#DesafioVem1000: O índio brasileiro em foco na atualidade [Redação pronta]

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Você já escreveu alguma redação que abordasse o tema do indígena no Brasil. Não? Pois então não perde tempo, ein? Porque esse é sim um tema que pode cair no Enem.

E para te dar aquela ajudinha, trouxemos neste post uma redação pronta sobre o tema “O índio brasileiro em foco na atualidade.” Assim, você conseguirá analisar os pontos positivos dessa redação e se inspirar para quando for escrever a sua. 

Inclusive, para melhorar ainda mais o seu repertório a respeito do tema, trouxemos também um episódio do podcast Dá Ideia sobre esse eixo temático. Quer conferi-lo? É só dar o play!

Exemplo de redação sobre o tema: O índio brasileiro em foco na atualidade

Na 1ª Geração do Romantismo, no século XIX, criou-se uma imagem do índio de forma heroica na poesia, a fim de de associá-la à construção de um sentimento nacionalista no Brasil.  No entanto, nota-se que tal imagem é superficial e, em verdade, foi consolidada apenas no plano literário e não no âmbito social, uma [1] o índio, na contemporaneidade, muitas das vezes, ainda é marginalizado [3] e até esquecido pela população. Neste [2] sentido, faz-se preciso reavaliar seu espaço e importância nos dias atuais, visto que a cultura indígena é parte constituinte de nossa identidade.

Primeiramente, o reflexo histórico contribuiu para que os índios perdessem seu espaço e fossem subjugados pelo uso da violência [6]. É sabido que [4] desde o século XVI, momento em que começa o processo colonizador no Brasil, a imposição de portugueses sobre os nativos se deu a partir da opressão: a sobreposição do catolicismo sobre as religiões já existentes, a exploração da natureza para fins comerciais e a imposição da língua portuguesa sobre as variações linguísticas indígenas. [5] Essas ações acarretaram [7] no contínuo extermínio acerca de sua cultura e, inclusive, fizeram com que, hoje, alguns cidadãos tenham uma visão estereotipada e, até, folclórica desses grupos.

Além disso, a luta pelo território tornou-se um problema cultivado pelas relações de poder [8]. O agronegócio é uma das principais movimentações econômicas do país, no entanto [9], há fazendeiros que, com o intuito de obterem ainda mais lucros, expandem as suas fronteiras agrícolas a regiões destinadas aos índios [10], o que resulta em conflitos violentos e na perda do território indígena. Tal fato contraria os Direitos Constitucionais, que garantem a posse dos índios sobre as terras tradicionalmente já ocupadas e evidencia que os interesses da bancada ruralista, por vezes, se sobrepõem aos direitos de proteção das tribos indígenas.

A valorização do índio é, portanto, imprescindível, para alterar o cenário vigente. Para reverter os pré-conceitos sobre os nativos, a Escola faz-se importante na formação social do indivíduo, por isso, aulas de sociologia e história são imperativas para promover o debate e aguçar a visão crítica nos jovens. Ademais, a mídia, fazendo uso de seu impacto persuasivo pode trabalhar com campanhas de conscientização, em parceria com a FUNAI, a fim de trazer conhecimento e informação ao público [13]. Com o intuito de assegurar a proteção às terras, é dever do Governo demarcar as áreas destinadas aos índios e punir aqueles que tentaram burlar a lei e ferir os direitos humanos com o uso da violência. Só assim, garantiremos [11] aos indígenas o seu verdadeiro espaço e evitaremos [12] a falsa construção de uma sociedade que só valoriza os povos originários de nosso país na Literatura.


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] Insira uma palavra aqui. Um vez que o índio*.
  • [2] Esta palavra foi escrita incorretamente. Atenção! Nesse*
  • [4] Perceba que aqui há uma pausa, sinalizando a necessidade de uma vírgula.

Competência II: compreender a proposta

  • [3] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
  • [10] Parabéns, você não se limitou a ficar colocando inúmeras informações sem que fossem produtivas. É exatamente isso que o ENEM espera de você: repertório sociocultural produtivo. Menos é mais! Qualidade é muito mais importante do quantidade de citações. 
  • [11] Deve-se evitar o uso de primeira pessoa do plural (nós) neste gênero textual para deixar a construção mais sofisticada
  • [12] Para que seu texto fique mais rebuscado, não utilize a primeira pessoa do plural (nós).

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [7] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [5] Utilize conectivos e marcadores discursivos para relacionar as partes do texto.
  • [6] Use um conectivo para relacionar esses períodos e garantir fluidez ao texto.
  • [8] Utilize conectivos e marcadores discursivos para relacionar as partes do texto.
  • [9] Você já usou esse conectivo no texto antes, evite isso, ok? Imprima uma tabela de conectivos e deixe-os ao lado durante a confecção dos textos, assim aumentará seu repertório.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [13] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção. 

Comentário final

Cuidado com os deslizes em relação à C1, pois eu tenho certeza de que são por falta de atenção! Também, abuse dos elementos coesivos, pois eles darão a progressão e fluidez de seu texto necessita!! Posso te ajudar com alguns de sequenciação? Nesse contexto, Nessa lógica, Nesse espectro, Nesse sentido, Nessa Conjuntura, Dessa forma, Desse modo, Desse jeito, Dessa maneira, À luz disso, À vista disso, Sob esse prisma, Sob essa perspectiva, A priori (para iniciar o primeiro desenvolvimento). Por fim, preciso que você capriche mais e mais em sua Proposta de Intervenção, lembre-se de que, para atingir os 200 nesta modalidade, faz-se necessária a resposta a três perguntas, que devem estar bem respondidas e detalhadas: O que o agente vai fazer? Como ele vai fazer e com objetivo ele irá fazer? É por meio destas três perguntas que você atingirá 200 na C5. #ATENÇÃO Cuidado com os deslizes em relação à Competência 1, lembrando-se de que eles afetam a coerência do seu texto e, dessa forma, penalizam você, também, em relação à Competência 4.

Nota: 920

Bom, depois de ouvir nosso podcast sobre a questão indígena e de analisar bem a redação pronta sobre “O índio brasileiro em foco na atualidade” não tem mais desculpa, agora é a sua vez de praticar e praticar muito! E, para isso, basta escolher o seu pacote da Imaginie para correção!

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