Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Veja 5 dicas para o ProUni

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

As inscrições para a primeira edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2020 abriram no dia 28 de janeiro. Nessa edição, são 251,3 mil bolsas parciais e integrais sendo ofertadas e milhares de estudantes se inscrevendo para concorrer.

Mas, com tanta concorrência, como conseguir a sua vaga? 

Bom, além de se encaixar nos critérios de seleção e ter alcançado um bom desempenho no Enem, existem algumas estratégias que você pode adotar para melhorar as chances de entrar no seu curso dos sonhos com uma bolsa de estudos.

No artigo de hoje, separamos 5 dicas para o ProUni que você não pode deixar de levar em consideração. Bora conferir?

1. Conheça bem o programa

Não dá para conseguir a sua vaga se você estiver totalmente perdido sobre o funcionamento do Programa, né? 

Até porque, para conseguir a sua bolsa no ProUni, você precisará passar por algumas etapas além das inscrições, como a apresentação dos documentos para a efetivação da bolsa e a aprovação em, no mínimo, 75% das disciplinas em cada período para a manutenção da sua bolsa.

Portanto, é importante ter em mente como funciona todo o processo de inscrição, matrícula e permanência na instituição caso você consiga a sua bolsa estudantil.

Ah, e nunca é demais lembrar que o ProUni é um programa que concede bolsas em universidades particulares!

2. Saiba como é calculada a renda familiar

Um dos critérios para conseguir uma bolsa de estudos pelo ProUni está relacionado à renda familiar.

Se você quer pleitear uma bolsa parcial (50%), a sua renda familiar deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Se você deseja uma bolsa integral, que cobre todo o valor da sua mensalidade, deve ter uma renda familiar de até 1 salário mínimo e meio por pessoa.

É importante ressaltar que você deverá comprovar essas informações. Então, não adianta tentar burlar o sistema, ok?

Mas como saber se você se encaixa nesse critério?

É simples: basta somar a renda bruta (sem considerar os descontos oficiais obrigatórios, como INSS, Imposto de Renda, etc) mensal de todas as pessoas que fazem parte do seu grupo de pessoas e dividir pelo número de pessoas que formam esse grupo.

Não sabe dizer exatamente qual é o seu grupo familiar? Bom, o próprio portal do ProUni explica que trata-se da unidade familiar formada por 1 (apenas você) ou mais pessoas que moram em uma mesma casa e contribuem para o rendimento ou têm as despesas arcadas por esse grupo familiar.

3. Veja quais são as bolsas disponíveis

Que tal analisar bem as suas opções de bolsa antes de sair “atirando para todo lado”? Afinal, nada melhor do que fazer uma escolha bem pensada, planejada e certa, não é mesmo?

Você pode consultar todas as bolsas disponíveis, parciais e integrais, no próprio site do ProUni antes mesmo de fazer a sua inscrição.

É possível fazer a pesquisa baseada no nome do curso, universidade ou município. Então, você verá uma lista dos cursos, instituições e tipo de bolsas disponíveis, além da nota de corte para cada tipo.

4. Acompanhe as notas de corte

Diariamente, as notas de corte parciais são divulgadas para que você possa ter uma ideia acerca das suas possibilidades de conseguir ou não a bolsa de estudos.

Essas notas divulgadas ao longo da semana não querem dizer se você já conseguiu ou não a bolsa, pois não é o resultado final, mas te ajudam a determinar se vale a pena continuar tentando a sua vaga em determinado curso ou instituição ou se é hora de trocar.

Gif de uma pessoa pensando

Você poderá trocar as suas opções de curso até o dia 1 de fevereiro. Portanto, se, ao longo da semana, você perceber que a nota de corte de um curso que está pleiteando está muito acima do que você conseguiu alcançar, pode ser uma boa ideia procurar por uma bolsa que esteja com a nota de corte mais baixa.

Seja estratégico! Ir acompanhando o seu resultado e a nota de corte das suas opções é fundamental para você ter mais chances de conseguir a sua vaga.

5. Analise as suas opções

Você queria uma bolsa de 100% em determinado curso, mas a nota de corte está muito alta? Novamente: seja estratégico e pense bem sobre as suas opções.

Gif de uma pessoa falando, em inglês, "é assim que vencemos".

Por exemplo: se você foi contemplado com uma bolsa de 50% e for aprovado no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) da própria instituição, poderá usá-lo para custear a outra metade do valor da sua mensalidade sem precisar de um fiador na hora de contratar o financiamento.

Então, não deixe de pesquisar e estar aberto às possibilidades dos programas que facilitam o acesso ao ensino superior.

Gostou das nossas dicas para o ProUni? Então, aprenda agora a fazer a sua inscrição no Programa com o nosso passo a passo!

Autor

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

oito + 9 =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter