O hífen sempre foi para muitos uma “pedra no sapato”. Com a Reforma Ortográfica, aí é que as regras ficaram ainda mais confusas. Fato é que gravar tudo o que diz respeito ao hífen demanda tempo e dedicação. Por isso, elaboramos AQUI um post completo sobre as mudanças no Novo Acordo Ortográfico, com o propósito de disponibilizar a você um material completo para usar sempre que tiver dúvidas. Além disso, sabendo que algumas palavras são frequentes na produção textual, listamos 30 delas que costumam ser erradas. Afinal, hífen: tem ou não? Nossa sugestão é que você procure usar as palavras abaixo, para que as internalize da forma correta e não as erre na redação:
15 palavras muito usadas na redação, mas que as pessoas geralmente se esquecem de grafar com hífen:
- maus-tratos
- inter-racial
- pré-adolescente
- pré-requisito
- matéria-prima
- mal-entendido
- bem-estar
- pronta-entrega
- sobre-humano
- inter-relação
- micro-organismos
- mal-acabado
- sobre-humano
- contra-atacar
- ex-presidente
Aqui é possível perceber algumas regras que você pode gravar, como a permanência do hífen para palavras com prefixo “ex” e a exigência do sinal caso o prefixo termine com vogal e a palavra seguinte comece com a mesma vogal.
15 palavras muito usadas na redação que as pessoas acreditam ter (ou ainda ter) o hífen, mas devem ser escritas sem:
- socioeconômico
- reescrever
- autoestima
- infraestrutura
- semianalfabeto
- antissocial
- hiperativo
- subemprego
- agroindústria
- correlacionar
- subemprego
- socioambiental
- contrarreforma
- coautor
- autoavaliação
Perceba que algumas regras alteram significativamente algumas palavras na regra nova. Antissocial, por exemplo, era grafada “anti-social”. Agora, porém, retira-se o hífen e duplica-se a consoante. Assim funciona se a primeira palavra terminar em vogal e a segunda começar com“r” ou “s”.
Compartilhe conosco quais outras palavras te deixam na dúvida na hora de produzir, pois queremos prepará-lo para se dar bem nas produções! Além disso, não deixe de conferir mais dicas como essa clicando AQUI.
Até a próxima e bons estudos! 😉