E aí, curioso para ver um exemplo de redação nota 960 sobre o sexto tema do #DesafioVem1000? Quem participou, escreveu sobre: Desafios para reduzir os casos de assédio sexual.
Veja agora o exemplo de redação com comentários do corretor!
Exemplo de redação sobre o tema: Desafios para reduzir os casos de assédio sexual
É inegável, em pleno século XXI, a imagem objetificada que a figura feminina tomou. Não é raro observar representações pré-históricas em que o homem das cavernas aparece puxando a mulher pelos cabelos. Apesar de aparentar trivial, tal cena atesta a visão de inferioridade e submissão que, por razões sociais e culturais, sempre afetou o bem-estar das mulheres, alvos constantes de assédio sexual.[1][6]
A priori, um desafio significante que barra a atenuação da problemática é a herança patriarcalista. De fato, desde períodos remotos, a figura de provedor da família serviu para a autoafirmação do sexo masculino. De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, fato social é todo modo de pensar e agir que exerce certa pressão sobre a sociedade.[7] Ao seguir essa linha de pensamento, testifica-se que a perpetuação da ideologia machista se encaixa na teoria, haja vista que não é comum a notificação de casos em que os homens acham-se no direito de violar a integridade feminina.[2]
Sob essa conjectura, legitima-se a inevitabilidade de ocorrência de certo grau de naturalização da prática. Tal efeito é potencializado por inúmeros fatores, como, por exemplo, produções culturais desmoralizantes. Especialmente no Brasil, é notória a influência musical na incitação à banalização física e intelectual da mulher. É o caso dos chamados “funks proibidões”, músicas dotadas de palavreado esdrúxulo e que fazem apologia ao sexo e à degradação da figura feminina.[3]
Infere-se, portanto, que são muitos os embargos encontrados frente à prevalência do respeito às mulheres. Dessa forma, a fim de desconstruir convicções errôneas de supremacia, faz-se de fundamental importância a atuação das escolas. Esses órgãos devem – por meio de aulas interativas que elucidem a igualdade de gênero e o indispensável papel histórico-social feminino – buscar induzir o respeito e frear o pensamento machista que avança na história. Ademais, o governo deve criar projetos de lei que determinem um limite de expressão nas músicas que incitam o assédio, pois só assim a mulher finalmente deixará de ser “puxada pelos cabelos”.[4][5][8]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [6] Você demonstrou bom domínio da norma culta, atendendo os padrões deste quesito.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Perfeita introdução! Demonstra compreender a proposta, fazendo uso de forte tese.
- [7] A dissertação mostra-se extremamente inteligente, com mínimos erros de português.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [2] Parabéns! Perfeito parágrafo de desenvolvimento, trabalhado com uma argumentação bem elaborada e elementos de intertextualidade, como alusões históricas e citações.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [3] Perfeita escolha para a argumentação no desenvolvimento 2! Continuem assim!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [5] Excelente conclusão! Somente fique atento a proposta de intervenção, sabendo-se que a conscientização tornou-se muito inerente nas redações estilo ENEM, a deixar de ser impactante. A intervenção não precisa, necessariamente, aparecer como “inédita,” e sim como inteligente e bem elaborada e você fez isso de forma ideal.
- [8] No final do texto, a sua redação foi feliz por ligar a conclusão ao parágrafo de introdução com o fato exposto da pré história. Continue treinando para detalhar isso de maneira ainda mais clara.
Outros
- Tente usar com menos recorrência palavras muito formais, porque, de certas forma, essas tornam o texto de difícil fluxo quando é feita a leitura.
Nota: 960
Esperamos que você tenha gostado de analisar o exemplo de redação sobre o tema “Desafios para reduzir os casos de assédio sexual”! Aproveite para escrever o seu próprio texto e enviar para correção. É só Escolher o seu pacote da Imaginie!