Já conhece a parceria entre Imaginie e Guia do Estudante? Toda semana tem proposta de redação nova e as primeiras pessoas que se cadastrarem ganham uma correção gratuita. O tema dessa semana já está no site. Fique de olho!
Agora veja um exemplo de uma boa redação dessa parceria.
“Segundo Sartre, filósofo francês, o ser humano é livre e responsável; cabe a ele escolher seu modo de agir. Logo, com o avanço do sistema capitalista, recai sobre o homem o compromisso de tornar o mundo mais sustentável. No século XXI, a preocupação com a gestão de resíduos na sociedade brasileira, necessária para a melhoria da saúde pública, reflete essa realidade.
Com o advento do capitalismo, aliado, posteriormente, à globalização, a sociedade pós-moderna adquiriu características peculiares, como o consumo em excesso e irresponsável, a respeito do descarte irregular do lixo, notamos isso através das mídias e dos livros de sociologia. A falta ou a má gestão de resíduos no nosso país é fruto da ideia de que, pela extensão a qual Terra possui, o planeta é capaz de abrigar todo lixo produzido. Sendo assim, é preciso reeducar as pessoas em relação à sustentabilidade.
Como bem ilustrou um dos maiores físicos que já existiu, Isaac Newton, toda ação gera uma reação de mesma intensidade. No contexto do tema apresentado, a ação antrópica provoca reações que trazem consigo problemas aos seres humanos e ao ecossistema. A nós, a principal consequência gerada pela ausência da gestão do lixo, segundo o Ministério do Meio Ambiente, são as enchentes, que são causadas, na maioria das vezes, pelo entupimento de bueiros por sacolas plásticas e produtos industriais. O descarte irresponsável de metais pesados, por exemplo, leva peixes à morte.
A fim de atenuar o problema, o Ministério da Educação deve alterar a grade curricular dos alunos do ensino fundamental e médio, criando uma nova disciplina que aborde as questões relacionadas à sustentabilidade e à coleta seletiva, necessárias ao avanço. Além disso, o Governo Federal deve, aliado as Organizações não Governamentais (ONG´s), ligadas ao meio ambiente, aplicar campanhas de abrangência nacional junto às emissoras de televisão, como forma de estímulo à redução da falta de controle ao direcionamento dos resíduos.”
Análise da proposta:
A proposta de redação pede a produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “Gestão de resíduos na sociedade brasileira”. Esse gênero de texto consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações e o objetivo central é convencer o leitor de seu ponto de vista.
A estrutura do texto dissertativo-argumentativo deve possuir: Introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução o candidato deve contextualizar o tema abordado e já assumir um ponto de vista. No desenvolvimento, apresentar os argumentos. Para construir argumentos sólidos e difíceis de serem refutados é necessário estar por dentro do assunto, por isso é importante acompanhar o noticiário, ler revistas, jornais e sites de notícias. Ao concluir, o estudante também precisa apresentar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos e que seja possível de ser realizada.
Fuga ao tema, desrespeito aos direitos humanos e descumprimento do gênero dissertativo-argumentativo podem anular a redação do ENEM. Não cometa esse erro!
Análise da redação do aluno:
O texto do aluno foi muito bem escrito. Ele soube discutir o tema com um bom vocabulário e argumentos sólidos.
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta: Mostrou domínio da norma culta e não cometeu erro grave.
Competência II – Compreender a Proposta: Abordou e compreendeu bem a proposta.
Competência III – Selecionar, relacionar argumentos: O aluno conseguiu selecionar e relacionar bem os argumentos. Em alguns casos poderia ter sido mais objetivo, mas não cometeu nenhum erro grave que poderia comprometer o entendimento do texto.
Uma parte do texto que poderia ser melhorada é a última frase do primeiro parágrafo: “ No século XXI, a preocupação com a gestão de resíduos na sociedade brasileira, necessária para a melhoria da saúde pública, reflete essa realidade.” Como se trata da introdução, ele já deveria mencionar se a realidade é negativa ou positiva.
Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação: Não cometeu nenhum erro grave que poderia comprometer sua nota e o entendimento do seu texto.
Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema: O aluno propôs melhorias que envolveram o governo, ONG´s, mídia e sociedade. As melhorias apresentadas são possíveis de serem realizadas e o mais importante, respeitaram os direitos humanos.