🔥 APROVEITE A BLACK NOVEMBER IMAGINIE COM 50% EM TODOS OS PLANOS

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

O que não fazer em uma redação: 12 situações para você evitar na hora de escrever

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Ao escrever uma redação, principalmente se for para um processo seletivo, como o Enem, é muito importante que você entenda não apenas o que está sendo cobrando, mas também o que não fazer em uma redação. 

Afinal de contas, do que adianta escrever aquele texto incrível, cheio de argumentos consistentes e bem elaborados, se você perder pontos ou zerar a sua nota por não ter ideia do que deve ser evitado?

Gif de um homem rasgando papéis com raiva.

Pensando nisso, hoje vamos te falar sobre o que não fazer em uma redação para você não cair nessa cilada. Vamos lá?

12 situações que mostram o que não fazer em uma redação

Escrever de forma clara, não rabiscar as palavras, não generalizar quanto a defesa da sua ideia e não falar diretamente com o leitor são alguns exemplos que podem ajudar você a entender o que não fazer em uma redação. Confira, a seguir, a lista completa com 12 situações que precisam ser evitadas na sua produção escrita!

1. Não escreva de forma embolada

Bom, para começar, lembre-se que a sua redação deve ser compreendida por outras pessoas, certo? 

Por isso, vale lembrar que caprichar na letra, tamanho e espaçamento entre as palavras é algo fundamental na hora de escrever. Afinal de contas, é fundamental que o corretor entenda o seu texto para poder avaliá-lo. 

2. Não rabisque as palavras

Apesar da rasura não penalizar o seu texto ou tirar pontos, a estética e organização textual estarão sendo avaliadas pelo leitor. 

Dessa forma, quando você perceber algum errinho que queira corrigir, tome cuidado para não rabiscar demais e acabar atrapalhando o entendimento de outras palavras ou partes do seu texto. 

3. Não generalize

Para que seus argumentos sejam fortes e sólidos, é muito importante que você evite generalizações. Afinal de contas, falar que “ninguém cumpre as regras” ou que “todo mundo desrespeita as leis” está errado. 

Não tem como você comprovar se isso é verdade e, normalmente, não é. Tem pessoas que cumprem as leis e outras que não, por isso, generalizar um argumento enfraquece o seu texto. 

4. Não fale diretamente com o leitor

Na redação, principalmente do gênero dissertativo-argumentativo, é muito importante que você mantenha a impessoalidade. Pensando nisso, evite transformar o texto em uma conversa com o leitor. 

Ou seja, falar “você deve reciclar o seu lixo” ou “você consegue mudar o mundo” está errado. Evite dialogar com o seu leitor dando ordens ou conselhos diretamente a ele. 

5. Não use gírias e expressões da internet

No dia a dia, escrevemos gírias e expressões como “vc”, “tb”, “fds”, “tipo assim” e “né” constantemente. Mas cuidado! Isso entra na lista de o que não fazer em uma redação. 

Afinal de contas, não é a toa que a competência I do Enem, por exemplo, avalia o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Por isso, se atente ao uso da escrita ensinada na escola e revise o seu texto antes de entregar para não deixar passar nada.  

6. Não desrespeite os direitos humanos

Respeitar os direitos humanos é algo que devemos fazer sempre, inclusive na redação! Então, evite romper com os valores de cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural que são direitos de todos. 

Apesar de o Enem não zerar mais a redação por esse motivo, isso poderá te penalizar na competência V, que é propor alguma ideia para solucionar um problema relacionado no tema. E, se o seu objetivo é entrar na faculdade, perder pontos não é uma opção, certo?

7. Não ultrapasse o número de linhas

Se você está escrevendo uma redação, deve pensar que ela não pode ser muito grande nem muito pequena. É preciso ter o tamanho necessário para passar todas as informações que você precisa para introduzir, desenvolver e concluir a sua tese sem muita “encheção de linguiça”. 

Por isso, o Enem estabelece que o mínimo de linhas é 8 e o máximo 30, e você pode verificar as normas de outros vestibulares no edital de cada um. Isso significa que escrever em menos linhas poderá zerar a sua pontuação e, em mais, ultrapassando a margem do texto, fará com que o trecho não seja avaliado. 

8. Não deixe a redação por último

Se você está se preparando para o Enem ou outros vestibulares, evite deixar a redação por último no dia da prova. Imagine responder 90 questões de múltipla escolha e depois ainda ter que escrever um texto? É muito cansativo e prejudicará o seu desempenho. 

Por isso, comece a prova escrevendo a sua redação e lembre-se de cronometrar o tempo necessário para isso, já que você ainda precisará responder muitas questões depois.

9. Não expresse sua opinião diretamente

Como já falamos anteriormente, é muito importante que você mantenha a impessoalidade no seu texto. Por isso, falar “eu acho”, “eu acredito”, “eu duvido”, “nós buscamos”, etc. é uma forma de expressar a sua opinião direta e isso deve ser evitado. 

O intuito da redação dissertativa-argumentativa é defender uma tese com argumentos que podem ser comprovados e não com a opinião de cada um.  

10. Não fuja do gênero proposto

Apesar de grande parte das universidades utilizar o Enem no processo seletivo, outros vestibulares podem pedir um gênero diferente do dissertativo-argumentativo. 

Por isso, você deve pesquisar sobre os gêneros textuais e entender as características de cada um para não ser penalizado!

Fique tranquilo: a maioria das provas exige esse gênero textual. Portanto, lembre-se que ele deve ser dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão, ser impessoal e apresentar argumentos em defesa de uma tese.

11. Não faça cópias

Que plágio é crime todo mundo já sabe, certo? E isso não é diferente na redação! Então, quando for escrever o seu texto, cópias são um ótimo exemplo sobre o que não fazer em uma redação. 

Pense bem, como o corretor avaliará o seu texto se ele não foi escrito por você? É muito importante que a sua redação apresente autoria e, quando for utilizar citações, dados ou informações de terceiros, apresente as devidas marcações sinalizando isso. 

12. Não fique desatualizado

Por fim, a última dica sobre o que não fazer em uma redação é ficar desatualizado. Imagine só apresentar um dado muito importante, mas que já está passado e sofreu mudanças consideráveis? 

Sendo assim, é muito importante que você fique atento às notícias e informações atualizadas para não cometer essa gafe na sua redação. Além disso, usar casos recentes e dados novos mostrará para o corretor que você está antenado sobre o assunto e te ajudará a ganhar uns pontinhos na redação. 

Bom, agora ficou fácil saber o que não fazer em uma redação, não é mesmo? Pensando na importância de estar por dentro de diversos assuntos, confira o e-book que a Imaginie preparou com filmes, documentários e séries para aumentar o seu repertório sociocultural de forma mais descontraída. 

E-BOOK GRATUITO

Quer saber como usar filmes, documentários e séries na redação? Confira este e-book que preparamos com mais de 70 sugestões, separadas por eixos temáticos.

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × 3 =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter