O abuso sexual não envolve necessariamente uma violência física, mas sim qualquer forma de constrangimento sobre um indivíduo em situação de inferioridade.
Em uma campanha chamada “Chega de Fiu Fiu”, que visa combater o assédio sexual em espaços públicos, foi realizada uma pesquisa revelando que de 85% das pesquisadas já tiveram seu corpo tocado sem permissão no espaço público.
De acordo com outra pesquisa divulgada pelo Ipea, entre 2009 e 2011, estima-se que ocorreram mais de 17 mil feminicídios no país. O que corresponde a morte de uma mulher a cada 1h30 no Brasil.
O desafio #vem1000 de hoje é sobre o tema “Desafios para reduzir os casos de assédio sexual”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos!
Exemplo de redação sobre o tema: Desafios para reduzir os casos de assédio sexual
No século XIX, o Romantismo transmitia [1], pela representação de personagens literárias, uma conduta de submissão feminina que compactuava com os valores morais da época. No dinamismo contemporâneo, verifica-se o aumento dos casos de assédio sexual no Brasil. Diante disso, a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pelo Poder Público, seja pela sociedade civil. [2]
Mormente, é indubitável que a questão constitucional esteja entre as causas da adversidade. Segundo Aristóteles [3], a política deve ser utilizada, de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. Analogamente, o Estado rompe essa harmonia, tendo em vista que se observa a dificuldade das mulheres de denunciarem os casos de assédio. Como, por exemplo [4], falta [5] delegacias especializadas para denunciar os casos e [6] profissionais qualificados para atender as vítimas. Como consequência, salienta-se que 4 entre 10 mulheres brasileiras já sofreram assédio, segundo uma pesquisa do Datafolha.
Além disso, destaca-se a sociedade civil como impulsionadora da problemática. De acordo com Max Weber, [7] em seu conceito de ação social, [8] afirma que comportamentos construídos historicamente determinam a orientação comportamental de muitos indivíduos. Nessa perspectiva, o ordenamento patriarcal da sociedade é uma das raízes do problema, uma vez que o homem é considerado o chefe da família e à esposa cabe ‘’se dar ao respeito’’. Posto isso, a banalização e [9] normalização do assédio, por meio de propagandas de bebidas alcoólicas e as cantadas nas ruas, influi que muitas mulheres não conseguem identificar o ato como assédio e denunciar. Por conseguinte, 86% das mulheres brasileiras sofreram assédio em público, seja em transportes ou em seu local de trabalho, segundo o portal G1.
Torna-se, [10] evidente, portanto, que há entraves para garantir a resolução dos casos de assédio no Brasil. Em razão disso, faz-se necessário que Poder Executivo intensifique a liberalização de subsídios financeiros, a fim de criar espaços especializados para atender as denúncias, bem como promover a qualificação de psicólogos para atender e ajudar as vítimas. Ademais, cabe ao Ministério da Educação (MEC), instituir nas escolas, palestras ministradas [11] por professores, que discutam o respeito e a proteção das mulheres, assim como o alterar o pensamento machista da sociedade. Aliado a isso, os veículos midiáticos devem criar campanhas contra a banalização do assédio, por meio das redes sociais, a fim de induzir uma reflexão sobre tais casos. Dessa forma, caminharemos para uma realidade diferente da vivenciada durante o Romantismo. [12] [13]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [1] Retirar.
- [3] Sem vírgula.
- [4] Tirar as vírgulas.
- [5] “falta de (…)”.
- [6] “e de profissionais(…)”.
- [7] Retirar.
- [8] Retirar a vírgula.
- [9] “e a normalização (…).
- [10] Retirar.
Competência II: compreender a proposta
- [12] Ótima compreensão e desenvoltura.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [2] Ótima introdução!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [13] Ótimo uso de conectivos e anáfora! Parabéns!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [11] Excelente proposta!
Comentário final
Cuidado com as vírgulas! Estamos habituados a pontuarmos de acordo com as pausas e os frisões que fazemos durante a nossa linguagem cotidiana, ou de leitura. Entretanto, não podemos, muitas vezes, nos pautar por meio delas. No mais, você discorreu muito bem as ideias em seu texto, mostrando sincronia, conhecimento sociocultural, e respeito à estrutura segmental e cronológica do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão). Você possui senso-crítico e demonstra autoria própria, o que é muito importante e conta muito em discussões como essa.
Nota
960
Aproveite e treine sua escrita sobre o tema “Desafios para reduzir os casos de assédio sexual”. Escolha um plano da Imaginie e envie a sua redação!