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#DesafioVem1000: Desafios para a educação da população indígena no Brasil [Redação pronta]

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A questão indígena no Brasil é um tema bastante latente e tem toda a chance de cair no Enem.

Ainda não escreveu alguma redação sobre esse eixo temático? 

Então, agora é a hora de você conferir uma redação com o tema “Desafios para a educação da população indígena no Brasil”, se inspirar e começar a praticar o quanto antes.

E enquanto você analisa essa redação comentada, que tal também dar uma conferida no episódio do podcast do Dá Ideia de mesmo tema e, assim, enriquecer ainda mais o seu repertório sobre o tema? É só dar o play!

Exemplo de redação sobre o tema: Desafios para a educação da população indígena no Brasil

“todos [1] os homens têm, por natureza, direito de aprender”. Essa frase do filósofo grego Aristóteles pode ser relacionada com os desafios para educação indígena no Brasil, pois a maioria deles não possuem [2] um ensino adequado por conta de vários obstáculos. Ademais, as dificuldades mais persistentes são a não permanência de nativos no ambiente universitário e a falta de professores especializados em pedagogia indígena para o ensino médio [3]. Dessa forma, para reduzir esses problemas, são necessárias medidas de caráter exequíveis. [4]

Faz-se necessário, antes de mais nada, considerar que as populações indígenas são caracterizadas pelo ponto de vista dos livros adotados nas escolas, de acordo com um olhar europeu, em que o índio não pode usufruir dos bens civilizatórios. A partir desse contexto, atualmente, persiste a não permanência de estudantes indígenas no ambiente universitário, pois sofrem preconceitos por conta da sua própria cultura, dessa maneira [5] acabem desistindo de estudar. Além disso, segundo o Ministério da Educação, o principal motiva da saída de estudantes indígenas das universidades é o preconceito cultural. Logo, é importante amenizar essa situação. [6] [7]

Outrossim, no livro “a [8] menina que roubava livros” [9] os judeus não podiam ter acesso a [10] escola, livros e educação didática. Essa literatura pode ser relacionada com a falta de professores especializados em pedagogia indígena para o ensino médio, pois com a falta desses educadores, os índios não podem ter acesso a [11] educação, trazendo como consequência a falta de oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e ter melhores condições de vida. Além do mais, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a maioria dos professores não tem especialização em ensino indígena [13]. Assim, é de extrema necessidade reduzir esse problema educacional. [12]

Compreende-se, portanto, que é imperioso sanar a não permanência de estudantes indígenas no ambiente universitária e a falta de professores especializados em pedagogia indígena para o ensino médio. Sendo assim, deve haver ação do Ministério da Educação, que tem o dever de garantir a educação para todos, em parceria com a Secretaria Especial de DIreitos Humanos, para estudantes indígenas permanecerem nas universidades, por meio da melhoria e preparo no ambiente universitário [15], a fim de estudantes concluírem os estudos. Ademais, deve ter atuação do Governo em parceria com o Ministério da Educação, para que índios tenham professores, por intermédio da concretização do programa de apoio à formação superior e licenciaturas interculturais indígenas (Prolind), com a finalidade do ensino para todos. Destarte, irá ter educação para todos de forma igualitária, assim reafirmando a frase do filósofo Aristóteles. [16] [14]


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] Esta palavra é grafada com letra maiúscula.
  • [2] Para concordar com o período, esta palavra deve estar no singular.
  • [5] Insira uma vírgula.
  • [8] Inicie uma nova oração com letra maiúscula.
  • [9] Acrescente uma vírgula aqui.
  • [10] A regência deste verbo requer preposição ‘a’ e, por consequência, crase, pelo fato de a próxima palavra ser o artigo definido feminino ‘a’, resultando em à ou às (àquele(s), àquelas(s)).
  • [11] Este “a” é craseado (à).

Competência II: compreender a proposta

  • [3] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.;
  • Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [6] Ótimo argumento, muito bem!;
  • [7] Muito bem! Estes dados deram credibilidade a seu argumento;
  • [12] Ótimo! Apresentou um argumento válido, completo e muito produtivo à argumentação.
  • [13] Parabéns por apresentar dados que denotam credibilidade ao argumento apresentado.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [14] Atente-se ao funcionamento da pontuação para organizar a coesão de seu texto.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [15] Como isto pode ser executado?
  • [16] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Bom texto! Cuidado com erros gramaticais.

Nota: 880

E aí, curtiu verificar uma redação comentada sobre o tema: “Desafios para a educação da população indígena no Brasil?” Aposto que sim, ein? Bom, mas agora é a sua vez, já separa o meio pelo qual você gosta de escrever, seja papel e caneta ou notebook, e já comece hoje a escrever! Ah e não se esqueça de escolher o seu pacote da Imaginie para correção, ok?

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