Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: Desafios para reduzir os casos de assédio sexual [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

E aí, curioso para ver um exemplo de redação nota 960 sobre o sexto tema do #DesafioVem1000? Quem participou, escreveu sobre: Desafios para reduzir os casos de assédio sexual.

 

Ver essa foto no Instagram

 

A quinta está quase acabando, mas ainda dá tempo de lançar o nosso sexto tema do Desafio #Vem1000 ? ⠀ Os casos de assédio sexual no Brasil e no mundo ainda acontecem em números muito relevantes. ⠀ Por isso, é importante que você pesquise mais sobre o assunto, pense ? os motivos desse problema ainda ser tão alarmante e o que pode ser feito para diminuir esse número. ⠀ Aproveite esse tempo em casa e pratique redação ? ⠀ Até o dia 25/03 estamos liberando 30%de desconto nos nossos pacotes de redação para te incentivar nesse período de quarentena a continuar com a rotina de estudos. ? ⠀ O sonho de entrar na faculdade continua! ❤ ⠀ É só usar o cupom ESTUDEEMCASA, separar o papel e começar a escrever com os nossos temas do desafio. ? ⠀ #FiqueEmCasa ⠀ #enem #temasderedação #redaçãoenem #estudos #enem2020 #imaginie #correçãoderedação

Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu) em


Veja agora o exemplo de redação com comentários do corretor!

Exemplo de redação sobre o tema: Desafios para reduzir os casos de assédio sexual

É inegável, em pleno século XXI, a imagem objetificada que a figura feminina tomou. Não é raro observar representações pré-históricas em que o homem das cavernas aparece puxando a mulher pelos cabelos. Apesar de aparentar trivial, tal cena atesta a visão de inferioridade e submissão que, por razões sociais e culturais, sempre afetou o bem-estar das mulheres, alvos constantes de assédio sexual.[1][6]

A priori, um desafio significante que barra a atenuação da problemática é a herança patriarcalista. De fato, desde períodos remotos, a figura de provedor da família serviu para a autoafirmação do sexo masculino. De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, fato social é todo modo de pensar e agir que exerce certa pressão sobre a sociedade.[7] Ao seguir essa linha de pensamento, testifica-se que a perpetuação da ideologia machista se encaixa na teoria, haja vista que não é comum a notificação de casos em que os homens acham-se no direito de violar a integridade feminina.[2]

Sob essa conjectura, legitima-se a inevitabilidade de ocorrência de certo grau de naturalização da prática. Tal efeito é potencializado por inúmeros fatores, como, por exemplo, produções culturais desmoralizantes. Especialmente no Brasil, é notória a influência musical na incitação à banalização física e intelectual da mulher. É o caso dos chamados “funks proibidões”, músicas dotadas de palavreado esdrúxulo e que fazem apologia ao sexo e à degradação da figura feminina.[3]

Infere-se, portanto, que são muitos os embargos encontrados frente à prevalência do respeito às mulheres. Dessa forma, a fim de desconstruir convicções errôneas de supremacia, faz-se de fundamental importância a atuação das escolas. Esses órgãos devem – por meio de aulas interativas que elucidem a igualdade de gênero e o indispensável papel histórico-social feminino – buscar induzir o respeito e frear o pensamento machista que avança na história. Ademais, o governo deve criar projetos de lei que determinem um limite de expressão nas músicas que incitam o assédio, pois só assim a mulher finalmente deixará de ser “puxada pelos cabelos”.[4][5][8]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [6] Você demonstrou bom domínio da norma culta, atendendo os padrões deste quesito.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Perfeita introdução! Demonstra compreender a proposta, fazendo uso de forte tese.
  • [7] A dissertação mostra-se extremamente inteligente, com mínimos erros de português.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [2] Parabéns! Perfeito parágrafo de desenvolvimento, trabalhado com uma argumentação bem elaborada e elementos de intertextualidade, como alusões históricas e citações.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [3] Perfeita escolha para a argumentação no desenvolvimento 2! Continuem assim!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [5] Excelente conclusão! Somente fique atento a proposta de intervenção, sabendo-se que a conscientização tornou-se muito inerente nas redações estilo ENEM, a deixar de ser impactante. A intervenção não precisa, necessariamente, aparecer como “inédita,” e sim como inteligente e bem elaborada e você fez isso de forma ideal.
  • [8] No final do texto, a sua redação foi feliz por ligar a conclusão ao parágrafo de introdução com o fato exposto da pré história. Continue treinando para detalhar isso de maneira ainda mais clara.

Outros

  • Tente usar com menos recorrência palavras muito formais, porque, de certas forma, essas tornam o texto de difícil fluxo quando é feita a leitura.

Nota: 960

Esperamos que você tenha gostado de analisar o exemplo de redação sobre o tema “Desafios para reduzir os casos de assédio sexual”! Aproveite para escrever o seu próprio texto e enviar para correção. É só Escolher o seu pacote da Imaginie!

Banner de divulgação da folha de redação guiada com link para: https://conteudo.imaginie.com.br/folha-de-redacao-guiada?utm_source=blog-imaginie&utm_medium=banner-post&utm_campaign=material-rico

Autor

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro + oito =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter