Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: experimentos científicos em debate no Brasil [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O #DesafioVem1000 trouxe um tema muito relevante para os dias atuais: “experimentos científicos em debate no Brasil”.

E aí, está ansioso para ver a redação comentada sobre esse assunto que trouxemos para você? É só continuar a leitura!

Exemplo de redação sobre o tema: experimentos científicos em debate no Brasil

O “Homem Vitruviano” de Leonardo da Vinci é o marco alegórico da passagem[1] do ser humano para o centro do universo. A herança renascentista possibilitou ao homem desbravar a natureza através do domínio técnico-intelectual. Esse desbravamento, contudo, reduziu o meio ambiente e os demais seres[8] vivos em uma visão utilitária. DIante da invasão do Instituto Royal, em São Paulo, ativistas reacenderam questões éticas que decorrem do uso de animais em experimentos científicos.

Cabe pontuar,[2] a princípio, a dependência da ciência moderna de seres vivos nas pesquisas científicas. Prova disso, ainda não se é possível simular o funcionamento de sistemas complexos do corpo, a exemplo do sistema nervoso afetado pela depressão, em células. Consequentemente, há uma limitação do emprego de métodos alternativos, como o cultivo de tecidos in vitro, que visam reduzir a utilização desses animais. No século XIX, através da injeção da bactéria anthrax em um grupo de vacas, o cientista Louis Pasteur reduziu a 1% a taxa de mortalidade bovina.[3] Portanto, é possível notar, historicamente, que sem o uso de animais a eficácia da ciência no combate a doenças infecciosas seria notoriamente inferior.

Sob outra ótica, a submissão de seres vivos à experimentação científica fere princípios éticos. A drenagem do sangue de fetos de bezerros é realizada para a venda do soro fetal. Como já foi comprovado, vertebrados apresentam sentimentos, ou seja, são seres sencientes. Assim, a evisceração e o abatimento da vaga para a coleta desse sangue, submete-a a momentos de horror e dores em níveis elevados. A partir da avaliação da atual postura do comércio agropecuário, o biocentrismo possibilita a reavaliação da condição meramente utilitária da natureza, oriunda do antropocentrismo, uma vez que defende o direito à vida de cada indivíduo. Logo, todas as formas de vida dispõem de igual valor, não devendo serem mortas para fins econômicos-científicos.

Em vista disso, a impossibilidade da completa substituição dos animais em laboratórios deve ser conciliada com o reexame dos princípios antropocêntricos. Para isso, o Ministério da Educação[4], por meio da implantação da disciplina “Consciência Ambiental”,[5] deve promover discussões éticas[6] nas escolas sobre o valor da vida em todas as suas formas e o papel individual para assegurá-las, de modo a estimular nos jovens atuação no processo de mudança da coisificação dos seres vivos. Dessarte, a ética ambiental poderá ser disssminada na sociedade, permitindo ao homem enxergar além do seu direito ao ecossistema, mas também o seu dever de cuidá-lo.[7]


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [8] No que se refere a sua escrita, constato que você demonstra ótimo domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Parabéns!

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Você iniciou sua redação com uma citação, o que foi bem utilizado, sendo uma frase que causa impacto.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [3] Os dados que você apresentou denotaram credibilidade ao que você defende. Muito bem!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [2] Não se esqueça de trazer conectivos durante o texto para garantir um melhor aproveitamento coesivo. Estude-os e use um novo a cada dia. Assim, irá construir seu repertório.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [4] agente
  • [5] modo
  • [6] ação
  • [7] efeito

Comentário final

Olá aluno, Você apresenta ótimo domínio do tipo textual e um bom repertório sociocultural. A sua argumentação foi desenvolvida de maneira coerente, organizada e consistente. Muito bem! Continue praticando!

Nota: 920

Você está pronto para escrever sobre o tema “experimentos científicos em debate no Brasil” também? Não perca tempo: escolha o seu pacote da Imaginie e vem praticar com a gente!

Banner para cadastro na plataforma da Imaginie, direcionando para o link: https://app.imaginie.com/accounts/login/?utm_source=blog&utm_medium=post&utm_campaign=cadastro-na-plataforma&utm_content=banner

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter