Veja exemplo de redação do tema: O papel das ONGs frente às causas sociais.
Atualmente, no Brasil, as organizações não governamentais (ONGs) têm contribuído para que os problemas sociais se tornem mais amenos, uma vez que atuam nos casos omissos da gestão pública. Desse modo, tensões sociais e ambientais, por exemplo, em que o Governo não consegue atuar com eficiência, devido as particularidades de cada caso, podem ser mitigados por meio da intervenção dessas organizações.
Nesse contexto, problemáticas relacionadas, por exemplo, ao alcoolismo, não são resolvidas apenas com medidas de massa, ou seja, campanhas publicitárias nas redes midiáticas alertando sobre as nocividades do uso do álcool. Nesse sentido, com o objetivo de agir sobre as peculiaridades que a população usuária do álcool apresenta, ONGs, como Alcoólicos Anônimos (AA) trabalha em prol dos casos individuais, fornecendo atendimento psicossocial, por exemplo, oficinas de arte, cultura e orientação psicológica.
Ademais, conflitos correlatos ao meio ambiente, como preservação das florestas, também são atenuados por intermédio de ONGs, como é o caso da SOS Mata Atlântica, que visa a proteção das matas e o não avanço do desmatamento, uma vez que a Mata Atlântica abriga grande diversidade biológica. À luz disso, a referida ONG auxilia na aplicabilidade do Código Florestal, pois, atua na monitoração, principalmente, das empresas madeireiras concedendo informações para que a polícia ambiental possa intervir.
É necessário, portanto, que os Governos Estaduais, por meio de suas Secretarias de Fazenda criem fundos monetários por meio de tributação para que as ONGs possam ser melhor estruturadas e continuem colaborando nas complexidades tangentes ao uso do álcool e preservação do meio ambiente. Dessa forma, as organizações como o AA poderá contar com melhor infraestrutura para a realização das oficinas e uma maior assistência multiprofissional, por outro lado, ONGs ambientalistas, por exemplo, SOS Mata Atlântica, usufruirá de melhores equipamentos para o controle da degradação ambiental.
Gostou? Veja o tema de redação e escreva a sua! 😉