#DesafioVem1000: Os desafios da relação entre o homem e o meio ambiente [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Abordando o eixo temático meio ambiente, o #DesafioVem1000 lançou o tema “Os desafios da relação entre o homem e o meio ambiente”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Chegou o nosso primeiro tema de junho do Desafio #vem1000 🎉 ⠀ E o tema de hoje é: Os desafios da relação entre o homem e o meio ambiente.🌳 ⠀ Falar de impacto ambiental é falar da interação do ser humano com o ambiente que ele vive, e toda a modificação que ocorre por consequência disso. Deve ser entendido como um desequilíbrio provocado por um choque, resultante da ação do homem sobre a natureza. ⠀ De acordo com um estudo da Universidade de Stanford em 2015, estamos vivendo a sexta grande extinção. Os recursos naturais estão acabando e alguns deles não são renováveis e não temos como substituí-los.😰 ⠀ Por outro lado, cada vez mais, empresas desenvolvem soluções para preservar o meio ambiente e muitas usam material reciclado.♻ Tudo isso para tentar diminuir o impacto na natureza e de alguma forma arranjar uma solução para a permanência da interação humana com o meio ambiente. ⠀ E o que você acha sobre esse assunto? Conta pra gente aqui nos comentários.👇 ⠀ Se quiser receber a correção do seu texto com feedback completo e nota por competência, é só acessar o link na bio e fazer parte da Imaginie.😄 ⠀ #enem #redação #redaçãoenem #enem2020 #desafiovem1000 #temasderedação

Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu) em


Nada melhor do que analisar uma redação comentada para se inspirar, né? Então, bora lá!

Exemplo de redação sobre o tema: Os desafios da relação entre o homem e o meio ambiente

Em suas memórias póstumas, Brás Cubas certa vez disse que não teve filhos para não transmitir a nenhuma criatura o legado da miséria humana. No que tange à preservação ambiental, tal pensamento torna-se assertivo, uma vez que a relação entre o homem e o meio ambiente tem se tornado cada vez mais deteriorada, evidenciando a degradação ambiental. Nesse sentido, deve-se observar as causas de tais atitudes e suas consequências. [1][2]

É preciso analisar, antes de tudo,[3], as causas desse desgaste ambiental. A partir da revolução industrial que ocorreu no século XVIII, a sociedade passou a utilizar cada vez mais os recursos naturais em prol de obter o maior lucro possível com seus produtos industriais, fortalecendo assim o capitalismo. Nesse sentido, o homem enxerga a natureza como uma fonte[5] essencial e inesgotável para o seu progresso. Entretanto, o meio ambiente não consegue renovar-se no mesmo ritmo em que é desgastado, o que torna essa relação danosa e desproporcional.

Consequentemente, notam-se inúmeros problemas devido ao convívio entre o homem e o meio ambiente. Dentre os quais pode-se citar: desaparecimento de espécies, poluição de rios e mares, destruição de habitats e alterações climáticas. Tais impactos são catalisados pelo consumo atual, uma vez que, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman,[6], vive-se em uma sociedade de consumo, e que este já faz parte do “metabolismo” humano. Assim, é evidenciado o colapso em que vive o ecossistema terrestre.[4]

Fica claro, portanto,[7] a urgência em resolver esse impasse. Primeiramente, é preciso que o Ministério do Meio Ambiente desenvolva projetos, em parceria com a iniciativa privada, a fim[9] de utilizar os recursos naturais de forma consciente, mesclando o progresso financeiro com a preservação ambiental. Ademais, esse ministério, em parceria com a Mídia, deve instruir a população, por meio de debates e ficções engajadas, a ser menos consumista e potencializar a capacidade de reutilizar e reciclar produtos, poupando assim, os recursos naturais. Dessa forma, o homem poderá viver em harmonia com o meio ambiente, e deixar um legado do qual Brás Cubas iria se orgulhar.[8] 


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [9] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Apresentou boa compreensão da proposta, atendendo à delimitação temática.
  • [2] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [4] Ótimo! Apresentou um argumento válido, completo e muito produtivo à argumentação.
  • [5] Você poderia ter explorado um pouco mais esse argumento. Seria relevante que você argumentasse que o governo também tem um papel nesse problema. Pelo menos cite brevemente essa relação entre o papel do governo na preservação natural.
  • [6] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [3] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.
  • [7] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [8] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

A sua redação está muito boa, mas seguem algumas dicas de desenvolvimento e abordagem de problemáticas na correção que podem melhorá-la ainda mais. Boa sorte no Enem. 😀

Nota: 960

Estamos esperando a sua redação sobre “Os desafios da relação entre o homem e o meio ambiente” também! Adquira o seu pacote de correção da Imaginie e vamos estudar juntos!

Banner para cadastro na plataforma da Imaginie, direcionando para o link: https://app.imaginie.com/accounts/login/?utm_source=blog&utm_medium=post&utm_campaign=cadastro-na-plataforma&utm_content=banner

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

avatar

Posts relacionados

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

Estrutura da redação: saiba as características dos principais gêneros textuais

Não sabe como é a estrutura da redação de um texto dissertativo-argumentativo ou de uma carta? Então este mapa mental foi feito para você!

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter