Se você está se preparando para a redação do ENEM e outros vestibulares, com certeza precisa saber o que é tópico frasal. Entender esse conceito é importante porque os textos são produzidos em formas de parágrafos e possuem uma ideia principal. Depois, são feitas as ideias secundárias para completar a ideia nuclear.
Essa ideia central de um parágrafo que denominamos tópico frasal. Sendo assim, você precisa utilizá-lo muito bem no seu texto para que tudo tenha sentido.
E para ajudar você nessa etapa da redação, vamos explicar o que é tópico frasal, mostrar alguns dos seus tipos e dicas de como aplicá-lo. Bora aprender?
O que é tópico frasal?
O tópico frasal nada mais é que a parte inicial dos parágrafos de um texto, seja ele de qualquer tipo. Ele deve apresentar a ideia central, como se fosse um resumo do parágrafo. Assim, quando o leitor ler o tópico frasal de cada parágrafo, ele terá uma visão sobre o assunto desenvolvido.
Mas aí você vai perguntar: “Todos os parágrafos precisam ter tópico frasal?”. E a resposta é sim! Todos os parágrafos precisam ter um tópico frasal, pois tudo o que é escrito ao longo deles, as chamadas ideias secundárias, estarão relacionadas à ideia central, garantindo a coerência textual.
Existem muitas formas de se redigir um tópico frasal. Normalmente, ele é colocado no início do parágrafo e é desenvolvido por meio de exemplos, de alusões e de detalhamentos.
A seguir, você vai aprender alguns exemplos de tópico frasal.
[E-book Gratuito]
Quer saber o passo a passo para mandar bem na redação do Enem? Confira as principais dicas para tirar a nota 1000!
Quais são os tipos de tópico frasal?
Depois de saber o que é tópico frasal, vejamos agora os tipos mais comuns de tópicos de parágrafos. Os tópicos frasais não devem ser vistos como um limitador da criatividade do autor. Por isso mesmo, existem formas diferentes de escrevê-los. Conheça cada um deles a seguir:
1. Alusão histórica
Aqui, o próprio nome já dá uma dica: o tópico frasal é relacionado a um fato do passado ocorrido na história da humanidade, a fim de conferir mais seriedade àquilo que será demonstrado. Serve para relacionar essa ideia trazendo o tema para o tempo presente.
2. Contraste ou comparação
Para escrever um tópico frasal por contraste ou comparação, basta apresentar ideias opostas, organizadas de forma criativa, crítica e relevante para a defesa de um argumento. Seu uso é marcado por expressões como: de um lado, enquanto, se, etc.
3. Declaração inicial
A declaração inicial é o tipo mais comum de tópico frasal. Ela traz uma afirmação ou negação importante logo na abertura do parágrafo. Também é mais usada nos parágrafos iniciais, por simplesmente fazer uma afirmação sobre algo do mundo.
Logo, é no desenvolvimento que os demais argumentos são apresentados. Lembrando que é preciso ter cuidado na hora de fazer esse tipo de construção, para não cair no uso de palavras e expressões clichês, ok?
4. Definição
O tópico frasal por definição consiste em emitir um conceito, uma fórmula ou uma regra que defina o termo central do tema da redação. Ou seja, ao iniciar o parágrafo, o autor também apresenta uma palavra que esteja dentro do contexto do assunto que será discutido. Nos períodos seguintes, é feita a explicação sobre essa palavra de forma mais ampla.
5. Divisão
Na divisão, o tópico frasal é separado como se fossem tópicos. Sendo assim, mesmo que de forma simples, as ideias ainda são apresentadas. Pode ser um jeito fácil e didático de elencar as informações usadas para discutir sobre determinado tema.
6. Interrogação
Por fim, para você saber o que é tópico frasal, é preciso aprender sobre a interrogação. Trata-se de iniciar sua produção textual em forma de pergunta, gerando ao leitor uma reflexão sobre o tema. E para que o questionamento não tenha um sentido vago, ele precisa ser respondido no restante do parágrafo.
Bom, esses são os tipos de tópico frasal mais comuns, porém não é possível afirmar que eles sejam os únicos modos possíveis de fazer a introdução de um parágrafo.
Portanto, na hora de escrever, você deve escolher qual tópico frasal é melhor para iniciar sua redação, de modo a optar por evidenciar um termo ou outro.
Como fazer um bom tópico frasal?
Agora que você já sabe o que é tópico frasal e os seus tipos, chegou a hora de colocar esse conhecimento em prática! Confira algumas dicas de como fazer um bom tópico frasal na sua redação:
- planeje sua redação: antes de começar a escrever, defina as ideias que serão abordadas em cada parágrafo. Assim, você seguirá uma linha de raciocínio na construção dos tópicos frasais e na forma como eles vão se relacionar;
- apresente a ideia principal de forma clara: pois o tópico frasal não deve ser confuso;
- escreva frases curtas: os tópicos frasais devem apresentar frases curtas, objetivas e trazer uma ideia imediata;
- use conectivos: os conectivos são essenciais para dar coesão ao texto e relacionar os demais parágrafos da redação;
- varie os tipos: não é interessante utilizar o mesmo tipo de tópico frasal em todos os parágrafos. O ideal é aplicar os diversos tipos de forma a dar mais fluidez e criatividade a sua redação;
- foque no tema: os tópicos são ótimos recursos para que o candidato siga uma ideia e não fuja do tema proposto.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender o que é tópico frasal para escrever melhor sua redação! Aproveite para ler nosso próximo artigo para se programar e saber o que estudar para o ENEM 2021!
[MAPA MENTAL]
Estrutura da redação: conheça as características dos principais gêneros textuais que aparecem nos vestibulares