Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

O que mudou e como corrigir a proposta de intervenção

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Olá, equipe! Como muitos de vocês já devem saber, a proposta de intervenção no Enem 2018 mudou! Mostramos AQUI, de forma breve, que a banca responsável pela correção das provas simplificou a cobrança e normatizou alguns aspectos para que fiquem mais claros ao aluno sobre o que deve ser feito. Para alinharmos bem nosso trabalho de correção na plataforma, elaboramos este material, sobre o que mudou e como corrigir a proposta de intervenção. Sintam-se à vontade para compartilhar conosco suas dúvidas ao final da leitura, afinal queremos enriquecer cada vez mais a atuação de vocês como educadores.

A proposta de intervenção do Enem é obrigatória e equivale a 20% da nota total, sendo avaliada na competência 5. Para avaliar corretamente essa parte do texto, siga os seguintes passos:

  • Identifique se o que foi apresentado como problema no desenvolvimento tem indicação de uma necessidade de proposta. Assim, é importante observar se a proposta está articulada à discussão.
  • Observe se o aluno respeita os Direitos Humanos. Caso isso não aconteça, a nota na competência deverá ser, portanto, zero.
  • Faça um check list. A proposta deve conter:
  1. ação interventiva
  2. agente
  3. modo/meio
  4. efeito
  5. detalhamento

A ação interventiva

responde à pergunta: “O que o aluno propõe para resolver?”

agente

responde à pergunta: “Quem foi responsabilizado pelo aluno para solucionar o problema?”

O modo/meio

responde à pergunta: “Como o problema será resolvido? Por quais meios?”

O efeito

responde à pergunta: “Qual é o propósito da proposta para o aluno?

O detalhamento

é uma informação adicional sobre pelo menos um dos elementos anteriores.

Veja um exemplo retirado da cartilha do participante do Enem 2018:

“Portanto, conclui-se que deve-se* tomar medidas que incluam os surdos na educação, assegurando o desenvolvimento desse grupo. {agente} As escolas devem, então, {ação} promover a assistência a esses deficientes, {modo/meio} por meio da disponibilização de voluntários que dominem a linguagem de Libras, {detalhamento do modo/meio} principal forma de comunicação da população surda, {efeito} com o objetivo de inserir as pessoas com essa deficiência nas salas de aula, {detalhamento do efeito} facilitando também o aprendizado. {agente} A mídia deve, ainda, {ação} mostrar, com exemplos, a igualdade que deve prevalecer no ambiente escolar, {efeito} acabando com o preconceito e com o bullying. {detalhamento do efeito} Com essas medidas, a eugenia social será minimizada e os deficientes auditivos serão incluídos nos processos educacionais brasileiros.”

*problema de colocação pronominal.

O autor do texto apresentou duas propostas completas, com a apresentação dos 5 elementos listados anteriormente, o que é excelente. ATENTE-SE, PORÉM, que se ele tivesse apresentado apenas uma proposta completa e na segunda, por exemplo, não desse o detalhamento do efeito, ele ainda deveria receber a nota total na competência. O Enem convencionou que avaliemos a proposta mais completa, ou seja, a que apresenta mais elementos dos listados acima.

Receberá nota 0 quem não apresentar proposta, quem ferir os direitos humanos ou quem fizer uma proposta não articulada à discussão do texto.
Receberá nota 40 quem tangenciar o tema, quem apresentar uma proposta precária (não especificando nenhum dos elementos) ou apresentar somente um elemento.
Receberá nota 80 quem só apresentar dois elementos completos.
Receberá nota 120 quem só apresentar três elementos completos.
Receberá nota 160 quem só apresentar quatro elementos completos.
Receberá nota 200 quem apresentar os cinco elementos completos.

É importante lembrar que a proposta de intervenção vem de forma mais coerente no parágrafo final, mas não está proibida de aparecer no desenvolvimento, desde que depois da apresentação de um problema. Portanto, atenção ao penalizar o aluno por supostamente não apresentar uma proposta.

Até a próxima e boas correções! 🙂

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

  • Roberta Rinaldi

    Graduada em Letras pela UFMG e pós-graduada em Tecnologias Educacionais para Aprendizagem e EaD pela PUC Minas. Atua há 4 anos como Coordenadora Pedagógica na Imaginie, maior plataforma de correção e ensino de redação do Brasil. É amante da educação, dos dias ensolarados e das boas leituras.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter