicas/ incentivo a empresas); de quem será a responsabilidade de acompanhar isso, etc. Sinalize aos alunos para que eles elaborem suas propostas respondendo a questões: O quê? Quem fará? Como? Que meios serão utilizados? Obviamente, que serão se espera um detalhamento técnico, mas é necessária que a ideia seja viável e não inatingível.
  • Respeito aos valores dos Direitos Humanos: dos candidatos que fizeram a prova de redação em 2014, 955 dos textos foram anulados por ferirem os direitos humanos. Esse é um aspecto para o qual o corretor pode chamar atenção, apontando ocorrências que evidenciem o desrespeito aos direitos humanos. Embora seja cobrado em todo o texto essa postura, a maior parte das ocorrências está ligada à proposta de intervenção; é quando o candidato, em algumas vezes por falta de repertório sociocultural, acaba de exaltando e propõe medidas intransigentes e que vão de encontro com os valores de cidadania – um dos princípios da prova do ENEM. Incentive o aluno a procurar e a compreender os diferentes pontos de vista para o tema elencado. Ao sinalizar essa busca em um feedback no texto, ajudará a ter mais atenção em próximas produções.
  • Direcione para que a proposta de intervenção esteja no fim do texto: embora não seja cobrado, nem obrigatórios nos itens do ENEM, o mais recomendado é que a proposta de intervenção esteja na conclusão do texto. Afinal de contas, ao trazer em outros momentos, o aluno assume um risco de não conseguir conectar bem as partes e pode se estender demais. Até porque a proposta de intervenção funciona muito bem como conclusão do texto, uma vez que ela deverá responder a um conflito proposto no tema.

 

Ao avaliar a proposta de intervenção dos alunos, contemple os aspectos acima mencionados e sinalize claramente caso esteja em falta em alguns dos itens. Vale a pena dedicar atenção especial a essa competência, uma vez que esse critério é o que os alunos possuem maior dificuldade de cumprir (pelas exigências dela). É fundamental, ainda, que incentive o aluno a aprofundar seu repertório sociocultural, a partir de leituras e conhecimento de informações de cidadania e atualidades – recursos que os auxiliará no cumprimento desse item.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a você! Fique à vontade para compartilhar nos comentários abaixo outras evidências que podem contribuir para outro professor ou corretor freelancer nessa missão. Até a próxima!

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter