As dificuldades dos jovens de ingressarem no mercado de trabalho: fotografia de duas mulheres conversando em uma entrevista de emprego.

Desafio Enem: As dificuldades dos jovens de ingressarem no mercado de trabalho

Roberta Firmino Exemplos de redação

As dificuldades dos jovens de ingressarem no mercado de trabalho é um possível tema de redação para o Enem 2019. Então, para você se inspirar, confira agora um exemplo de redação sobre essa proposta de nota 920!

Ah! Leve em consideração que as marcações entre colchetes te ajudarão a entender melhor as pontuações da correção da redação. Vamos lá?

Exemplo de redação sobre as dificuldades dos jovens de ingressarem no mercado de trabalho

[1] No clássico mundial “Admirável Mundo Novo”, livro do escritor inglês Aldous Huxley, o leitor se depara com uma sociedade extremamente organizada, de modo que cada cidadão possui um emprego e a sua função. [2] No que tange ao período atual, é notória a dificuldade da inserção de jovens no mercado de trabalho. Tal cenário configura um grave problema social que deve ser solucionado. [3]

Sob esse viés, é perceptível que a comunidade jovem está recebendo uma menor qualificação para o mercado. [4] Isso leva os postos de trabalho a serem designados para pessoas mais velhas e mais experientes. Tal fato é exemplificado pelos dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que mostram como o desemprego entre jovens está três vezes maior que entre as demais classes trabalhadoras. [5]

[6] Paralelamente, existe um mercado instável: cada vez mais enxuto e que exige uma constante especialização do profissional. Por sua vez, fica como tarefa do próprio trabalhador buscar essa acentuada qualificação, que é negada por governo e empresas. Colabora para essa visão o conceito de Modernidade Líquida [8] do sociólogo Zygmunt Bauman, que afirma a crescente mudança no âmbito laboral em qualificação de mão de obra e redução de empregos.

Portanto, urge a necessidade de uma solução para tal problemática. Primeiramente, instituições públicas de controle do Poder Público devem, por meio de projetos sociais com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), oferecer editais para a contratação de jovens, que trabalharão por um período determinado no orgão [9] público sob a supervisão de um funcionário efetivo e experiente, transmitindo-lhes dicas e conhecimentos. Além disso, ao final do processo de preparação, palestras e dicas para entrevistas de emprego podem ser ministradas por psicólogos e pedagogos, objetivando, assim, maiores chances de contratação. Dessa forma, o Brasil possibilitará aos seus jovens um efetivo engajamento na sociedade. [10][11]

Avaliação da redação

Quer entender melhor sobre a pontuação da redação? Confira agora os comentários de um corretor especializado!

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [9] Faltou acento na paroxítona terminada em ditongo: órgão.
  • [11] Bom trabalho com a modalidade culta escrita da língua 🙂

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Pertinente menção à obra literária reconhecida mundialmente, muito bem 🙂
  • [3] É importante que, logo na introdução sejam expostas quais seriam essas principais dificuldades enfrentadas pelos jovens. Assim, um melhor planejamento textual é configurado na redação.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [2] É preciso deixar ainda mais evidente a relação lógica de sentido pretendida com a referência à obra de Huxley.
  • [4] É necessário comprovar de forma mais aprofundada essa afirmação.
  • [5] Melhorar a relação entre as ideias: a justificativa seria a menor qualificação dos jovens?
  • [7] Sempre que citar grandes nomes e seus conceitos, faça-o de modo mais contextualizado, pontual e aprofundado.
  • [8] Citar em que obra do autor estaria expresso tal conceito.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [6] Adequado trabalho com os recursos coesivos 🙂

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [10] Proposta de intervenção bastante completa 🙂

Nota: 920

E aí, deu para se inspirar com esse exemplo de redação sobre as dificuldades dos jovens de ingressarem no mercado de trabalho? Então, que tal treinar sua redação com esse tema na Imaginie? Escolha o seu plano e comece agora!

Vamos debater sobre?