O DeepSeek ganhou a atenção do mundo ao ser lançado de repente, com novidades como o código aberto e a precisão de respostas. No entanto, mais do que movimentar o acervo de memes da internet, você sabia que ele também pode ser útil para os seus estudos?
Neste conteúdo, você entende como usar essa — e outras! — ferramenta de inteligência artificial para tornar o estudo mais dinâmico, mais divertido e mais personalizado. Continue lendo e saiba mais!
O que é o DeepSeek?
O DeepSeek (DS) é um modelo de inteligência artificial desenvolvido na China, focado em processamento de linguagem natural (PLN) e geração de texto.
Ou seja: assim como o Chat GPT, ele é projetado para entender perguntas, gerar respostas coerentes e auxiliar em diversas tarefas, o que o torna uma ferramenta interessante inclusive para os estudos.
Está disponível no Brasil?
Sim. A ferramenta pode ser acessada em português e por usuários brasileiros. Para isso, basta acessar o site oficial ou baixar o aplicativo disponível na App Store (iOS) e na Google Play Store (Android). É preciso fazer um cadastro simples para interagir com a inteligência artificial.
A recepção do DeepSeek no Brasil vem sendo, inclusive, bastante calorosa. Não só a ferramenta se tornou, de acordo com a CNN, um dos apps mais baixados do país, mas a sua eficiência e foco em código aberto têm atraído a atenção de empresas e desenvolvedores.
Quais as diferenças entre o DeepSeek e o Chat GPT?
Embora apresentem uma série de semelhanças no que diz respeito ao uso cotidiano da ferramenta, o DeepSeek e o Chat GPT também apresentam diferenças fundamentais.
A primeira delas, e mais óbvia, é a língua oficial de cada programa: enquanto o DS foi pensado em chinês, o Chat GPT foi pensado em inglês.
Além disso, o DeepSeek usa um código aberto. Isso significa que pesquisadores e desenvolvedores podem acessar, modificar e implementar o modelo de forma independente, o que facilita personalizações e adaptações para diferentes aplicações. O Chat GPT, por sua vez, usa um modelo de código fechado.
Outra diferença importante é que o DeepSeek foi desenvolvido por uma empresa governamental. Ou seja: é uma ferramenta pensada de acordo com os interesses da república popular socialista chinesa. Não à toa, a ferramenta foi acusada de propagar a censura para temas sensíveis ao governo, como protestos e massacres, perseguições e até perguntas sobre direitos humanos.
Já o Chat GPT foi desenvolvido por uma empresa privada e, portanto, atende aos interesses de seus investidores e desenvolvedores. Embora pareça livre de censuras, porém, a ferramenta também já foi acusada de manipular ou “esconder” informações que envolviam questões políticas americanas.
Característica | DeepSeek | Chat GPT |
Língua oficial | Chinês, mas está disponível em outras línguas, inclusive o Português. | Inglês, mas está disponível em outras línguas, inclusive o Português. |
Tipo de código | Aberto | Fechado |
Censura | Foi acusado de censura para tópicos sensíveis para o governo chinês. | Foi acusado de censura para informações sobre a política americana. |
O DeepSeek é comunista?
Não. Por se tratar de uma inteligência artificial, o DeepSeek não pode ter uma posição política. No entanto, como toda ferramenta de programação, ele pode reproduzir uma visão de mundo condizente com aquela de quem o programou — nesse caso, a do governo chinês, uma república socialista.
Não raro, temos a ilusão de que a inteligência artificial é, de fato, similar a uma pessoa e que, por isso, pode desenvolver opiniões e uma visão de mundo própria. No entanto, é fundamental lembrar que essas ferramentas são apenas o resultado do trabalho de outras pessoas — essas sim, reais e com uma opinião econômica, política e social específica — e, portanto, são programadas para reproduzir um discurso já consolidado no seu meio.
Nesse sentido, acusar o DeepSeek de ser comunista seria equivalente a acusar o ChatGPT de ser capitalista. Nenhuma das duas afirmações é inteiramente verdadeira, o que não significa que essas tecnologias não são usadas para incentivar um modo de vida específico e uma posição política pré-determinada. Como toda ferramenta, portanto, elas devem ser usadas com cautela e atenção.
Como usar essa IA nos estudos?
Assim como outras plataformas de inteligência artificial, o DeepSeek pode ser uma ferramenta interessante para auxiliar nos estudos. Afinal, é capaz de realizar buscas específicas pela internet e “traduzir” conceitos complexos, tornando a sua compreensão e absorção mais fáceis.
É importante manter em mente, porém, que o DeepSeek não deve ser usado para resolver os problemas apresentados em sala de aula, nem como um substituto para os professores. Afinal, esse tipo de uso faz com que você deixe de aprender ou absorver os conteúdos, e pode prejudicar o seu desempenho no médio e longo prazo.
Aqui vão alguns casos em que o DeepSeek pode te ajudar a estudar melhor:
1. Pesquisa e resumo
Você pode usar a inteligência artificial para pesquisar por tópicos mais específicos, nos quais deseja se aprofundar, ou para resumir conteúdos muito extensos sobre um tema. Como ela é programada para destacar os pontos mais relevantes, o processo de leitura é facilitado.
Mas atenção! Se você faz provas como a Fuvest, a UERJ ou a Unicamp, que têm lista de livros específicos, pode não ser uma boa ideia usar o DeepSeek para resumir as obras. Isso porque as questões costumam ser bastante específicas, de modo que é mesmo necessário ter lido os livros sugeridos para conseguir acertá-las.
- Leia também: Confira 8 dicas de como fazer resumos eficientes
2. Explicação de conceitos complexos
Conceitos matemáticos, relações históricas detalhadas, diferenças entre movimentos literários: todos esses podem ser conceitos mais difíceis de absorver apenas na aula. Nesses casos, o DeepSeek pode te ajudar, explicando-os para você de forma simplificada.
3. Criação de mapas mentais
Você sabia que existem várias formas de aprender? Os mapas mentais são uma das mais usadas por estudantes que precisam de recursos visuais para aprender uma matéria. Ao adotar cores, símbolos e frases curtas, eles auxiliam na compreensão e na memorização de um conteúdo.
- Leia também: Qual é a melhor metodologia de estudo para você?
4. Simulação de perguntas
Uma das estratégias de estudo mais legais de testar com a inteligência artificial é a simulação de perguntas para testar os seus conhecimentos. Você pode usar o DeepSeek como um quiz online e transformar a experiência de revisar os conteúdos em um jogo divertido.
5. Sugestão de temas para redação
Uma última dica diz respeito à prática da redação. Encontrar temas prontos sobre um assunto específico pode não ser uma tarefa fácil, mas é aí que o DeepSeek entra em ação. Você pode pedir para ele separar temas de redação para qualquer tópico, e ainda te apresentar textos de apoio relevantes.
Outra vantagem é que esses temas podem seguir o estilo do seu vestibular dos sonhos. Ou seja: se você vai fazer a redação Enem, pode pedir um tema para um texto dissertativo-argumentativo que siga os moldes dos anos anteriores. Se, por outro lado, vai fazer a redação da Unicamp, por exemplo, pode solicitar um tema nos moldes dessa prova, etc.
Dessa forma, você mantém o hábito de praticar pelo menos duas redações por semana — sem dificuldades. E lembre-se: se você for aluno da Imaginie, ainda pode ter essas redações corrigidas em até 24 horas, ou contar com a nossa monitoria ilimitada para tirar todas as suas dúvidas. Quer saber mais? Conheça os nossos planos e comece a se preparar hoje mesmo!
Foto do post: Reprodução/lookstudio/Freepik