A tecnologia está tão presente no nosso dia a dia, que fica até difícil lembrar que nem sempre foi assim, né? Pensando nisso, separamos uma redação comentada sobre o tema “Desafios para a inclusão digital da terceira idade” para você conferir.
Veja, a seguir, a redação pronta:
Exemplo de redação sobre o tema: Desafios para a inclusão digital da terceira idade
Com o advento da Internet e sua expansão no século XXI, a comunicação se tornou rápida, eficiente e proporcionou diversas mudanças no hábitos humanos.[2] Contudo, o grupo idoso das sociedades acabou excluído dessas inovações. Nesse sentido, no que tange à questão da inclusão digital da terceira idade, percebe-se a configuração de um grave problema, em virtude da insuficiência de leis e do individualismo das pessoas. Diante disso, é preciso conhecer os diversos estigmas desse problema, na propensão de solucioná-lo.[1]
Em uma primeira análise, a persistência da problemática é intrinsecamente fomentada pela insuficiência de leis. Apesar da Constituição de 1988 garantir que o Estado brasileiro tem o dever de promover o bem-estar social dos cidadãos, nota-se que a ausência de diretrizes específicas e aplicáveis voltadas para a instrução tecnológica de pessoas mais velhas está presente no âmbito legislativo do país.[3] Nessa perspectiva, se – segundo Aristóteles[4] – a política tem como função preservar a integração entre os indivíduos da sociedade, é evidente constatar que a ausência legislativa tende a dar prosseguimento aos desafios para a inclusão digital da terceira idade e, consequentemente, fomentar a segregação social desses cidadãos, visto a dificuldade que eles têm em relação ao uso das novas tecnologias.
Ademais, em um segundo plano, o individualismo das pessoas é um mecanismo intenso desse impasse.[6] De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman[5], vivemos tempos líquidos, ou seja, uma época de artificialidade nas relações humanas que é caracterizada pelo individualismo. Assim, a falta de empatia dos sujeitos em relação às gerações anteriores, tem feito com que os idosos sejam vistos com maus olhos e considerados incapazes e isso, por conseguinte, promove diversas mazelas, tais como a discriminação, o preconceito e a posterior exclusão desse grupo social, resultando no afastamento dele perante o meio tecnológico. Desse modo, o quadro do panorama líquido se configura como um importante desafio para a incorporação digital da terceira idade.
Portanto, faz-se mister efetivar medidas para a atenuação desse cenário.[7] Destarte, é dever do Poder Legislativo, em parceria com sugestões da população, promover a criação de leis que visem[8] a formação de cursos gratuitos de ensino digital para pessoas mais velhas. Por meio dos Centros de Assistência Social (CRAS) de cada município, professores contratados pela prefeitura devem realizar explicações e demonstrar na praticar[9] como realizar tarefas em computadores e smartphones para o grupo selecionado, possibilitando, dessa maneira, erradicar os desafios para a inclusão digital da terceira idade.[10] Agindo assim, será possível tornar universal o uso da Internet a todas as gerações.[11]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [8] O verbo “visar”, no sentido de objetivar, carece da proposição “a”. O correto é “visam à formação”.
- [9] Esta palavra foi escrita incorretamente. Atenção! O correto é “prática”.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
- [7] Ao fazer a conclusão, procure retomar a ideia que você defendeu na sua introdução, para depois fazer a sua proposta de intervenção.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [2] Ótimo argumento, muito bem!
- [3] Ótimo! Apresentou um argumento válido, completo e muito produtivo à argumentação.
- [4] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
- [5] Você fez bom uso da citação e isso deixou sua argumentação mais relevante, retirando um possível caráter clichê do texto. Parabéns!
- [6] Coloque um dado mais elaborado neste parágrafo. Os dados estatísticos dão credibilidade aos argumentos. Busque ler jornais para assimilar informações de assuntos variados.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [11] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [10] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
Pratique muito e não deixe de ler redações exemplares, pois isso te ajudará a atingir a pontuação máxima. Corrija seus erros e continue estudando. Parabéns!
Nota: 920
Bora praticar com o tema “Desafios para a inclusão digital da terceira idade”? Para isso, basta escolher o seu pacote de correção da Imaginie, escrever o seu texto e enviar para um de nossos corretores avaliarem. 😉
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