Já pensou tirar 980 na redação do Enem? Essa foi a nota do Matheus, que aumentou 80 pontos entre as edições de 2019 e 2020. O sonho dele é a faculdade de Medicina!
Como a gente sabe que a produção textual é um grande desafio, trouxemos um depoimento do Matheus para te ajudar com a redação. Ele explicou como se preparou no ano de 2020 e compartilhou algumas dicas de estudo para o Enem 2021.
Esta é a primeira edição do #FalaEstudante, que mostra como se preparar da melhor forma possível para o vestibular e garantir um resultado satisfatório na redação. Confira!
Se apresenta aí!
Matheus tem 25 anos e mora em Feira de Santana, na Bahia. Ele estudou a vida toda em escola pública e foi o primeiro estudante da rede pública na cidade a tirar 980 na redação do Enem.
De acordo com ele, o sonho de ser médico surgiu pela convivência com um dos irmãos, que teve sequelas de meningite meningocócica. “Como eu sou o irmão mais velho, sempre tive cuidado por ele. O gosto pela medicina surgiu quando eu tinha mais ou menos 17 anos, pelo convívio com o meu irmão”, conta.
O rapaz estuda para o vestibular desde 2013. Em 2015, ele conseguiu uma vaga na faculdade de Enfermagem e fez uma pausa na vida de vestibulando. Porém, dois anos depois, percebeu que o curso dos sonhos era Medicina, trancou a faculdade de Enfermagem e voltou a estudar para o Enem.
Quer saber como o Matheus tirou 980 na redação do Enem 2020? Siga a leitura para conhecer a rotina de estudo dele!
Qual o segredo da redação +900?
Matheus voltou para a vida de vestibulando em 2018, após trancar a faculdade de Enfermagem. Entre 2018 e 2020, a vida dele era dividida entre dar reforço de redação, estudar para o vestibular e fazer os demais afazeres.
“Minha rotina de estudo era diária”, revela. “Estudava todos os dias de segunda a sábado, mais ou menos seis horas por dia, e fazia simulados domingo. Estudava todo dia para manter a consistência.”
Entretanto, foi só em 2019 que o estudante conheceu a plataforma de correção da Imaginie. Com esse apoio, ele alcançou 900 pontos na redação em 2019 e, depois, 980 pontos em 2020. “A Imaginie contribuiu muito comigo porque as correções são muito rápidas e detalhadas. Eles sempre entregam no prazo estipulado”, conta.
Matheus também conta que o ano de 2020 foi muito complicado para a vida dele. Desde 2015, ele estudava na biblioteca da cidade, que foi fechada em função da pandemia. “Tentei estudar na associação do meu bairro, mas também não deu, porque eu moro num bairro muito periférico”, compartilha.
Estudar na própria casa também não era uma opção. Por isso, ele começou a estudar na casa de uma amiga, onde não tinha energia elétrica. Ele estudava de 11h às 17h, porque era o período do Enem, e sempre usava materiais físicos como apoio pela falta de internet.
Deu bom!
Apesar do contexto desfavorável causado pela pandemia e pelas dificuldades sociais enfrentadas por ele, Matheus teve um resultado satisfatório na redação do Enem 2020, com apoio da Imaginie.
Ele ainda não conseguiu a vaga dos sonhos na faculdade de Medicina, mas acredita na chance de ser aprovado pelo Sisu ainda este ano. Enquanto isso, ele continua estudando para o Enem, além de dar dicas na sua conta do Instagram: @redacaocommatheus.
Por falar em dicas, já anota aí o que o Matheus deixou de lição na nossa conversa:
- Ter planejamento;
- Estudar todos os dias;
- Fazer resumos e anotações;
- Pegar materiais do YouTube;
- Resolver questões de provas anteriores;
- Escrever muitas redações;
- Estudar matemática básica.
E aí, viu como é possível tirar uma boa nota na redação do Enem? Agora, que tal conferir os planos de correção da Imaginie e garantir uma vaga na universidade dos seus sonhos?