Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: Impactos ambientais do consumo no século XXI [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Falar sobre sustentabilidade é extremamente importante no contexto em que vivemos. Pensando nisso, separamos o tema “Impactos ambientais do consumo no século XXI” para você ver um exemplo de redação e seus comentários.

Confira a seguir a redação comentada:

Exemplo de redação sobre o tema: Impactos ambientais do consumo no século XXI

O desenvolvimento sustentável prevê a conciliação do crescimento econômico com a preservação ambiental em prol[1] das gerações do presente e do futuro. A Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII, entretanto, além de contribuir para a mecanização das atividades produtivas e para o surgimento das fábricas, impôs ao homem a necessidade de não só conhecer a natureza, mas de dominá-la. Essa intensa interferência antrópica nos recursos naturais, decorrente do consumo desenfreado de bens e serviços, tem acarretado em impactos ambientais incalculáveis no cenário vigente.[2]

Em primeiro lugar, é fundamental pontuar que a lógica capitalista – que visa apenas o lucro – através[3] da obsolescência programada, ou seja, da pequena durabilidade das mercadorias, exerce papel preponderante na disseminação do consumismo. Com isso, a “cultura do descartável” é legitimada, pois os indivíduos perdem a noção das suas reais necessidades de compra e consomem cada vez mais. Assim, para garantir a manutenção da extensa cadeia produtiva e do elevado padrão de consumo da sociedade, há a exploração predatória dos recursos ambientais, culminando no desmatamento de florestas e na perda da biodiversidade da fauna e da flora.[4]

Tal degradação em prol[5] do progresso causada pelas indústrias, pelo setor agropecuário e até mesmo pelo uso maciço de modais de transporte que utilizam matrizes energéticas sujas, além de impedir a consolidação da sustentabilidade, influencia, também, na qualidade de vida dos cidadãos. A emissão de gases poluentes pelas fábricas, por exemplo, intensifica o efeito estufa e pode acarretar em doenças respiratórias, bem como a eliminação de esgoto, lixo urbano e outros dejetos – como os metais pesados – em cursos hídricos pode provocar a escassez de água potável e contaminar os animais por meio da bioacumulação.[6] Fica evidente, portanto, a nocividade dos impactos ambientais.

Destarte, diretrizes que formulem mudanças são imprescindíveis para amenizar esse impasse. Assim, as escolas devem criar fóruns de debate que levantem a questão do consumo consciente, além de projetos de preservação da natureza que visem o engajamento dos alunos. Concomitantemente,[7] o Estado deve investir na fiscalização áreas de proteção ambiental e enrijecer o Código Florestal Brasileiro, penalizando os que desrespeitarem as leis. Afinal, mitigar os impactos ambientais do consumo é vital para aperfeiçoar o presente e assegurar um futuro melhor.[8]


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] Bom vocabulário.
  • [3] Substitua por: por meio de.
  • [5] Substitua por: interesse ou vantagem. Dessa maneira, você evita repetição.
  • [7] Uso adequado de conjunções.

Competência II: compreender a proposta

  • [6] Conhecimento satisfatório do tema.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [4] Ótima contextualização 😀

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [2] Ótima introdução 🙂

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [8] Proposta coerente.

Comentário final

Evite repetições de termos, torna o texto cansativo e demonstra pouco vocabulário. É melhor utilizar por meio de, mediante e por intermédio. A razão é que a palavra ‘através’ significa transpor, cruzar. Argumentos consistentes e proposta de intervenção bem estruturada, são alguns dos pontos positivos em sua redação. Treine os aspectos negativos e fortaleça os positivos. Sucesso!

Nota: 960

Você se interessou pelo tema “Impactos ambientais do consumo no século XXI”? Então escreva a sua redação, escolha o seu pacote da Imaginie e vem praticar com a gente para receber a sua correção com feedback completo!

Cadastre-se em nossa plataforma

São mais de 300 temas de redação para você praticar, além de dicas gratuitas de português e de redação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter