Ir para o conteúdo
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Podcast
  • Temas de Redação
  • QUERO TIRAR 1000 NA REDAÇÃO
Menu
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Podcast
  • Temas de Redação
  • QUERO TIRAR 1000 NA REDAÇÃO
QUERO TIRAR 1000 NA REDAÇÃO

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

  • Todas as categorias
    • Atualidades
    • Ciências humanas
    • Ciências da natureza
    • Dicas de estudo
    • Dicas de português
    • Dicas de Redação
    • Enem e vestibulares
    • Exemplos de redação
    • Linguagens
    • Matemática
    • Notícias de educação
    • Profissões
Menu
  • Todas as categorias
    • Atualidades
    • Ciências humanas
    • Ciências da natureza
    • Dicas de estudo
    • Dicas de português
    • Dicas de Redação
    • Enem e vestibulares
    • Exemplos de redação
    • Linguagens
    • Matemática
    • Notícias de educação
    • Profissões
  • Atualidades
  • Dicas de Redação
  • Dicas de estudo
  • Enem e vestibulares
  • Exemplos de redação
  • Profissões
Menu
  • Atualidades
  • Dicas de Redação
  • Dicas de estudo
  • Enem e vestibulares
  • Exemplos de redação
  • Profissões
  • Dicas para corretor de redação

A linguagem adequada na hora da correção

  • Roberta Rinaldi
  • 21/03/2018
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

É natural que tenhamos certa dificuldade para direcionar um aluno na hora da correção do texto. Muitas vezes está claro para nós, corretores, o que deveria ser mudado, mas se não formos claros na hora do comentário, o apontamento pode não ser compreendido pelo estudante, tornando-se, no final das contas, inválido.

Fato é que, na hora da correção, precisamos analisar nossa linguagem, avaliar o público ao qual a direcionamos e modalizar o nossos discurso quando necessário, para sermos entendidos.

Pensando nisso, elaboramos este post para dar dicas e para direcionar você sobre o que deve ou não deve ser feito na hora da correção.

A IMAGINIE oferece a correção de grande parte dos vestibulares e concursos públicos, e há, ainda, para o Ensino Fundamental I e II. O perfil de cada um desses alunos é completamente diferente, eles precisam de direcionamentos específicos. Vamos pensar juntos.

Enem

No Enem, há critérios bastante específicos, cobrados em 5 competências. Os apontamentos para o candidato deste exame devem ser pautados nas regras estabelecidas e disponibilizadas na Cartilha do Participante. Um desses critérios, por exemplo, diz respeito à proposta de intervenção. Caso ela não esteja completa, o aluno não conseguirá os 200 pontos da competência na qual ela é avaliada. De nada adianta o corretor comentar “proposta incompleta”. O aluno não entenderá o porquê de ela ter sido considerada incompleta e nem o que fazer para que ela, finalmente, seja completa.

Um comentário válido é aquele bem elaborado, pensado para ensinar o aluno como melhorar.

Exemplo: “Sua proposta foi incompleta, por não apresentar os agentes responsáveis por resolver o que você problematizou. Sugestão: a mídia, um dos maiores veículos formadores de opinião, pode auxiliar nessa problemática, informando e divulgando à população sobre o problema, para que mobilizem-se em prol das mudanças.”

 Lembre-se de que os candidatos ao Enem são jovens, em sua maioria recém formados no Ensino Médio, e muitas vezes pouco preparados para o formato dos vestibulares. Quanto mais detalhado seu comentário for, mais o ajudará a entender o que precisa ser mudado. Atente-se às nomenclaturas, que tendem a ser um desafio para os alunos. Por exemplo, se o aluno comete o erro de deixar o “sujeito preposicionado”, explique o que isso significa e instrua-o sobre como mudar. Simplifique! 😉

Concursos

Pensemos agora nos candidatos aos concursos. Sabemos que as provas estão em um nível elevadíssimo de exigência, fazendo com que esses candidatos também esperem bastante rigorosidade nas correções, afinal, serão avaliados dessa forma e querem estar preparados. Seja incisivo em relação ao erros, explique por que são tão graves e dê sugestões que como esse candidato irá garantir que esses equívocos não se repitam. Quanto à atribuição de notas, a famosa “mão pesada” é esperada. Tenha certeza do que está sendo cobrado, siga os critérios da banca corretora de cada concurso e atente-se à pontuação dada.

Ensino Fundamental

Os alunos do Ensino Fundamental estão em sua fase de construção dos saberes para a plena escrita. Ao corrigir o texto desses estudantes, um apontamento como “introdução vaga” deixa mais vaga ainda a noção do que deve ser modificado. Mais uma vez, seja específico. Por que ficou vago? Explique.

Além disso, é importante estimular esses alunos à escrita. Valorize os aspectos positivos do texto, elogie o que deu certo,  indique como aquilo que não funcionou pode ser reformulado para atender a determinadas exigências. É importante que eles não fiquem com a sensação de que o texto produzido é completamente inválido. Demonstre que as ideias são interessantes, mas que precisam ser aprimoradas para atender a alguns critérios importantes.

Um aspecto que também não é viável é o uso de palavras extremamente rebuscadas. O aluno tem que compreender o apontamento de forma objetiva. Imagina ter que pesquisar os termos que você usou para explicar um erro ou acerto? Seja simples quanto às palavras. Elaborado, porém simples. 😉

Por exemplo, em situações em que a “estrutura sintática” está incorreta, pense em formas de modalizar essa instrução, pois os alunos ainda estão aprendendo a identificar os termos da oração.

Portanto, diga onde está o erro,

¹ sujeito

² verbo

³ predicado

indique de maneira breve o que eles são

¹ pessoa/objeto que sofre ou realiza uma ação

² palavra que exprime uma ação

³ característica/qualificação do sujeito da oração

e o que é necessário mudar.

  • O sujeito “João” deve concordar em gênero (masculino) e número (singular) com o verbo: João falam alto (errado). João fala alto (certo).

Que sejamos peças relevantes para a construção de conhecimentos e aperfeiçoamento da escrita de cada um desses estudantes. Capriche na correção!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Roberta Rinaldi

Roberta Rinaldi

Outros posts feitos pelo autor »
Roberta Rinaldi

Roberta Rinaldi

Outros posts feitos pelo autor »

Posts relacionados

Por que a revisão vai além da gramática: imagem de uma revisora com uma lupa na mão visualizando os livros de gramática em seu braço.

Saiba por que a revisão vai além da gramática

habilidades técnicas que um revisor de textos deve desenvolver: imagem de uma revisora com um computador sentada no sofá.

9 habilidades técnicas que um revisor de textos deve desenvolver

Combater o cansaço no momento de revisar textos: imagem de uma mulher escrevendo em um caderno.

Aprenda 6 dicas para combater o cansaço no momento de revisar textos

Dicas para revisar textos de forma eficiente: imagem de uma pessoas trabalhando no computador

Revisão de textos com mais agilidade, produtividade e foco? Mostramos 8 dicas que vão ajudar nisso!

Revisor de texto freelancer: ilustração de uma menina digitando no notebook

Entenda como ser um revisor de texto freelancer

Revisor de texto online: imagem de uma pessoa trabalhando com seu notebook.

Saiba como é a carreira e as vantagens de ser um revisor de texto online

Aula de redação: a argumentação na redação do ENEM

Aula de redação: a coesão textual na redação do ENEM

Aula de redação: a norma culta na redação do ENEM

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!
Baixe o ebook

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!
Baixe o ebook
Baixe o mapa mental
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Baixe o mapa mental

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!
Faça parte agora

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!
Fique por dentro

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!
Fique craque para o Enem

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!
Baixar agora

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!
Quero o plano de estudos

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!
Baixar agora

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!
Quero o meu modelo

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!
Quero ser mais produtivo
Acesse mais materiais gratuitos

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter

Conteúdo gratuito

  • Materiais Gratuito
  • Podcast

Categorias

  • Dicas de Redação
  • Dicas de Português
  • Exemplos de Redação
  • Notícias

Redes Sociais

Facebook-f
Instagram
Youtube
Vimeo
Linkedin
Imaginie Redação - 18.915.944/0001-54 Rua Bernardo Guimarães, 2129 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30140-087
Feito com <3 para você crescer.
Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.