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#DesafioVem1000: O esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil [Redação pronta]

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Você já conhece o Desafio #vem1000? A cada semana lançamos dois temas de redação no instagram abordando eixos temáticos específicos para você treinar a sua escrita. Dessa vez, o tema escolhido foi: “O esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil”. 

Confira a seguir a redação comentada:

Exemplo de redação sobre o tema: O esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil

Praticado por descendentes de europeus e filhos das elites abastadas brasileiras, o futebol chegou ao Brasil no início do século XX. Nesse viés, por ser realizado em requintados clubes das grandes cidades, o esporte foi encarado por Mário de Andrade, em sua obra “Macunaíma”,[4] como uma praga que, assim como o bicho-do-café e a lagarta rosada, infestava o país. Entretanto, contrariando o pensamento expresso na rapsódia modernista, as práticas esportivas atuam hoje no caminho oposto ao segregacionismo e promovem a inclusão social, seja por funcionarem como ferramenta de ascensão, seja por estimularem a participação de pessoas portadoras de deficiência.[5]

Em primeiro lugar,[6] convém ressaltar o esporte como perspectiva para a redução da desigualdade social. Nesse âmbito, inserem-se os projetos como o Segundo Tempo, o Projovem e a Central Única das Favelas, que têm como função incentivar as atividades esportivas entre crianças de baixa renda, tendo em vista o potencial do esporte na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos. Prova disso, é a história de Neymar Júnior, natural da periferia de São Vicente que, por meio da dedicação ao futebol, tornou-se um dos jovens mais promissores do país. Dessa forma, nota-se que, ao somar as modalidades esportivas à dedicação e à determinação, tem-se justificado o pensamento de Nelson Mandela, de que o esporte tem[1] força para mudar o mundo.

Em segunda instância, se por um lado as práticas esportivas funcionam como um importante meio de ascensão, por outro, o esporte corrobora o processo de inclusão de indivíduos portadores de necessidades especiais no contexto social. Nessa vertente, dados obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no ano de 2017 indicavam que um quinto da população brasileira era composta por deficientes físicos ou mentais. Em consonância com esse estudo, pesquisas do Ministério da Saúde mostram as práticas esportivas como principal maneira de inclusão de indivíduos portadores de deficiência na esfera grupal, uma vez que[2] essas atividades promovem a socialização, a criação de vínculos e o sentimento de pertencimento à sociedade.

Mediante o exposto, torna-se evidente a importância das modalidades esportivas como método de inclusão social. Portanto, a fim de potencializar os resultados obtidos pela prática esportiva, é conveniente que o Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, em parceria com a iniciativa privada, invista na ampliação dos projetos de inclusão, por meio da criação de centros esportivos,[8] como escolas de dança e futebol, que contem[3] com profissionais qualificados no ensino especial[7] e que estejam localizados em áreas periféricas. Quem sabe, assim, a concepção do esporte como algo ruim fique restrita aos pensamentos do “herói sem nenhum caráter”.


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

Competência II: compreender a proposta

  • [5] Apresentou boa compreensão da proposta, atendendo à delimitação temática.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [4] Muito! Estes dados deram credibilidade a seu argumento.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [1] Cuidado com a repetição desnecessária de palavras. Substitua por outra, veja neste site.
  • [6] Muito bem! O texto foi articulado de forma eficiente, com leitura fluida e agradável que possibilitou ao leitor compreender a mensagem que gostaria de transmitir. É preciso ter mais atenção, entretanto, a alguns detalhes que foram relevantes para a perda de pontos. Cuidado com o uso de conectivo e com a repetição ou a substituição inadequada de palavras. Aproveita a oportunidade de demonstrar domínio sobre os recursos de substituição possíveis, combinado?

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [7] [8] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Excelente redação! Só temos de retirar os pequenos erros e seguir com essa boa linha de escrita para alcançar o nível de excelência da nota 1000.

Nota: 960

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