O período de fim de ano representa o fechamento de um ciclo. É uma época em que pensamos em tudo que passou durante o ano e em tudo que desejamos para o próximo.
A partir daí surgem as famosas resoluções para o novo ano, não é mesmo? No entanto, muitas vezes não sabemos desenvolver metas que saiam do papel.
Pensando nisso, elaboramos algumas reflexões para que você consiga elaborar metas de ano novo que realmente funcionem. Siga na Leitura e confira!
Por que fazer metas de ano novo?
A ciência já comprovou que escrever seus objetivos em um papel aumenta consideravelmente suas chances de alcançá-los.
Um estudo na Universidade de Toronto com 700 alunos foi realizado e aqueles que escreveram seus objetivos de estudo obtiveram os melhores resultados. Os estudantes se tornaram mais focados e motivados a ir atrás de suas metas.
Aposto que já aconteceu de você fazer várias metas e ficar super empolgado no início de um novo ano, não é mesmo!? No entanto, à medida que os meses vão passando as resoluções começam a desandar!
E assim, mais uma vez ao chegar o fim do ano você percebe que não alcançou quase nenhuma das metas. Veja por quais motivos isso acontece e como fazer suas resoluções realmente funcionarem.
Como fazer com que as metas de fim de ano funcionem?
Quando criamos nossas metas, estamos com um sentimento de empolgação com o novo ano que vem pela frente. Costumamos pensar que magicamente o novo ano fará com que tudo seja diferente em nossas vidas.
Porém, o que tem que ser diferente é você e suas atitudes!
Para mudarmos hábitos, ações e comportamentos, devemos ter uma forte motivação para tal. Essa motivação deve ser algo constante ao longo do ano, não basta apenas uma empolgação de fim ou começo de ano.
Talvez, você não esteja tão motivado quando necessita para cumprir suas metas de ano novo.
Estipular uma meta, como emagrecer, por exemplo, deve ser feita por aquilo que realmente faz sentido para você.
Caso você se sinta bem comendo o que gosta e com o corpo que tem, não deve se render às amarras sociais e apenas, por esse motivo, tentar ter um corpo “dentro do padrão”.
É necessário que você se sinta bem e que queira mudar algo estética ou psicologicamente pelos motivos certos, ou seja, os motivos que importam e fazem bem a você, independente, da opinião alheia.
No entanto, se sua motivação para perder peso seja: “preciso melhorar minha alimentação, pois minha saúde é um bem precioso para viver bem”, muito provavelmente você conseguirá se manter focado em cumprir essa meta.
Vale lembrar que isso é individual, para cada pessoa algo será mais motivador do que para outra.
Estipule metas realistas
Para conseguir desenvolver resoluções possíveis de serem cumpridas é ideal pensar em metas realistas. Para tanto, faça algumas perguntas e tente respondê-las a si mesmo da maneira mais sincera possível:
- as metas que estipulei para mim são possíveis de serem cumpridas?
- Como saber se realmente posso dar conta delas?
É importante pensarmos que de nada adianta criar metas maravilhosas se não há como cumpri-las. Por isso, pense bem:
- terei realmente tempo disponível para o que me propus?
- É algo em que consigo me manter motivada ao longo do ano?
- Quais os reais motivos que me levam a fazer essa meta? São fortes o suficiente?
- Preciso de dinheiro para esta meta? Cabe no meu bolso?
- A meta envolve outras pessoas?
- Já tentei cumprir outros anos e não consegui? Por quais motivos?
Após se questionar e tentar encontrar a melhor resposta para essas questões, pense em criar micrometas. Elas podem ajudar você a fazer com que as resoluções saiam do papel e realmente sejam eficientes.
Por que fazer pequenas metas?
Uma boa estratégia é criarmos mini metas, ou seja, dividir uma meta em pequenas partes.
Metas muito grandes podem parecer difíceis e demandar muito tempo e energia, o que pode desmotivar você.
Porém, se desdobramos essa macrometa em metas de ano novo menores, elas tendem a ficar mais fáceis de serem atingidas e, logo, seus objetivos se tornam mais palpáveis.
Mudando um pouquinho de cada vez ao longo de todo o ano você vai ter conquistado muito!
Vamos pensar em um exemplo: se sua meta é ler mais livros durante o ano e você é uma pessoa que não tem um forte hábito de leitura, esta é uma resolução que pode parecer longe da sua realidade.
Porém, você pode desdobrar essa ousada resolução em uma meta menor. Proponha-se a ler 10 páginas por dia de algum livro. Se ainda achar distante de ser cumprida, considere ler 5 páginas por dia. Fazendo assim, é bem possível que você consiga fazer com que essa resolução saia do papel e seja cumprida.
As mini metas nos ajudam a diminuir a frustração em não cumprir objetivos e a mudarmos hábitos de forma gradativa.
É muitíssimo importante comemorar as pequenas conquistas, é o sentimento de satisfação que manterá você engajado, além de motivá-lo a cumprir novos desafios.
Algumas das resoluções mais recorrentes e desafiadoras têm uma relação íntima com os estudos. Caso você esteja no ensino fundamental, médio, superior ou mesmo em alguma especialização, é possível que proponha para si metas relacionadas à disciplina e como ir bem nas matérias que estuda.
Sabendo da dificuldade em manter a disciplina nos estudos, separamos algumas dicas que irão te ajudar a cumprir as resoluções relacionadas a esse assunto e manter o foco.
Como fazer metas de ano novo para os estudos?
Manter a disciplina e estudar diariamente não é tarefa fácil, principalmente se você está no ensino médio se preparando para o Enem e demais vestibulares.
Sabendo da importância de manter o foco nesse período, é bem possível que você esteja pensando em elaborar metas que não deixem seu ritmo cair, uma vez que está prestes a começar a desenhar seu futuro profissional.
Mandar bem no Enem é muitíssimo importante e, por isso, você precisa se preparar muito para essa prova que é tão decisiva.
Então, separamos algumas dicas para ajudar você a conseguir cumprir as metas estipuladas para manter o foco nas disciplinas e assim tirar uma ótima nota no Enem e iniciar o curso dos seus sonhos.
1. Estabeleça pequenas metas
Lembra-se da dica anterior de desdobrar as macrometas em metas menores? Você pode aplicá-la aqui, ela te ajudará muito.
2. Estabeleça um cronograma de estudos
Desenvolver um cronograma e marcar seu calendário de acordo com o objetivo de estudos é muito importante.
Seria interessante que você pensasse em quais matérias estudar e quando tempo irá disponibilizar para isso diariamente.
3. Estabeleça metas específicas
É importante fugir de metas muito abrangentes como “estudar mais ano que vem”. O ideal é que suas metas sejam o mais específicas possível.
4. Estabeleça metas mensuráveis
Metas possíveis de medir podem ajudar você a analisar o que deu certo e o que não funcionou no ano anterior.
Pense, por exemplo, em métodos de avaliação. Se você está se preparando para o Enem, você pode acompanhar a sua evolução em notas de simulado e correção de redação, por exemplo.
5. Reveja suas metas ao longo do ano
Escrever tudo que deseja é muito importante, reler o que se escreveu é ainda mais!
Deixe suas metas sempre visíveis, como na geladeira, no seu quarto ou no lugar que costuma estudar diariamente, e sempre que possível tire um tempo para reler e reformular o que precisa ser mudado.
6. Reserve um tempo para você
Por fim, mas não menos importante, deixe um tempo livre para fazer o que gosta, para ficar ocioso e não produzir. É muito importante descansar a mente para conseguir absorver tudo o que tem estudado.
Muito bem, esperamos que todas essas dicas te ajudem a elaborar resoluções que te deixem feliz consigo mesmo, além de focado nos estudos.
É importante pensar neste período de finalização e início de ciclo como um momento de renovação.
Portanto, é interessante aproveitar esse momento para fazer uma reflexão com você mesmo. Este momento é seu!!
Reservar um tempo para nós e rever todas as nossas ações têm um grande poder em nossas vidas. Por isso, utilize as suas metas de ano novo para alcançar o seu tão sonhado curso na universidade! Ah, e para já começar, que tal entender como a internet pode te ajudar nos estudos?