Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: Os desafios do combate do trabalho escravo no século XXI [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Será a que a discussão sobre o trabalho pode aparecer no Enem? A resposta é sim! E é por isso que neste post de hoje resolvemos trazer para você esse eixo temático, mais especificamente o tema: Os desafios do combate do trabalho escravo no século XXI do #DesafioVem1000!

Assim, você conseguirá ter uma noção de por onde se guiar, caso esse tema caia em sua prova de redação do Enem.

Ver essa foto no Instagram

Chegou o nosso primeiro Desafio #vem1000 da semana para você praticar.? ⠀ E o tema de hoje é: Os desafios do combate do trabalho escravo no século XXI.⛏ ⠀ De acordo com dados de 2015, o Ministério do Trabalho e Previdência Social resgatou 1.010 trabalhadores que estavam em condições análogas à escravidão. Dentre eles, 12 eram menores de 16 anos e 65 eram imigrantes de diversas nacionalidades. ⠀ A maior parte desses trabalhadores foram encontrados no setor de extração de minérios, cerca de 31,05%. Além disso, 18,55% na construção civil, 18,55% na agricultura e 14,29% na pecuária.? ⠀ De acordo com o artigo 149 do código penal, a pena para o empregador que reduz alguém a condição análoga à de escravo é de até 8 anos de reclusão. A pena pode ser aumentada se acontece contra crianças ou adolescentes ou por motivo de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou origem.? ⠀ Outros artigos do Código Penal também tratam desse assunto. O art. 203 – frustrar, mediante fraude ou violência, direito assegurado pela legislação do trabalho; e o art. 207 – aliciar trabalhadores, com o fim de levá-los de uma para outra localidade do território nacional. ⠀ Segundo o presidente do Sinait, o Brasil precisa transformar o crime de submeter alguém ao trabalho escravo em oneroso, “tão onerosos a ponto de não ser vantagem arriscar praticá-lo em nome de maior lucro”, disse. ⠀ E o que você acha sobre esse assunto? Conta pra gente aqui nos comentários.?? ⠀ Se quiser receber a correção do seu texto com feedback completo e nota por competência, é só acessar o link na bio e fazer parte da Imaginie.? ⠀ #enem #redação #redaçãoenem #enem2020 #desafiovem1000 #temasderedação #alimentação #agrotóxicos #obesidade #saúde

Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu) em

Então, bora conferir a redação comentada sobre esse tema superlegal? 

Exemplo de redação sobre o tema: Os desafios do combate do trabalho escravo no século XXI

Na década de 1930, Getúlio Vargas criou vários mecanismos para que os direitos do trabalhador fossem legitimados. A Lei da Sindicalização, o regime de oito horas, a instituição da carteira profissional, a Lei do salário mínimo [1] e a Justiça do Trabalho foram alguns dos benefícios concedidos ao empregado. Não obstante, apesar de consideráveis conquistas, no século XXI ainda perpetua-se regimes de trabalho que aludem à escravidão, oriundos da ineficácia prática da lei de carência de fiscalização.

Para Rousseau, o filósofo da liberdade, escravidão e direito seriam palavras contraditórias e que se excluem. Desta forma, além de privado de sua liberdade, o escravo também é destituído de sua condição humana. Indicadores sociais constatam que a maioria dos subordinados a condições de trabalho indígenas são homens semianalfabetos, com destaque para a região Nordeste, [2] que comporta 90% da mão de obra escrava. [8]

A ausência do Estado cria as condições propícias para a exploração. Destarte [3], pessoas de várias regiões do Brasil têm seus direitos legais desrespeitados, sujeitos [4] a um tratamento degradante, jornadas de trabalho exaustivas e condições sanitárias precárias. A ausência de qualificação profissional é outro fator que fomenta a persistência do trabalho escravo. 

“Há boas leis, não há bons executores”, afirmou o filósofo Montesquieu. Dessa forma, é necessário que o arcabouço legal existente tenha o sustento do Judiciário, com investimentos em mais auditores fiscais que possam supervisionar as condições de trabalho. O investimento na qualificação [6] profissional do trabalhador também se faz necessário, inibindo a ação dos aliciadores que perpetuam o problema. “A humanidade só será digna de seu nome quando tiver cessado a exploração de um ser humano por outro” [7], declarou o escritor Júlio Cortázar.


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [2] Sempre que houver um período composto por subordinação (no caso, oração subordinada adjetiva restritiva) não ocorre a vírgula. Para que fique claro vide orações subordinadas adjetivas explicativas e restritivas.
  • [3] “Destarte” é uma conjunção usada em textos jurídicos, evite jargões, vocabulário em desuso. A competência I do Enem recomenda sobre essa prática, linguagem formal é diferente de rebuscamento.
  • [4] “Sujeitas a um tratamento…” O adjetivo está retomando o termo: “pessoas” e deve concordar com este em gênero. Verifique sobre concordância nominal.
  • [9] O texto não apresentou problemas em relação à gramática, apenas adequação de vocabulário e vírgula, isso não desabona a qualidade do texto, mas deve-se atentar.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] O parágrafo de introdução é uma breve apresentação sobre o tema. É importante fazer a contextualização, usando um fato histórico, citação de autoridade de conhecimento. Também é importante expor o seu ponto de vista, a tese que será defendida ao longo do texto, deverá ser explícita na introdução.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [5] Os parágrafos de desenvolvimento são para defender a tese inicial, cuja enunciação é sobre a existência da lei, mas a ineficácia na execução. Os argumentos limitaram-se à descrição do trabalho escravo, não expôs o ponto de vista declarado na introdução, somente na conclusão que foi retomado.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [8] Para introduzir os argumentos, é necessário conhecer os elementos de coerência que irão ajudar a organizar tópicos frasais, ideias em argumentos. Revise esses elementos.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [6] O parágrafo de conclusão é para apresentar uma solução para o problema abordado nos argumentos anteriores. Como mudar essa situação? Quem e como poderá mudar? Quem será o público-alvo dessa intervenção? Ao responder a essas questões, você estará apresentando a solução efetiva para o problema.
  • [7] O parágrafo de conclusão deve sempre retomar a tese inicial, ela ficou implícita na introdução, mas argumentos foram pautados no senso comum.

Comentário final

Revise as características do gênero argumentativo e o que escrever em cada uma das partes. Ao redigir faça uma lista das ideias que irá abordar, para fazer a encadeação, recorra a um recurso chamado Figuras e Temas. Revise os elementos de coerência e coesão textual, são importantes na estruturação e organização dos argumentos dentro do texto.

Nota: 880

Bem legal esse tema, né? E que tal praticar muito e conseguir o tão esperado 1000 na redação Enem? Para isso, basta escolha o seu pacote da Imaginie. Não se esqueça, claro, de treinar muito com o tema Os desafios do combate do trabalho escravo no século XXI!

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter