O eixo temático do #DesafioVem1000 mudou novamente! E, agora, para falar sobre alimentação, trouxemos um exemplo de redação sobre o tema “Fome e desigualdade social no século XXI”.
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Não perca tempo e bora conferir a redação que trouxemos para você!
Exemplo de redação sobre o tema: Fome e desigualdade social no século XXI
No capítulo Mudanças, do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, o personagem Fabiano mata o seu papagaio de estimação para servir de alimento a ele e a[1] sua família, o que retrata a insegurança alimentar desse povo. Fora da ficção, esse é um cenário que, infelizmente, é frequente tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Nessa perspectiva, observa-se que a fome e a desigualdade social[2] caminham lado a lado no século XXI e vale analisar as suas causas e consequências.
Em primeira análise, com a Revolução Verde foi possível colocar as práticas e técnicas das fábricas industriais no meio rural e, assim, aumentar a produção alimentícia. Entretanto, a superprodução de alimentos não foi o suficiente para erradicar a fome no mundo, visto que o problema se concentra na má distribuição deles. Ademais, destaca-se que os países desenvolvidos e os grandes centros urbanos detêm uma maior quantidade dessa produção ao contrário das áreas rurais e países subdesenvolvidos, o que acarreta um grande desperdício de alimentos. Segundo a FAO[3], organização da ONU[4] que trabalha a questão da alimentação e agricultura, ¼ do que é desperdiçado conseguiria alimentar[5] a população que passa fome e ainda sobraria alimento. Assim, percebe-se que a Revolução Verde foi necessária, mas ainda há entraves para mitigar essa problemática.
Por conseguinte, a fome e a pobreza se relacionam, pois uma pode ser a causa da outra. No filme espanhol “O Poço”, prisioneiros são confinados em uma torre e só podem se alimentar dos restos de comida do nível acima. É possível perceber no filme a questão da distribuição supracitada[6] e a relação com a desigualdade social, visto que cada nível é uma classe social e os níveis mais baixos são os que recebem menos alimentos, gerando hierarquias e distinção simbólica.[7] Assim como fora da distopia, a ascensão social é descartada e esse cenário é passado de geração em geração.
Fica evidente, portanto,[8] que a fome e a desigualdade social no século XXI é um problema não só de saúde pública, mas também econômico e social. Logo, cabe ao Poder Público renovar programas que auxiliam na distribuição de renda e alimentos, como o Bolsa Família e Fome Zero, para que mais pessoas tenham acesso a boas oportunidades futuras, como melhores empregos, aumento da renda e melhores condições de vida. Além disso, é necessário que a mídia, junto a ONG’s,[9][10] promovam campanhas que incentivam a população a repensar nos desperdícios alimentares e na distribuição de alimentos.[11] Dessa forma, o Brasil poderá mitigar os efeitos dessa problemática e cenas como a de Fabiano, em Vidas Secas, serão menos frequentes fora da ficção.
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [1] A regência deste verbo requer preposição ‘a’ e, por consequência, crase, pelo fato de a próxima palavra ser o artigo definido feminino ‘a’, resultando em à ou às (àquele(s), àquela(s)).
- [3] É usual, quando se cita uma sigla pela primeira vez, descrever o que ela significa. Apesar de haver discordância entre professores, pois se trata também de estilo, é melhor evitar perda de pontos por algo tão simples.
- [4] O significado da sigla deve ser exposto na primeira vez que a citar no texto.
- [9] Atenção! Os trechos do período devem concordar entre si em número e em pessoa.
- [10] O plural de siglas não é feito por meio de apóstrofo.
Competência II: compreender a proposta
- [2] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
- [6] Apresentou boa compreensão da proposta, atendendo à delimitação temática.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [5] Muito bem! Estes dados deram credibilidade a seu argumento.
- [7] Ótimo argumento, muito bem!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [8] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [11] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Nota: 920
Agora é a sua vez! Bora escrever sobre “Fome e desigualdade social no século XXI” para ficar craque nesse tema e, de quebra, ampliar seu repertório sociocultural. Não se esqueça de escolher o seu pacote da Imaginie e enviar a sua redação para correção!