Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Confira 10 citações do filósofo Zygmunt Bauman para usar na redação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Segundo os parâmetros de correção do Enem, a competência 2 diz respeito à boa compreensão da proposta de redação e à capacidade de aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolvê-lo. Uma boa estratégia para atender a esta demanda é fazer uso de citações

Utilizar uma figura de autoridade nessa forma de abordagem indica um bom repertório sociocultural e ajuda a dar credibilidade aos seus argumentos. Neste post você irá conhecer, de forma breve, algumas das reflexões do filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925-2017). 

Também te mostramos possíveis temas de redação nos quais suas teorias podem se encaixar, e como fazer essas conexões no seu texto. Vamos lá?

O que Zygmunt Bauman defende?

As principais reflexões de Bauman dizem respeito às relações na chamada pós-modernidade, caracterizadas por ele, metaforicamente, como “líquidas”, ou seja, inconstantes, incertas e voláteis, que modificam-se facilmente. 

Bauman fala de como os relacionamentos tendem a não ser mais duradouros, sobre a constante insatisfação e frustração do ser humano, além de questionar, também, a sociedade de consumo atual. Suas principais obras são Modernidade Líquida (1999), Amor Líquido (2003) e Tempos Líquidos (2007).

Com essas informações, já conseguimos estabelecer uma série de assuntos possíveis de discutir, concorda?

Veja algumas citações que selecionamos e os exemplos de temas do nosso site com os quais elas podem se relacionar.

  1. “As redes sociais são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha.” (Bauman em entrevista ao jornal El País)
  2. “O consumismo de hoje, porém, não diz mais respeito à satisfação das necessidades – nem mesmo as mais sublimes, distantes (alguns diriam, não muito corretamente, ‘artificiais’, ‘inventadas’, ‘derivativas’) necessidades de identificação ou a auto-segurança quanto à ‘adequação’.” (Bauman em Modernidade Líquida)
  3. “Não se pode escapar do consumo: faz parte do seu metabolismo! O problema não é consumir; é o desejo insaciável de continuar consumindo… Desde o paleolítico os humanos perseguem a felicidade… Mas os desejos são infinitos. As relações humanas são sequestradas por essa mania de apropriar-se do máximo possível de coisas.” (Bauman em entrevista ao jornal espanhol La Vanguardia)
  4. “Não são as crises que mudam o mundo, e sim, nossa reação a elas.” (Bauman em entrevista à revista ISTOÉ)
  5. “Mas foi provado, além de qualquer dúvida razoável, que a nossa induzida intolerância à dor é uma fonte inesgotável de lucros comerciais. Por essa razão, podemos esperar que essa nossa intolerância se agrave ainda mais, em vez de ser atenuada.” (Bauman em entrevista à revista ISTOÉ)
  6. “Os tempos são ‘líquidos’ porque tudo muda tão rapidamente. Nada é feito para durar, para ser ‘sólido’.” (Bauman em entrevista à revista ISTOÉ)
  7. “Tudo é mais fácil na vida virtual, mas perdemos a arte das relações sociais e da amizade”. (Bauman em entrevista ao El País)
  8. “Não é o ideal de perfeição que lubrifica as engrenagens da indústria de cosméticos, mas o desejo de melhorar. E isso significa seguir a moda atual. Todos os aspectos da aparência corporal são, atualmente, objetos da moda, não apenas o cabelo ou a cor dos lábios, mas os tamanhos dos quadris ou dos seios.” (Bauman em entrevista à revista ISTOÉ)
  9. “No líquido cenário da vida moderna, os relacionamentos talvez sejam os representantes mais comuns, agudos, perturbadores e profundamente sentidos da ambivalência.” (Bauman em Modernidade Líquida: sobre a fragilidade dos laços humanos)
  10. “A modernidade líquida em que vivemos traz consigo uma misteriosa fragilidade dos laços humanos – um amor líquido. A segurança inspirada por essa condição estimula desejos conflitantes de estreitar esses laços e ao mesmo tempo mantê-los frouxos.” (Bauman em Modernidade Líquida: sobre a fragilidade dos laços humanos)

Como usar Bauman na redação?

Confira alguns temas de redação com os quais você poderá relacionar as citações e reflexões de Bauman:

Superexposição nas redes sociais

A teoria da modernidade líquida pode ser aplicada ao abordar a fragilidade das relações humanas na contemporaneidade. Essa dinâmica é refletida na superexposição nas redes sociais, onde os usuários se sentem compelidos a postar frequentemente sobre diversos aspectos das suas vidas pessoais. 

O cenário escancara a superficialidade e efemeridade das relações, que acabam sendo orientadas sobretudo por curtidas e interações digitais, em detrimento dos contatos que ocorrem pessoalmente. Conforme já afirmou Bauman, “tudo é mais fácil na vida virtual, mas perdemos a arte das relações sociais e da amizade”.

Os hábitos de consumo no Brasil

Ao falar sobre os hábitos de consumo no Brasil, pode-se lembrar do seguinte pensamento de Bauman: “O problema não é consumir; é o desejo insaciável de continuar consumindo”

O filósofo destaca que os indivíduos são incentivados a prosseguir consumindo produtos, estilos de vida e experiências. O grande perigo desse processo é atrelar sua própria identidade e personalidade aos padrões de consumo. Além disso, em meio à valorização do descartável, pode ocorrer um ciclo vicioso formado por desejos e decepções.

As relações pessoais em tempos de modernidade líquida

Conforme o próprio tema já remete, pode-se refletir sobre as relações pessoais na modernidade líquida utilizando os conceitos de Bauman. De acordo com o filósofo, as conexões humanas se tornaram mais voláteis, já que o medo de se envolver e a persistente procura por novas experiências dificultam a construção de laços afetivos duradouros e mais “sólidos”.

O culto à padronização corporal no Brasil

Para falar sobre o culto à padronização corporal no Brasil, é possível resgatar a seguinte citação de Bauman: “Não é o ideal de perfeição que lubrifica as engrenagens da indústria de cosméticos, mas o desejo de melhorar. E isso significa seguir a moda atual”

Na modernidade líquida, para obter aceitação social, existe uma pressão para se conformar a alguns padrões estéticos, que são corroborados por agentes como marcas, mídias e redes sociais. Segundo o filósofo, “todos os aspectos da aparência corporal são, atualmente, objetos da moda”.

O aumento da depressão entre os jovens no Brasil

A modernidade líquida descrita por Bauman aborda a falta de estabilidade que está presente no mundo contemporâneo, um problema que também afeta os mais jovens, que estão começando a criar uma identidade própria. 

Nesse cenário, eles podem ter dificuldades em se estabelecer social e academicamente, por exemplo. Tantas pressões enfrentadas na escola e em casa podem levar a problemas de saúde mental, como a depressão e a ansiedade.

Dica bônus: como fazer uma citação?

Vale ressaltar que a citação direta deve vir no texto entre aspas e escrita da mesma forma como foi dita. Quando for muito grande, cite parte dela entre aspas e coloque o restante com as suas palavras, destrinchando e relacionando ao tema discutido. 

Não coloque uma citação só para “enfeitar” o texto, ela deve ter um propósito para aparecer na sua redação. Lembre-se, ainda, de retomar a citação para encadear bem as ideias no texto.

Gostou? Não perca tempo e comece a praticar sua escrita com os planos da Imaginie

Autores

  • Roberta Rinaldi

    Graduada em Letras pela UFMG e pós-graduada em Tecnologias Educacionais para Aprendizagem e EaD pela PUC Minas. Atua há 4 anos como Coordenadora Pedagógica na Imaginie, maior plataforma de correção e ensino de redação do Brasil. É amante da educação, dos dias ensolarados e das boas leituras.

    View all posts
  • Beatriz Kalil Othero

    Jornalista formada pela UFMG, se interessa por temas como educação, ciência, tecnologia, e sociedade. Participou de reportagens premiadas pelo Sebrae em 2023, pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

    View all posts

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter