#DesafioVem1000: Gravidez na adolescência em evidência no Brasil [Redação pronta]

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O tema “Gravidez na adolescência em evidência no Brasil” entrou para o #DesafioVem1000 da Imaginie!

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A semana está só começando, e com ela vem mais um tema do Desafio #Vem1000 para você praticar.📝 ⠀ O tema de hoje é: Gravidez na adolescência em evidência no Brasil. ⠀ A gravidez na adolescência tem sido recorrente na América Latina, inclusive no Brasil. A região é a que mais sofre com a mortalidade de mulheres jovens por conta da gravidez, parto e pós-parto. ⠀ Além disso, Carissa F. Etienne, diretora da OPAS, diz que a gravidez na adolescência pode ter um efeito profundo na saúde das meninas durante sua vida. Pode criar obstáculos em seu desenvolvimento psicossocial e trazer maiores riscos de saúde para os filhos. ⠀ E você, o que acha do tema? Conta pra gente nos comentários!🗣 ⠀ #desafiovem1000 #redação #temaderedação #dicaderedação #dicasdeestudo #gravidez

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E é claro que nós já trouxemos um exemplo de redação comentada para você se inspirar e praticar. Bora conferir?

Exemplo de redação sobre o tema: Gravidez na adolescência em evidência no Brasil

A evolução psicossocial do brasileiro é acompanhada de melhorias na escolaridade, fazendo com que, ao longo do tempo, a população se torne mais engajada a respeito da vida como um todo. A exemplo disso, a taxa de natalidade em países com uma educação estruturada, como nos europeus, é muito inferior ao mesmo índice analisado em regiões sub-desenvolvidas, pois estes[1] lugares não disseminam os riscos e as dificuldades de se criar um filho atualmente. Nesse viés, deve-se ressaltar que a gravidez, principalmente entre jovens e adolescentes, é um problema no Brasil e deve ser colocado em evidência pelas autoridades públicas – seja pelo deficitário nível de instrução dessa parcela social, sja pelos riscos que a maternidade precoce oferece.[2]

Exordialmente, a falta de instrução e escolaridade permitem que os jovens não tenham consciência da prevenção e dos riscos à gravidez. Corrovorando essa tese, as ideias de Maquiavel a respeito de que as ações humanas são condicionadas pelo meio social onde esses estão inseridos explica esse fato;[3] porque a falta de conversa familiar a respeito do ato sexual e de como se prevenir, o ensino público de baixa qualidade e a falta de investimentos governamentais voltados para a juventude são estímulos ao descaso no tocante à prevenção. Dessa maneira, é fundamental que todas essas instituições sociais estejam integradas para fundamentar um aporte psicológico no jovem.[4]

Em segundo lugar, é fundamental que os riscos à mãe adolescente sejam mostrados como forma de conscientizá-las da necessidade de prevenir a gravidez precoce. Nesse sentido, além de alterar toda a vida estudantil e laboral dos cidadãos em desenvolvimento que se tornam pais, a concepção pode ser letal à futura mãe por complicações pré e pós parto. Comprovando esse fato, apenas no estado de São Paulo, em 2014, morreram 3464 gestantes com menos de 15 anos, de acordo com o site: “acidadeon.com”. Destarte, deve-se criar medidas que contornem esse trágico índice, no intuito de proteger, não só o futuro dos jovens, bem como sua vida.[5][8]

Infere-se, portanto, que tornar visível a gravidez precoce no Brasil é uma ação necessária para que se evite e reduza esse fato. A fim de alterar a baixa instrução das pessoas com menos acesso a ela, seria essencial que o Ministério da Educação promovesse palestras com os pais, os jovens e o corpo docente das escolas sobre métodos contraceptivos, com o auxílio de psicólogos e especialistas no assunto. Além disso, o Ministério da Saúde poderia investir nos exames pré-natal[6] às gestantes, com a compra de aparelhos e a contratação de pediatras, visando garantir um processo pós-parto mais saudável e menos arriscado. Mediante essas alterações, o meio de inserção citado por Maquiavel seria propício ao desenvolvimento dígno da juventude.[7]


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [3] vírgula
  • [6] pré-natais

Competência II: compreender a proposta

  • [2] apresenta uma tese válida para discutir o tema

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [4] Parabéns! Argumento sólido, bem desenvolvido, condizente com a problemática e a tese apresentadas na introdução
  • [5] Parabéns! Argumento sólido, bem desenvolvido, condizente com a problemática e a tese apresentadas na introdução

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [1] esses –> Os pronomes esse, essa, esses, essas, isso têm valor anafórico, ou seja, se referem a algo que que já foi dito anteriormente. Os pronomes este, esta, estes, estas, isto têm valor catafórico, ou seja, se referem a algo que será dito posteriormente. (Ex.: Estes são os meus filhos Júlia e João.)
  • [8] mobiliza com eficiência articuladores argumentativos e elementos coesivos ao longo do texto

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [7] Parabéns! Você conseguiu concluir perfeitamente seu texto, indicando o que fazer, como fazer, o que é necessário e a quem competem as ações para solucionar os problemas apresentados nos parágrafos argumentativos.

Nota: 960

E o seu texto, como é que tá? Escolha o seu pacote da Imaginie e envie para a correção para saber a sua nota!

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