5 coisas que você não pode esquecer de fazer na redação

Roberta Rinaldi Dicas de Redação

Os candidatos que conseguem a tão sonhada nota 1000 apresentam em seus textos um conjunto de detalhes que fazem a composição argumentativa ser considerada completa. Concomitantemente, os que se esquecem de alguns detalhes fundamentais acabam prejudicados e não são contemplados com o total. Neste post, iremos listar 5 coisas importantes que você não pode esquecer de colocar na sua redação, pois são erros que o corretor não poderá “relevar” de forma alguma, podendo, inclusive, descontar muitos pontos caso aconteça. Confira:

  • Argumentar  

Parece óbvio, afinal, o gênero cobrado é o dissertativo-argumentativo. Acontece que, mesmo assim, muitos candidatos acabam sendo apenas expositivos, ou seja, demonstram conhecimentos sobre o assunto, mas se esquecem de problematizar. Lembre-se de usar estratégias para convencer o leitor. Não adianta mostrar o que é, sem denotar a gravidade e relevância de discutir o que está em pauta.

  • Apresentar tese  

Há candidatos que até argumentam, mas não deixam de forma clara qual é a opinião. Mostrar problemas, sem assumir um posicionamento a respeito faz com que o texto não esteja adequado aos critérios exigidos. Lembre-se de ser incisivo quanto à questão, demonstrando se você é a favor ou contra, por exemplo. Veja mais sobre como apresentar uma boa tese clicando AQUI.

  • Ser atual e demonstrar conhecimentos de mundo  

Os assuntos escolhidos como tema da redação do Enem são sempre atuais, portanto, ainda em discussão, passíveis de novas opiniões e estratégias para melhoria ou aprimoração. Sendo assim, espera-se que o aluno esteja por dentro do que já tem sido feito quanto ao problema, se tais ações têm funcionado ou não e por que ainda se discute o fato. Demonstrar conhecimentos de mundo é essencial nesta parte. Mas o que é conhecimento de mundo e como aprimorá-lo? Falamos sobre isso em um post completo, confira AQUI 

  • Contextualizar exemplos  

O exemplo é uma importante estratégia para mostrar que você tem conhecimento da situação de forma prática. Assistir aos jornais, saber citar dados e contextualizar um fato enriquece seu texto e aproxima o leitor do caminho do pensamento que você formula para defender a tese, além de justificar seu posicionamento. O exemplo pode ser, inclusive, bem original, como referenciar o que você viu em um filme ou leu em um livro. Te ensinamos isso em vários posts, veja um deles AQUI e aprimore sua redação! 😉  

  • Desenvolver dois argumentos  

Você pode fazer tudo certo, mas, se desenvolver apenas um argumento, terá o texto considerado, de certa forma, incompleto. Escolha dois problemas para sustentar sua tese e mostre que você tem um bom repertório argumentativo para discutir aquele tema.

Gostou? Veja mais dicas de redação, tire suas dúvidas e coloque a mão na massa, escolhendo um de nossos temas. Depois é só mandar para a correção com a IMAGINIE!

VEJA MAIS: 10 DICAS PARA APERFEIÇOAR A ESTÉTICA DO TEXTO

Bons estudos 😉

Vamos debater sobre?