Segundo os parâmetros de correção do Enem, a competência 2 diz respeito à boa compreensão da proposta de redação e à capacidade de aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolvê-lo. Uma boa estratégia para atender a esta demanda é fazer uso de citações.
Utilizar uma figura de autoridade nessa forma de abordagem indica um bom repertório sociocultural e ajuda a dar credibilidade aos seus argumentos. Neste post você irá conhecer, de forma breve, algumas das reflexões do filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925-2017).
Também te mostramos possíveis temas de redação nos quais suas teorias podem se encaixar, e como fazer essas conexões no seu texto. Vamos lá?
O que Zygmunt Bauman defende?
As principais reflexões de Bauman dizem respeito às relações na chamada pós-modernidade, caracterizadas por ele, metaforicamente, como “líquidas”, ou seja, inconstantes, incertas e voláteis, que modificam-se facilmente.
Bauman fala de como os relacionamentos tendem a não ser mais duradouros, sobre a constante insatisfação e frustração do ser humano, além de questionar, também, a sociedade de consumo atual. Suas principais obras são Modernidade Líquida (1999), Amor Líquido (2003) e Tempos Líquidos (2007).
Com essas informações, já conseguimos estabelecer uma série de assuntos possíveis de discutir, concorda?
Veja algumas citações que selecionamos e os exemplos de temas do nosso site com os quais elas podem se relacionar.
- “As redes sociais são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha.” (Bauman em entrevista ao jornal El País)
- “O consumismo de hoje, porém, não diz mais respeito à satisfação das necessidades – nem mesmo as mais sublimes, distantes (alguns diriam, não muito corretamente, ‘artificiais’, ‘inventadas’, ‘derivativas’) necessidades de identificação ou a auto-segurança quanto à ‘adequação’.” (Bauman em Modernidade Líquida)
- “Não se pode escapar do consumo: faz parte do seu metabolismo! O problema não é consumir; é o desejo insaciável de continuar consumindo… Desde o paleolítico os humanos perseguem a felicidade… Mas os desejos são infinitos. As relações humanas são sequestradas por essa mania de apropriar-se do máximo possível de coisas.” (Bauman em entrevista ao jornal espanhol La Vanguardia)
- “Não são as crises que mudam o mundo, e sim, nossa reação a elas.” (Bauman em entrevista à revista ISTOÉ)
- “Mas foi provado, além de qualquer dúvida razoável, que a nossa induzida intolerância à dor é uma fonte inesgotável de lucros comerciais. Por essa razão, podemos esperar que essa nossa intolerância se agrave ainda mais, em vez de ser atenuada.” (Bauman em entrevista à revista ISTOÉ)
- “Os tempos são ‘líquidos’ porque tudo muda tão rapidamente. Nada é feito para durar, para ser ‘sólido’.” (Bauman em entrevista à revista ISTOÉ)
- “Tudo é mais fácil na vida virtual, mas perdemos a arte das relações sociais e da amizade”. (Bauman em entrevista ao El País)
- “Não é o ideal de perfeição que lubrifica as engrenagens da indústria de cosméticos, mas o desejo de melhorar. E isso significa seguir a moda atual. Todos os aspectos da aparência corporal são, atualmente, objetos da moda, não apenas o cabelo ou a cor dos lábios, mas os tamanhos dos quadris ou dos seios.” (Bauman em entrevista à revista ISTOÉ)
- “No líquido cenário da vida moderna, os relacionamentos talvez sejam os representantes mais comuns, agudos, perturbadores e profundamente sentidos da ambivalência.” (Bauman em Modernidade Líquida: sobre a fragilidade dos laços humanos)
- “A modernidade líquida em que vivemos traz consigo uma misteriosa fragilidade dos laços humanos – um amor líquido. A segurança inspirada por essa condição estimula desejos conflitantes de estreitar esses laços e ao mesmo tempo mantê-los frouxos.” (Bauman em Modernidade Líquida: sobre a fragilidade dos laços humanos)
Como usar Bauman na redação?
Confira alguns temas de redação com os quais você poderá relacionar as citações e reflexões de Bauman:
Superexposição nas redes sociais
A teoria da modernidade líquida pode ser aplicada ao abordar a fragilidade das relações humanas na contemporaneidade. Essa dinâmica é refletida na superexposição nas redes sociais, onde os usuários se sentem compelidos a postar frequentemente sobre diversos aspectos das suas vidas pessoais.
O cenário escancara a superficialidade e efemeridade das relações, que acabam sendo orientadas sobretudo por curtidas e interações digitais, em detrimento dos contatos que ocorrem pessoalmente. Conforme já afirmou Bauman, “tudo é mais fácil na vida virtual, mas perdemos a arte das relações sociais e da amizade”.
Os hábitos de consumo no Brasil
Ao falar sobre os hábitos de consumo no Brasil, pode-se lembrar do seguinte pensamento de Bauman: “O problema não é consumir; é o desejo insaciável de continuar consumindo”.
O filósofo destaca que os indivíduos são incentivados a prosseguir consumindo produtos, estilos de vida e experiências. O grande perigo desse processo é atrelar sua própria identidade e personalidade aos padrões de consumo. Além disso, em meio à valorização do descartável, pode ocorrer um ciclo vicioso formado por desejos e decepções.
As relações pessoais em tempos de modernidade líquida
Conforme o próprio tema já remete, pode-se refletir sobre as relações pessoais na modernidade líquida utilizando os conceitos de Bauman. De acordo com o filósofo, as conexões humanas se tornaram mais voláteis, já que o medo de se envolver e a persistente procura por novas experiências dificultam a construção de laços afetivos duradouros e mais “sólidos”.
O culto à padronização corporal no Brasil
Para falar sobre o culto à padronização corporal no Brasil, é possível resgatar a seguinte citação de Bauman: “Não é o ideal de perfeição que lubrifica as engrenagens da indústria de cosméticos, mas o desejo de melhorar. E isso significa seguir a moda atual”.
Na modernidade líquida, para obter aceitação social, existe uma pressão para se conformar a alguns padrões estéticos, que são corroborados por agentes como marcas, mídias e redes sociais. Segundo o filósofo, “todos os aspectos da aparência corporal são, atualmente, objetos da moda”.
O aumento da depressão entre os jovens no Brasil
A modernidade líquida descrita por Bauman aborda a falta de estabilidade que está presente no mundo contemporâneo, um problema que também afeta os mais jovens, que estão começando a criar uma identidade própria.
Nesse cenário, eles podem ter dificuldades em se estabelecer social e academicamente, por exemplo. Tantas pressões enfrentadas na escola e em casa podem levar a problemas de saúde mental, como a depressão e a ansiedade.
Dica bônus: como fazer uma citação?
Vale ressaltar que a citação direta deve vir no texto entre aspas e escrita da mesma forma como foi dita. Quando for muito grande, cite parte dela entre aspas e coloque o restante com as suas palavras, destrinchando e relacionando ao tema discutido.
Não coloque uma citação só para “enfeitar” o texto, ela deve ter um propósito para aparecer na sua redação. Lembre-se, ainda, de retomar a citação para encadear bem as ideias no texto.
Gostou? Não perca tempo e comece a praticar sua escrita com os planos da Imaginie!