Um dos grande problemas enfrentados nos dias de hoje é a quantidade exorbitante de lixo gerado devido ao consumo constante no nosso dia a dia. Pensando nisso, para a temática sustentabilidade do Desafio #vem1000, separamos o tema: “O lixo e a sociedade de consumo no Brasil”.
Confira a seguir a redação comentada:
Exemplo de redação sobre o tema: O lixo e a sociedade de consumo no Brasil
Desde o advento da Revolução Técnico-Científica, no século XX,[9] o lixo e a estruturação de uma sociedade fortemente consumista, quando mesclados, se tornaram problemas globais. No Brasil, como prova disso, os problemas relacionados ao lixo estão se acentuando, seja[1] pelos poucos recursos empregados pelo Estado na manutenção sustentável dos resíduos bem como[2] pelo consumo exacerbado da população, o que corrobora para o desequilíbrio ambiental.[3] É válido, dessa forma, analisar os fatores que ainda sustentam tal problemática visando a mitigá-los.
Primeiramente,[4] cabe destacar a negligência estatal com a questão do lixo, como um dos principais desafios a serem enfrentados. Em defesa disso, uma pesquisa[10] feita pela Universidade de São Paulo (USP),[5] revelou que existem poucos aterros sanitários que conseguem realizar a separação do gás metano dos aglomerados de lixo, principal gás liberado na decomposição de matéria orgânica, o que contribui com o aumento anômalo do efeito estufa, fato prejudicial ao meio ambiente. Ademais, a mesma faculdade mostra que ainda são mínimos recursos destinados à manutenção sustentável do lixo, fazendo com que, no país, os prejuízos desse descuido se ratifiquem[7] a[6] desarmonia ambiental.
Outrossim, os hábitos de consumo exagerados, que marcam a sociedade brasileira, edificam outro cenário desafiador. Isso se dá,[8] pelo fato de que as pessoas adquirem produtos em quantidades, muitas vezes, além da real necessidade e logo descartam alguns objetos que não terão nenhuma serventia, sendo os plásticos os mais comuns, e, concomitantemente os que mais causam danos aos ecossistemas. À vista disso, é indubitável que tais práticas de consumo estejam intrinsecamente ligadas ao meio no qual se insere um indivíduo, haja vista que este tende a ser influenciado pelo costume de uma família consumista agregando esse hábito na sua vida, o que já foi abordado por John Locke em sua “Teoria da Tabula Rasa”.
Fica claro, portanto,[13] que medidas fazem-se necessárias para solucionar os problemas relacionados ao lixo no Brasil. Posto isso, é preciso que o Estado elabore políticas públicas voltadas para a manutenção dos resíduos, por meio de uma parceria com nações internacionais, afim de se desenvolver[11] recursos avançados para redução dos impactos ambientais ocasionados pelo lixo. Em adição, compete ao Ministério do Meio Ambiente,[12] ajudar a reduzir a emissão de gás metano, disponibilizando investimentos financeiros para a separação desse gás, com o fito de minorar a questão do aquecimento global e as suas demais consequências. Por fim, a família deve fomentar o combate às práticas de consumo desenfreadas, através do diálogo sobre essa temática, e, principalmente, cortando esse hábito, para que possam ser formados cidadãos conscientes dos prejuízos do consumismo.[14] Decerto, assim, poder-se-á construir um Brasil mais sustentável e desenvolvido.
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [1] Para concordar com o período, esta palavra deve estar no plural.
- [5] Você deve retirar esta vírgula.
- [6] A regência deste verbo requer preposição ‘a’ e, por consequência, crase, pelo fato de a próxima palavra ser o artigo definido feminino ‘a’, resultando em à ou às.
- [8] O uso da vírgula está incorreto, retire-a.
- [11] Esta palavra deve ser pluralizada para que a concordância do período seja respeitada.
- [12] A vírgula não é necessária.
Competência II: compreender a proposta
- [3] Parabéns por apresentar, na introdução, a tese que será desenvolvida! 🙂
- [9] Parabéns, você não se limitou a ficar colocando inúmeras informações sem que fossem produtivas. É exatamente isso que o Enem espera de você: repertório sociocultural produtivo. Menos é mais! Qualidade é muito mais importante do que quantidade de citações.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [10] Você apresenta dados que dão credibilidade ao que foi defendido. Parabéns!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [2] Uso indevido do conectivo, procure estudar seu significado e relação no texto. seja… seja
- [4] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
- [7] Pesquise o significado dessa palavra, pois não se conseguiu o sentido esperado.
- [13] Você utilizou adequadamente os conectivos e sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [14] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
Seu texto tem uma boa estrutura, com tese bem localizada e argumentação relacionada a essa tese. Apresenta proposta de intervenção completa e bom uso de conectivos, à exceção de um erro no primeiro parágrafo. Algumas falhas no uso da vírgula.
Nota: 920
Que tal praticar com o tema “O lixo e a sociedade de consumo no Brasil” e receber a sua redação com feedback completo? É só escolher o seu pacote da Imaginie e praticar com a gente!
Cadastre-se em nossa plataforma