Se você está se preparando para outros vestibulares além do Enem deve estar atento aos diferentes tipos textuais que podem cair.
Ainda que o Enem seja o meio atual de maior acesso às instituições de ensino superior no Brasil, ainda existem vestibulares que cobram conteúdos próprios e gêneros textuais específicos na prova de redação.
O manifesto é um texto argumentativo que pode cair em seu vestibular. Por isso, neste post vamos te mostrar o que é, quais as suas características e o passo a passo para fazê-lo. Vamos lá?
O que é um manifesto?
O manifesto é um texto argumentativo que objetiva convencer o interlocutor sobre o seu ponto de vista. É um texto que apresenta um cunho social muito forte e pode ser escrito em nome de uma única pessoa ou de um grupo que tenha um ideal em comum.
Conheça abaixo as principais características de um manifesto.
Quais são as características de um manifesto?
O manifesto apresenta algumas características específicas que vamos citar e comentar a seguir.
1. É um texto de gênero dissertativo-argumentativo
O manifesto faz parte do gênero dissertativo-argumentativo. Portanto, você deve saber o que de fato é argumentar.
Argumentar é defender o seu posicionamento, que pode ser favorável ou não a determinado tema, apresentando dados, fatos, exemplos etc., para convencer e/ou persuadir o leitor.
2. Tem um cunho social
O manifesto é um texto que apresenta um cunho social muito forte. Ao longo da história, vários manifestos reais e com diferentes ideologias marcaram época.
É o caso, por exemplo, do manifesto comunista, do futurista, do antropófago, do surrealista e vários outros. Esses manifestos tinham um objetivo de, por meio de argumentos, convencer as pessoas de que o ideal pregado no texto deveria ser adotado.
Por isso, quando em alguma ocasião for necessário que você produza um manifesto, em algum vestibular específico, seu texto deverá possuir algum cunho social, que convença o público-alvo em questão através de recursos válidos.
3. Tem o objetivo de convencer
O manifesto também apresenta uma característica comum aos textos que fazem parte do gênero dissertativo-argumentativo que é a de possuir um objetivo de convencimento do interlocutor.
O objetivo de um manifesto pode ser o de impactar a opinião pública sobre determinado tema ou situação. Ou pode também possuir a finalidade de denunciar algum fato às autoridades e pedir uma ação a respeito daquilo.
O objetivo também inclui uma mobilização social frente ao assunto, levando em conta questões bastante políticas.
3. Usa a linguagem formal
A linguagem a ser adotada em um manifesto deve ser adequada ao público alvo e, assim como a redação do Enem, você deve adotar um vocabulário mais formal, sem gírias e palavras de baixo calão.
Ainda que seja um texto de reivindicação você não deve inserir xingamentos em seu texto, ok?
4. Possui um público-alvo variável
O público alvo de um manifesto é variável. Ele pode ser alguma autoridade política, mas também pode ser voltado às mulheres especificamente ou à população em geral, enfim, há vários públicos que podem ser alvo deste tipo textual.
Em muitos casos você irá chamar as pessoas para participarem de um movimento ou algo do tipo.
5. Conta com verbos no presente do indicativo e imperativo
Outra característica de um manifesto é a utilização de verbos no presente do indicativo e imperativo. Você está reivindicando por algo ou chamando as pessoas para fazerem parte de um movimento, então deve ser incisivo na hora de mostrar suas opiniões!
Porém, o manifesto também pode ser artístico e, portanto, você poderá adotar também uma linguagem poética e fazer do texto uma representação artística. Mas antes de produzir um manifesto artístico é necessário ler atentamente as instruções para não correr o risco de errar.
5. Tem coerência e coesão
Outra característica do manifesto é o fato de que ele deve possuir coerência e coesão, assim como qualquer outro texto.
É necessário que você apresente argumentos coerentes, ou seja, que tenham lógica com o tema e entre si.
E é preciso também que a coesão “amarre” esses argumentos. Para isso você deverá conhecer os famosos conectivos, que são aquelas palavrinhas que têm a capacidade de ligar as partes do texto, como “portanto”, “mas”, “contudo”, “entretanto” e vários outros.
Qual o passo a passo para produzir um manifesto?
Agora que você conhece as principais características de um manifesto, vamos te mostrar o passo a passo para fazer esse tipo de texto.
1º Passo: título
O título para este tipo textual é muito importante, é a partir dele que o leitor terá noção de qual será a questão a ser tratada. Por exemplo: “manifesto feminista”; “manifesto em defesa dos animais” etc.
2º Passo: desenvolvimento
É no desenvolvimento que você deverá selecionar e apresentar os argumentos válidos para a defesa de sua reivindicação e posicionamento.
No primeiro parágrafo de seu desenvolvimento você deve apresentar a pessoa ou o grupo de pessoas que estão reivindicando. Logo em seguida você deve inserir a problemática e apresentar as motivações pelas quais essa questão está em pauta.
Mais adiante você deverá, de fato, argumentar, apresentando dados, fatos, exemplos etc., e defender o seu ponto de vista e sua reivindicação, indicando possíveis soluções e alternativas.
3º Passo: Local, data e assinatura
Por fim, você deverá incluir em seu manifesto o local, a data e a assinatura. Se o seu manifesto for coletivo, como geralmente acontece, deverão aparecer em seu texto, a assinatura de todos os componentes.
E aí, curtiu conhecer as características e como produzir um manifesto? Bom, se quer saber mais sobre diferentes gêneros textuais, basta ler nosso artigo sobre esse assunto e ficar por dentro das características de textos distintos!