Entenda como funciona a redação Unesp

Por: Ana Massêo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Como sabemos, nem todas universidades aderiram ao Enem como exame para ingressar em seus cursos de graduação. Dessa forma, se o seu sonho é estudar em algum desses lugares, é importante pesquisar e conhecer mais sobre a prova de cada um deles.

A Universidade Estadual Paulista (Unesp), além de ser pública e oferecer um ensino gratuito de qualidade, é considerada uma das maiores e melhores universidades do país. Se o seu intuito é ingressar em um dos vários cursos que essa universidade oferece, venha entender mais sobre como funciona a redação Unesp!

Como funciona o vestibular Unesp?

Diferente do Enem, o vestibular Unesp é dividido em duas fases, sendo a primeira com caráter eliminatório e, a segunda, classificatório. 

Primeira fase

Para começar, a primeira fase do vestibular Unesp é realizado em 4h e 30min em um dia, com 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de cada uma das seguintes áreas:

  • Linguagens e Códigos: língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte;
  • Ciências Humanas: história, geografia, filosofia e sociologia;
  • Ciências da Natureza e Matemática: biologia, química, física e matemática.  

Em média, para a segunda fase, são convocados seis candidatos por vaga para cada curso

Segunda fase

Passou para essa fase? Bom, agora você tem que se preparar para mais dois dias consecutivos de prova. Nessa etapa, também com duração de 4h e 30min em cada dia, o exame contém 36 questões discursivas e uma redação.  

O conteúdo é dividido da seguinte maneira:

  • 1º dia: 24 questões, sendo 12 de Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (biologia, química, física e matemática);
  • 2º dia: 12 questões de Linguagens e Códigos (língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte) e uma redação. 

É só nessa fase que você vai precisar se preparar para a parte escrita. Então vamos aprender um pouco mais sobre a redação Unesp?

Como funciona a redação Unesp?

Depois de ter garantido sua chance na segunda fase, é muito importante se preparar bem para alcançar a vaga no curso desejado. Por isso, a seguir você entende um pouco mais sobre como funciona a redação Unesp.  

Como na maioria dos vestibulares, incluindo o Enem, o gênero cobrado é o dissertativo. Dessa forma, o texto deve ser elaborado com suas ideias organizadas em parágrafos divididos em introdução, desenvolvimento e conclusão. 

Além disso, esse tipo de gênero exige do aluno um desenvolvimento em função da defesa de uma tese. Isso deve acontecer por meio da exposição de fatos e ideias que dão credibilidade àquilo que for apresentado.

Por fim, a redação deve ser escrita na norma-padrão da língua portuguesa, além de denotar coesão e coerência ao longo dos parágrafos. 

Quais são os critérios de correção da redação Unesp?

Para garantir uma correção justa e clara, o edital estabelece alguns critérios de correção que são importantes saber para se preparar para a redação Unesp. Veja a seguir quais são eles, segundo o edital:

  • Tema: avalia se o texto do candidato atende ao tema proposto.
  • Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência): considera aqui, conjuntamente, os aspectos referentes ao entendimento e aplicação do gênero/tipo de texto proposto e à coerência das ideias. Além disso, avalia como o candidato sustenta sua tese em termos argumentativos e como essa argumentação está organizada, considerando-se a macroestrutura do texto dissertativo. 
  • Expressão: considera aspectos referentes à coesão textual e ao domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Nessa modalidade, serão examinados os aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação, bem como a escolha lexical e o grau de formalidade/informalidade expressa em palavras e expressões.

Com base nesses critérios, é importante mostrar que você tem conhecimento sobre a língua portuguesa, que você sabe estruturar um texto dissertativo e que sabe falar sobre o tema com argumentos sólidos e construtivos.  

Quando minha redação pode ser zerada?

Gif de um gatinho virando a cabeça e olhando surpreso para a tela.

Da mesma forma que acontece no Enem, garantir uma boa nota na redação é uma forma de aumentar suas chances de aprovação na Unesp. Sendo assim, é importante evitar os seguintes erros que podem zerar a sua redação

  • fugir ao tema e/ou gênero propostos;
  • apresentar sinais de identificação do candidato no texto;
  • deixar a folha de redação em branco;
  • apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e/ou palavras soltas);
  • escrever em outra língua que não a portuguesa;
  • apresentar letra ilegível e/ou incompreensível;
  • apresentar o texto definitivo fora do espaço reservado para tal;
  • escrever em 7 linhas ou menos (sem contar o título);
  • compor um texto integralmente com cópia de trechos da coletânea ou de quaisquer outras partes da prova;
  • apresentar formas propositais de anulação, como impropérios, trechos jocosos ou a recusa explícita em cumprir o tema proposto.

É só prestar atenção a esses tópicos e seguir o gênero proposto para a redação. Não tem segredo!

Que tal mais algumas informações sobre a redação Unesp?

É sempre bom estar bem informado, certo? Para te deixar ainda mais por dentro de como funciona a redação Unesp, separamos mais algumas informações importantes que constam no edital do exame. Veja a seguir:

  • Cada redação é avaliada por dois examinadores independentes e, quando há discrepância na atribuição das notas, o texto é reavaliado por um terceiro examinador independente;
  • O espaço para rascunho nunca é considerado em sua correção. Dessa forma, torna-se facultativo o seu uso;
  • Em hipótese alguma o título da redação será considerado na avaliação do texto. A nota só será atribuída a partir do que estiver escrito no corpo do texto;
  • Textos curtos, com apenas quinze linhas ou menos, serão penalizados no critério que avalia a expressão;
  • Textos compostos apenas por cópias dos textos motivadores receberão zero total e textos em que seja identificada a predominância de trechos de cópia em relação a trechos autorais terão a nota final diminuída drasticamente.

Fique atento a essas observações e comece a praticar sua escrita para garantir um bom resultado. 


Quais foram os últimos temas da redação Unesp?

Por fim, para te ajudar a buscar inspiração, nada melhor do que saber quais temas já foram cobrados na redação Unesp, certo? Os sete temas abaixo foram cobrados nos últimos anos, confira:  

  • 2018 – O voto deveria ser facultativo no Brasil?
  • 2017 – A riqueza de poucos beneficia a sociedade inteira?
  • 2016 – Publicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de sensibilização?
  • 2015 – O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil 
  • 2014 – Corrupção no Congresso Nacional: reflexo da sociedade brasileira?
  • 2013 – Escrever: o trabalho e a inspiração
  • 2012 – A bajulação: virtude ou defeito?

Agora que você já tem todas as informações necessárias, é hora de começar a praticar para tirar uma nota boa na redação Unesp. Então, cadastre-se na Imaginie e comece a praticar com os temas disponíveis em nossa plataforma! 

Banner para cadastro na plataforma da Imaginie, direcionando para o link: https://app.imaginie.com/pt-br/accounts/register/?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=post-blog

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter