Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: O índio brasileiro em foco na atualidade [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você já escreveu alguma redação que abordasse o tema do indígena no Brasil. Não? Pois então não perde tempo, ein? Porque esse é sim um tema que pode cair no Enem.

E para te dar aquela ajudinha, trouxemos neste post uma redação pronta sobre o tema “O índio brasileiro em foco na atualidade.” Assim, você conseguirá analisar os pontos positivos dessa redação e se inspirar para quando for escrever a sua. 

Inclusive, para melhorar ainda mais o seu repertório a respeito do tema, trouxemos também um episódio do podcast Dá Ideia sobre esse eixo temático. Quer conferi-lo? É só dar o play!

Exemplo de redação sobre o tema: O índio brasileiro em foco na atualidade

Na 1ª Geração do Romantismo, no século XIX, criou-se uma imagem do índio de forma heroica na poesia, a fim de de associá-la à construção de um sentimento nacionalista no Brasil.  No entanto, nota-se que tal imagem é superficial e, em verdade, foi consolidada apenas no plano literário e não no âmbito social, uma [1] o índio, na contemporaneidade, muitas das vezes, ainda é marginalizado [3] e até esquecido pela população. Neste [2] sentido, faz-se preciso reavaliar seu espaço e importância nos dias atuais, visto que a cultura indígena é parte constituinte de nossa identidade.

Primeiramente, o reflexo histórico contribuiu para que os índios perdessem seu espaço e fossem subjugados pelo uso da violência [6]. É sabido que [4] desde o século XVI, momento em que começa o processo colonizador no Brasil, a imposição de portugueses sobre os nativos se deu a partir da opressão: a sobreposição do catolicismo sobre as religiões já existentes, a exploração da natureza para fins comerciais e a imposição da língua portuguesa sobre as variações linguísticas indígenas. [5] Essas ações acarretaram [7] no contínuo extermínio acerca de sua cultura e, inclusive, fizeram com que, hoje, alguns cidadãos tenham uma visão estereotipada e, até, folclórica desses grupos.

Além disso, a luta pelo território tornou-se um problema cultivado pelas relações de poder [8]. O agronegócio é uma das principais movimentações econômicas do país, no entanto [9], há fazendeiros que, com o intuito de obterem ainda mais lucros, expandem as suas fronteiras agrícolas a regiões destinadas aos índios [10], o que resulta em conflitos violentos e na perda do território indígena. Tal fato contraria os Direitos Constitucionais, que garantem a posse dos índios sobre as terras tradicionalmente já ocupadas e evidencia que os interesses da bancada ruralista, por vezes, se sobrepõem aos direitos de proteção das tribos indígenas.

A valorização do índio é, portanto, imprescindível, para alterar o cenário vigente. Para reverter os pré-conceitos sobre os nativos, a Escola faz-se importante na formação social do indivíduo, por isso, aulas de sociologia e história são imperativas para promover o debate e aguçar a visão crítica nos jovens. Ademais, a mídia, fazendo uso de seu impacto persuasivo pode trabalhar com campanhas de conscientização, em parceria com a FUNAI, a fim de trazer conhecimento e informação ao público [13]. Com o intuito de assegurar a proteção às terras, é dever do Governo demarcar as áreas destinadas aos índios e punir aqueles que tentaram burlar a lei e ferir os direitos humanos com o uso da violência. Só assim, garantiremos [11] aos indígenas o seu verdadeiro espaço e evitaremos [12] a falsa construção de uma sociedade que só valoriza os povos originários de nosso país na Literatura.


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] Insira uma palavra aqui. Um vez que o índio*.
  • [2] Esta palavra foi escrita incorretamente. Atenção! Nesse*
  • [4] Perceba que aqui há uma pausa, sinalizando a necessidade de uma vírgula.

Competência II: compreender a proposta

  • [3] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
  • [10] Parabéns, você não se limitou a ficar colocando inúmeras informações sem que fossem produtivas. É exatamente isso que o ENEM espera de você: repertório sociocultural produtivo. Menos é mais! Qualidade é muito mais importante do quantidade de citações. 
  • [11] Deve-se evitar o uso de primeira pessoa do plural (nós) neste gênero textual para deixar a construção mais sofisticada
  • [12] Para que seu texto fique mais rebuscado, não utilize a primeira pessoa do plural (nós).

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [7] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [5] Utilize conectivos e marcadores discursivos para relacionar as partes do texto.
  • [6] Use um conectivo para relacionar esses períodos e garantir fluidez ao texto.
  • [8] Utilize conectivos e marcadores discursivos para relacionar as partes do texto.
  • [9] Você já usou esse conectivo no texto antes, evite isso, ok? Imprima uma tabela de conectivos e deixe-os ao lado durante a confecção dos textos, assim aumentará seu repertório.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [13] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção. 

Comentário final

Cuidado com os deslizes em relação à C1, pois eu tenho certeza de que são por falta de atenção! Também, abuse dos elementos coesivos, pois eles darão a progressão e fluidez de seu texto necessita!! Posso te ajudar com alguns de sequenciação? Nesse contexto, Nessa lógica, Nesse espectro, Nesse sentido, Nessa Conjuntura, Dessa forma, Desse modo, Desse jeito, Dessa maneira, À luz disso, À vista disso, Sob esse prisma, Sob essa perspectiva, A priori (para iniciar o primeiro desenvolvimento). Por fim, preciso que você capriche mais e mais em sua Proposta de Intervenção, lembre-se de que, para atingir os 200 nesta modalidade, faz-se necessária a resposta a três perguntas, que devem estar bem respondidas e detalhadas: O que o agente vai fazer? Como ele vai fazer e com objetivo ele irá fazer? É por meio destas três perguntas que você atingirá 200 na C5. #ATENÇÃO Cuidado com os deslizes em relação à Competência 1, lembrando-se de que eles afetam a coerência do seu texto e, dessa forma, penalizam você, também, em relação à Competência 4.

Nota: 920

Bom, depois de ouvir nosso podcast sobre a questão indígena e de analisar bem a redação pronta sobre “O índio brasileiro em foco na atualidade” não tem mais desculpa, agora é a sua vez de praticar e praticar muito! E, para isso, basta escolher o seu pacote da Imaginie para correção!

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter