Veja um exemplo de boa redação sobre o tema: O esporte como ferramenta de inclusão social. O estudante conseguiu elaborar uma redação bem estruturada e obedeceu ao tipo textual requerido. A argumentação também foi bem construída e estudante utilizou dados e fatos que conseguem convencer o leitor.
Vamos conferir?
“Émile Durkhein, importante sociólogo, afirmava que o fato social era o grande influenciador do determinismo. Nesse aspecto, o esporte desempenha um papel importantíssimo no contexto da inclusão social. Porém, é evidente que, no Brasil, esse aspecto positivo é minimizado em função do baixo investimento.
Em um país marcado pelo abismo entre classes, o esporte é ferramenta de ascensão e, consequentemente, de redução de desigualdade. Prova disso são os atletas Robson Conceição e Rafaela Silva, campeões olímpicos, que tiveram suas vidas, marcadas pela fome e pela violência, transformadas. Soma-se isso o fundamental papel do esporte na formação do indivíduo, visto que os ensinamentos básicos das modalidades esportivas, ética e determinação, auxiliam no processo de construção moral.
Entretanto, apesar do crescente investimento no esporte em decorrência dos grandes eventos de competição, ainda são inúmeros os problemas enfrentados pelos atletas brasileiros. Nesse sentido, a falta de incentivo financeiro é, por exemplo, uma das causas de afastamento dos treinamentos, pois muitos atletas não têm condições de participar de competições e, muitas vezes, precisam trabalhar para ajudar na renda familiar. Além disso, o baixo investimento no esporte de base, praticado nas escolas, também interfere no desenvolvimento do desporto nacional, já que são poucas as escolas públicas que têm o suporte estrutural para a prática esportiva.
Assim, para o crescimento do esporte brasileiro é preciso que haja um esforço coletivo. Desse modo, cabe aos gestores municipais e estaduais investirem nos atletas, por meio de auxílio financeiro e da criação de um suporte de acompanhamento que busque captar novos atletas em comunidades carentes. Ademais, é necessário que eles melhorem as condições escolares, construindo e equipando quadras poliesportivas. Finalmente, é indispensável que as ONG’s continuem desenvolvendo sua função social. Somente assim será possível reduzir a influência do determinismo e aumentar a qualidade do esporte nacional.”