Te indicamos AQUI 3 filmes brasileiros sobre temas sociais para citar na redação. Neste post, indicaremos 3 produções estrangeiras, listando as críticas expostas no enredo de cada um deles.
Citar filmes na redação é uma estratégia enriquecedora e muito válida. Além disso, estudar para aplicá-la é juntar o útil ao agradável, ou seja, aprendizado e entretenimento! Portanto, pegue a pipoca e confira nossas dicas:
HISTÓRIAS CRUZADAS (2012)
(Foto: reprodução)
O filme retrata a situação das empregadas domésticas do anos 60, sob o ponto de vista dessas profissionais, negras, que sofriam discriminação de forma explícita e, inclusive, passavam por situações absurdas causadas por parte das patroas, brancas. A sociedade regia regras extremas, como, por exemplo, definir quais locais eram proibidos ou não aos negros. Mostra-se, ainda, como os preconceitos eram ensinados às crianças, promovendo, dessa forma, a persistência da mentalidade de superioridade de brancos em relação aos negros. Temas suscitados: preconceito racial, desigualdade social, em um contraste claro de cenários (casa dos patrões, casa dos empregados e os ambientes de convivência tão discrepantes) e luta por direitos.
Assista ao trailer legendado:
Um tema para relacionar: A persistência do racismo na sociedade brasileira
HUNGER (2008)
(Foto: reprodução)
Greves de fome extremas por parte do exército rebelde irlandês, o IRA, eram constantes na década de 80. Uma das mais expressivas ocorreu em 1981, cuja reivindicação era por melhor condições nos presídios. Os presos do IRA eram considerados terroristas, portanto, indignos de um tratamento humanizado. O filme mostra, exatamente por isso, o lado humano dos encarcerados, que não tinham acesso a banho e eram alimentados com recursos já deteriorados, por exemplo. Temas suscitados: violência no sistema prisional, precariedade desse sistema, descaso das autoridades e direitos humanos.
Assista ao trailer:
Um tema para relacionar: Sistema carcerário brasileiro: problemas e soluções
AS SUFRAGISTAS (2015)
(Foto: reprodução)
Depois de anos reivindicando o direito de voto no Reino Unido de forma pacífica, um grupo de militantes feministas começa, enfim, a chamar a atenção das autoridade locais, ao cometerem atos de vandalismo par. A protagonista é Maud Watts (Carey Mulligan), esposa, mãe e funcionária de uma fábrica. Ela passa a cooperar com o movimento reivindicatório, mas começa a enfrentar pressão da família, assim como a enfrentar o medo do desfecho dos movimentos. Apesar disso, segue enfrentando e lutando pela igualdade e por seus direitos. Temas suscitados: machismos, desigualdade, preconceito, condições indignas de trabalho, abusos sexuais e exploração nas relações trabalhistas.
Assista ao trailer legendado:
Um tema para relacionar: A importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres
Gostou? Então, compartilha com a gente nos comentários quais outras produções cinematográficas podem ser relevantes para citar na redação! Além disso, não se esqueça de ver mais dicas de redação clicando AQUI.
VEJA TAMBÉM: 5 ALIMENTOS PARA AJUDAR NOS ESTUDOS
Até a próxima, bons estudos! 😉