Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

15 de março: dia da escola!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você sabia que no dia 15 de março é comemorado o Dia da Escola?

Essa data surgiu com o objetivo de homenagear uma instituição importante na formação dos cidadãos para a sociedade.

Convidamos você a fazer uma reflexão sobre a escola: já parou para pensar em como os professores, funcionários e alunos exercem um papel fundamental na construção de um futuro melhor para nossa sociedade? Você conseguiria identificar todos os valores empíricos que você já aprendeu em algum momento desde a sua alfabetização?

Essa reflexão é muito importante, principalmente no dia de hoje, quando comemoramos essa data. Vivemos em uma triste realidade, na qual a instituição e seus funcionários são muito desvalorizados e desrespeitados por parte da população e até mesmo pelos próprios alunos.

Para comemorar esse dia, preparamos uma lista de quatro curiosidades sobre essa instituição tão importante na nossa vida:

A primeira escola do país

Em 1549, Salvador (BA), nasceu a primeira escola do Brasil. Nessa época, a educação era completamente focada na catequização. Fundada por um grupo de jesuítas, nela ensinava-se a ler e a escrever, além de matemática e doutrina religiosa.

Mais tarde, em 1759, houve a expulsão dos jesuítas (reformas pombalinas), passando a ser instituído o ensino laico e público por meio das aulas régias, primeira sistematização do ensino público e laico no Reino de Portugal.

Origem da palavra ESCOLA

A palavra “escola” vem do grego skholé, que significa “lugar do ócio, folga e lazer”. Estranho, né? Isso porque, para os gregos, a busca pelo conhecimento significava lazer. A escola era um lugar prazeroso e o conhecimento algo almejado por muitos.

Tornar a escola, principalmente a sala de aula, um lugar prazeroso, significa retornarmos às origens.

O primeiro professor do Brasil

Você já ouviu falar de José de Anchieta? Ou Padre Anchieta? Ele foi o primeiro professor a ministrar aulas no nosso país.

Em 1553, após estudar na Universidade de Coimbra (Portugal), ele desembarcou no Brasil com a missão de catequizar a população, principalmente os índios.

Além de professor, ele era médico, enfermeiro e advogados dos índios. A história conta que o padre defendia os índios das tentativas de escravização pelos brancos. Porém, em uma dessas guerras, o padre foi sequestrado e viveu refém em uma tribo por muito tempo. Assim, ele também aprendeu o guarani e escreveu a primeira gramática desta língua.

Analfabetismo

O Brasil ainda tem 11,5 milhões de pessoas analfabetas, o equivalente a 7% da população com 15 anos ou mais. Esses dados foram divulgados em 2018 pela PNAD Contínua (Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílio) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Apesar de o número ser assustador, ele tem reduzido lentamente ao longo dos anos. Porém, ainda persistimos com marcantes diferenças raciais, regionais e de faixa etária. Entre negros e pardos a taxa de analfabetismo é de 9,3%, mais que o dobro entre pessoas brancas de 15 anos ou mais, que é de 4%.

O analfabetismo resiste em maior parte nos idosos. Na região nordeste, 38,6% da população de 60 anos ou mais não sabe escrever um bilhete. A região nordeste segue liderando como o estado com maior número de analfabetos do país, 14,5% de pessoas com 15 anos ou mais. Triste, né?

A Imaginie tem a missão de melhorar a educação por meio de soluções tecnológicas que promovam qualidade e equidade, potencializando indivíduos e instituições comprometidas com o ensino. Acreditamos que o cenário educacional do nosso país tem muito ainda para melhorar, crescer e evoluir. 

Queremos te auxiliar neste processo de aprendizagem da escrita e levá-lo a alcançar a nota 1000, compartilhando estratégias sobre como fazer uma boa redação para o Enem 2019. Você aceita a nossa companhia nessa jornada?

Autor

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × dois =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter