A segurança pública é uma questão muito relevante no Brasil e afeta a qualidade de vida dos mais de 200 milhões de cidadãos. Atualmente, o poder público enfrenta uma série de desafios nesse quesito, como os altos índices de criminalidade, a superlotação do sistema prisional e a corrupção dentro das forças de segurança, por exemplo.
Para se ter uma ideia, o Brasil ocupa a 25ª posição entre 27 países em relação à segurança pública no estudo Panorama da competitividade dos países do G20 Brasil 2024, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Mas como escrever uma redação acerca do assunto? Para te ajudar, iremos fazer uma breve contextualização e também te daremos um exemplo de redação pronta e com correção detalhada sobre o tema “Desafios do sistema de segurança pública no Brasil”. Vamos lá?
Índices de segurança pública no Brasil
De acordo com o estudo feito pela Firjan, o Brasil alcançou apenas 34% na evolução das metas de segurança que foram estabelecidas pela ONU. A média dos 27 países considerados na pesquisa é de 79%. No quesito da segurança pública, os seguintes critérios foram considerados pela Firjan:
- Porcentagem da população que se sente segura ao caminhar sozinha na região em que mora
- Quantidade de homicídios a cada 100 mil habitantes
No ano de 2022, o país somou 48% nessa porcentagem de população que se sente segura, além de 22,38 homicídios entre 100 mil brasileiros.
Participaram do estudo os 18 países que formam o G20 com o Brasil: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia. Além deles, a pesquisa considerou mais oito convidados para participar de discussões: Angola, Egito, Emirados Árabes, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal e Singapura.
Considerando essas 27 nações, no quesito da segurança pública, o Brasil está à frente apenas de México e África do Sul.
Além disso, de acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime da ONU, o Brasil registrou quase 1 milhão de homicídios entre 2003 e 2021. O país lidera esse ranking da ONU desde 2001.
Em contrapartida, no ano de 2023, o Brasil teve o menor registro de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) desde 2010. Com um total de 40.464 CVLIs, 2023 reduziu o índice de 2022 (42.190) em 4,09%. Homicídio doloso, latrocínio, feminicídio e lesão corporal seguida de morte entram nessa estatística. Os dados foram divulgados em janeiro de 2024 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O que falar em uma redação sobre o tema?
Ao escrever uma redação sobre segurança pública no Brasil, você pode abordar diversos aspectos, desde o panorama atual até as possíveis saídas para melhorar a situação do país.
Para te ajudar, preparamos um panorama geral com alguns pontos de partida para desenvolver o tema:
Objetivos da segurança pública
De modo geral, a segurança pública tem a finalidade principal de proteger a população de um país. Diversas políticas e ações do poder público tentam cumprir esse e mais objetivos:
- Proteção da integridade física pessoal
- Preservação do patrimônio
- Garantia da ordem pública
- Prevenção e combate ao crime
- Redução da sensação de perigo nas ruas
- Manutenção e respeito aos direitos humanos
Principais desafios no país
Não é segredo que o Brasil enfrenta muitos desafios no ramo da segurança pública. Conheça alguns deles:
Altos índices de criminalidade
Mesmo com quedas em alguns índices, o Brasil ainda possui taxas significativas de criminalidade. Confira alguns indicadores que constam no Mapa da Segurança Pública (ano-base 2023) divulgado pelo Governo Federal:
Superlotação do sistema carcerário
Ao final de 2023, o Brasil atingiu a maior população carcerária em toda a sua história, com 832.295 pessoas presas. Porém, as vagas totais para presos no país somam cerca de 596,1 mil.
Ou seja, o sistema possui um déficit de mais de 236 mil vagas, denotando índice significativo de superlotação. Os dados estão no 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, referente ao ano de 2023 e publicado em 2024.
A superlotação pode gerar problemas de saúde, situações de insegurança, além de colocar em risco a integridade física dos presos e funcionários nas casa de detenção.
Corrupção nas forças de segurança
Outro problema da segurança pública é o corrompimento de funcionários, que exigem propina e vantagens ilegais, por exemplo. Uma medida importante que reduziu as denúncias de corrupção policial foi a adoção de câmeras corporais pela Polícia Militar de São Paulo. Após a medida, o ano de 2022 registrou menos metade das denúncias de corrupção de 2019, último ano antes da instalação das câmeras corporais: foram 132 contra 273.
A iniciativa também reduziu em 80% as mortes cometidas por policiais militares em operações. Os dados estão no relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), divulgado em maio de 2023.
Repertório sociocultural
Seja para saber mais sobre o assunto, seja para citar como repertório na redação, confira algumas indicações de produções culturais e iniciativas jornalísticas que debatem a segurança pública no Brasil:
Cidade de Deus
Baseado no livro homônimo de Paulo Lins, o filme dirigido por Kátia Lund e Fernando Meirelles é ambientado na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. A trama narra a história de como a violência e o crime organizado se instauraram no local ao longo das décadas de 1960 a 1980. O filme foi lançado em 2002 e está no catálogo da Netflix.
Onisciente
A série brasileira se passa em um futuro distópico, no qual as cidades são monitoradas por drones 24 horas por dia, e o índice de criminalidade é praticamente zero. Quando uma jovem descobre que o assassinato de seu pai não foi registrado pelo sistema de drones, ela resolve iniciar uma investigação. Lançada pela Netflix em 2020, a obra tem uma temporada e está disponível no serviço de streaming.
Instituto Fogo Cruzado
A organização sem fins lucrativos atua desde 2016 e desenvolveu uma “metodologia própria e inovadora para monitorar tiroteios nos centros urbanos e seus impactos”. Periodicamente, o Instituto Fogo Cruzado publica indicadores sobre a violência armada com foco em diversas cidades brasileiras, sobretudo no Rio de Janeiro e no Recife.
Exemplo de redação sobre segurança pública
Para se inspirar, confira um exemplo de redação sobre o tema “Desafios do sistema de segurança pública no Brasil”, e leia a avaliação detalhada logo abaixo:
No Brasil hodierno, os desafios em torno do sistema de segurança pública apresentam-se como um problema de caráter social que afeta continuamente a população. Isso se deve, sobretudo, à falta de recursos e investimentos do poder público destinados ao sistema de segurança do País, e, também, à ausência de uma educação mais expansiva, que ensine os indivíduos a respeitarem os princípios sociais. Logo, são necessárias mais ações dos órgãos governamentais e sociais, visando o enfrentamento dessa questão. [1]
Em verdade, na última década, a questão da segurança pública passou a ser considerada problema sério e principal desafio ao estado de direito no Brasil. Com isso, os problemas relacionados ao aumento da taxa de criminalidade, o aumento da insegurança, sobretudo nos grandes centros urbanos, as superlotações nos presídios, somado aos casos de corrupção do país, representam os desafios para o sucesso do processo de consolidação política da democracia no Brasil. Conforme preconizado por uma pesquisa feita pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2016, o Brasil gasta 1,5% do PIB em segurança pública, o que é considerado pouco se comparado com países como a França, que gasta cerca de 2,0% do PIB com segurança. Dessa maneira, é importante ressaltar a necessidade de mais políticas públicas destinadas ao aumento de recursos para solucionar os desafios em torno da segurança pública.
Outrossim, é importante destacar o papel da educação no combate a essa temática, já que, assim como preconizado pelo educador brasileiro Paulo Freire, se a educação não pode transformar uma sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. [2] Evidenciando o poder transformador da educação. No entanto, a educação oferecida no Brasil pelo sistema público ainda não é expansiva e de qualidade, principalmente, em comunidades carentes, na qual muitos jovens acabam recorrendo ao mundo da criminalidade, aumentando os índices de violência e prejudicando o sistema público de segurança.
Dessa forma, torna-se evidente a necessidade de superar os desafios em torno do sistema de segurança do Brasil. Para tanto, o Governo Federal deve criar políticas para distribuir mais verbas para melhorar a segurança na sociedade. Cabe-lhe, ainda, por meio do Ministério da Educação, investir na escolarização de crianças em situação de extrema pobreza, construindo mais escolas públicas, voltadas para esta camada da população e realizando campanhas [3] que insiram as mesmas no meio escolar, impedindo que estes menores fiquem vulneráveis ao mundo do crime. Ademais, cabe às ONGs criar projetos sociais, por intermédio de palestras e debates com especialistas, mensalmente, no âmbito social, visando incentivar os indivíduos a cobrar melhorias no sistema de segurança dos órgãos governamentais.
Avaliação da redação
Entenda melhor sobre a nota desse exemplo de redação sobre segurança pública com os comentários do corretor!
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [2] Use vírgula.
- O texto denota boa propriedade vocabular.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Boa introdução!
- Houve boa compreensão do tema e denota conhecimentos sobre o assunto.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- Argumentação crítica e consistente, demonstrou conhecimento sobre o assunto.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- Possui um repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [3] Seria interessante explorar um pouco mais essa proposta.
Nota: 960
E então, preparado para produzir a sua própria redação sobre segurança pública? Escolha o seu plano e envie seu texto!