Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

A linguagem adequada na hora da correção

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

É natural que tenhamos certa dificuldade para direcionar um aluno na hora da correção do texto. Muitas vezes está claro para nós, corretores, o que deveria ser mudado, mas se não formos claros na hora do comentário, o apontamento pode não ser compreendido pelo estudante, tornando-se, no final das contas, inválido.

Fato é que, na hora da correção, precisamos analisar nossa linguagem, avaliar o público ao qual a direcionamos e modalizar o nossos discurso quando necessário, para sermos entendidos.

Pensando nisso, elaboramos este post para dar dicas e para direcionar você sobre o que deve ou não deve ser feito na hora da correção.

A IMAGINIE oferece a correção de grande parte dos vestibulares e concursos públicos, e há, ainda, para o Ensino Fundamental I e II. O perfil de cada um desses alunos é completamente diferente, eles precisam de direcionamentos específicos. Vamos pensar juntos.

Enem

No Enem, há critérios bastante específicos, cobrados em 5 competências. Os apontamentos para o candidato deste exame devem ser pautados nas regras estabelecidas e disponibilizadas na Cartilha do Participante. Um desses critérios, por exemplo, diz respeito à proposta de intervenção. Caso ela não esteja completa, o aluno não conseguirá os 200 pontos da competência na qual ela é avaliada. De nada adianta o corretor comentar “proposta incompleta”. O aluno não entenderá o porquê de ela ter sido considerada incompleta e nem o que fazer para que ela, finalmente, seja completa.

Um comentário válido é aquele bem elaborado, pensado para ensinar o aluno como melhorar.

Exemplo: “Sua proposta foi incompleta, por não apresentar os agentes responsáveis por resolver o que você problematizou. Sugestão: a mídia, um dos maiores veículos formadores de opinião, pode auxiliar nessa problemática, informando e divulgando à população sobre o problema, para que mobilizem-se em prol das mudanças.”

 Lembre-se de que os candidatos ao Enem são jovens, em sua maioria recém formados no Ensino Médio, e muitas vezes pouco preparados para o formato dos vestibulares. Quanto mais detalhado seu comentário for, mais o ajudará a entender o que precisa ser mudado. Atente-se às nomenclaturas, que tendem a ser um desafio para os alunos. Por exemplo, se o aluno comete o erro de deixar o “sujeito preposicionado”, explique o que isso significa e instrua-o sobre como mudar. Simplifique! 😉

Concursos

Pensemos agora nos candidatos aos concursos. Sabemos que as provas estão em um nível elevadíssimo de exigência, fazendo com que esses candidatos também esperem bastante rigorosidade nas correções, afinal, serão avaliados dessa forma e querem estar preparados. Seja incisivo em relação ao erros, explique por que são tão graves e dê sugestões que como esse candidato irá garantir que esses equívocos não se repitam. Quanto à atribuição de notas, a famosa “mão pesada” é esperada. Tenha certeza do que está sendo cobrado, siga os critérios da banca corretora de cada concurso e atente-se à pontuação dada.

Ensino Fundamental

Os alunos do Ensino Fundamental estão em sua fase de construção dos saberes para a plena escrita. Ao corrigir o texto desses estudantes, um apontamento como “introdução vaga” deixa mais vaga ainda a noção do que deve ser modificado. Mais uma vez, seja específico. Por que ficou vago? Explique.

Além disso, é importante estimular esses alunos à escrita. Valorize os aspectos positivos do texto, elogie o que deu certo,  indique como aquilo que não funcionou pode ser reformulado para atender a determinadas exigências. É importante que eles não fiquem com a sensação de que o texto produzido é completamente inválido. Demonstre que as ideias são interessantes, mas que precisam ser aprimoradas para atender a alguns critérios importantes.

Um aspecto que também não é viável é o uso de palavras extremamente rebuscadas. O aluno tem que compreender o apontamento de forma objetiva. Imagina ter que pesquisar os termos que você usou para explicar um erro ou acerto? Seja simples quanto às palavras. Elaborado, porém simples. 😉

Por exemplo, em situações em que a “estrutura sintática” está incorreta, pense em formas de modalizar essa instrução, pois os alunos ainda estão aprendendo a identificar os termos da oração.

Portanto, diga onde está o erro,

¹ sujeito

² verbo

³ predicado

indique de maneira breve o que eles são

¹ pessoa/objeto que sofre ou realiza uma ação

² palavra que exprime uma ação

³ característica/qualificação do sujeito da oração

e o que é necessário mudar.

  • O sujeito “João” deve concordar em gênero (masculino) e número (singular) com o verbo: João falam alto (errado). João fala alto (certo).

Que sejamos peças relevantes para a construção de conhecimentos e aperfeiçoamento da escrita de cada um desses estudantes. Capriche na correção!

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

  • Roberta Rinaldi

    Graduada em Letras pela UFMG e pós-graduada em Tecnologias Educacionais para Aprendizagem e EaD pela PUC Minas. Atua há 4 anos como Coordenadora Pedagógica na Imaginie, maior plataforma de correção e ensino de redação do Brasil. É amante da educação, dos dias ensolarados e das boas leituras.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter