Exemplo de redação sobre “Gravidez na adolescência em evidência no Brasil”

Roberta Rinaldi Exemplos de redação

Confira a redação pronta sobre Gravidez na adolescência em evidência no Brasil e aprenda como fazer uma boa redação com a Imaginie!

Biologicamente [1] a gravidez pode ser definida como o período que vai da concepção ao nascimento de um indivíduo. Denomina-se gravidez na adolescência a gestação que ocorre entre os 10 a 20 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Decerto, essa mazela social é presente no Brasil, uma vez que o país apresenta a taxa de fecundidade adolescente acima da média mundial. [3] Desse modo, deve-se analisar a desinformação acerca da educação sexual junto às condições de vulnerabilidade social de diversos jovens brasileiros. [2]

Indubitavelmente, a desinformação acerca da educação sexual é o principal fator da gravidez precoce, visto que deriva de uma crença equivocada das escolas, junto às famílias, de que instruir os adolescentes sobre prevenção sexual pode encorajá-los a se tornarem sexualmente ativos. [4] Segundo Pierre Bourdieu [5], em sua teoria “Habitus”, toda sociedade incorpora os padrões sociais impostos e os reproduzem ao longo das gerações. Certamente, a atuação do cristianismo na colonização impôs a exaltação da pureza sexual, sendo assim, a comunidade brasileira incorporou essa imposição e infelizmente naturalizou um enorme tabu quando o assunto é sexo. Isso é notório, à medida que 625.750 de garotas abaixo de 19 anos se tornaram mães no ano de 2014, apenas no Estado de São Paulo, segundo o site Acidadeon. [6][7]

Outrossim, a partir da frase do Economista Roberto Campos, a qual dizia “Tudo o que se pode fazer é administrar as desigualdades, buscando igualar as oportunidades”, analisa-se que o Brasil, que está entre as dez maiores economias do mundo, falha em promover igualdade, pois, apesar de ser um país rico, é notório o número de pessoas marginalizadas. Por conseguinte, tal negligência resulta em jovens vulneráveis, na medida em que eles não têm acesso a uma educação de qualidade, o que impossibilita uma perspectiva em relação ao mercado de trabalho.[8] Para exemplificar, no brasil [9] cerca de 83% das adolescentes que são mães precocemente não estudam e nem trabalham, conforme o levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios em 2013. [10]

Em suma, para que se diminua os casos de gravidez na adolescência, é preciso que o Ministério da Educação, através Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, crie um projeto de prevenção à gravidez, no qual consistirá a adição da matéria sobre educação sexual na grade curricular, além de um fórum virtual para que a família junto aos alunos tenham o direito de opinar e dar ideias para tais aulas, com o intuito de envolver a comunidade no combate à problemática. Ademais, é necessário que o Ministério do Desenvolvimento intensifique os programas sociais, como o Bolsa Família, Bolsa Verde, entre outros, a fim de promover a inserção na sociedade dos brasileiros marginalizados, para que tais pessoas ampliem suas oportunidades sociais, como educação e trabalho. [11][12]

Avaliação por competência:

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:

[1] Neste caso, use vírgula.

[9] Nesse caso, use inicial maiúscula.

[12] Você demonstra ótimos conhecimentos da norma culta da língua portuguesa. Além disso, seu léxico é amplo e bem selecionado.

Competência II – Compreender a Proposta:

[2] Boa introdução. Você apresentou a tese da redação de forma completa. Além disso, preparou o leitor para o desenvolvimento do texto. Parabéns.

Competência III – Selecionar e relacionar argumentos:

[4] Boa reflexão, parabéns.

[7] Argumento completo, objetivo e bastante interessante.

[8] Boa reflexão, parabéns.

[10] Amplie um pouquinho mais a discussão: como essas jovens grávidas são tratadas pelo sistema de saúde e sociedade em si? Existe preconceito?

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:

[3] Articuladores do discurso auxiliam na elaboração de textos com frases bem conectadas. Além disso, contam positivamente para o aumento da pontuação no critério de conhecer os mecanismos linguísticos. Parabéns.

[5] Parabéns, as referências políticas, sociais e filosóficas são importantes ferramentas para a elaboração de textos sólidos e bem embasados.

[6] Parabéns, você forneceu as fontes dos dados apresentados.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:

[11] Essa é uma excelente intervenção. Você apresentou um bom enfrentamento do problema, apontando que deve fazer e o que deve ser feito. Parabéns.

Nota: 960

Gostou? Veja o tema de redação e escreva a sua! 😉

Vamos debater sobre?