Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Saiba quem pode fazer o Enem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Durante muitos anos, o Enem foi usado apenas como uma prova que media a qualidade do ensino dos alunos da rede pública do Ensino Médio. Além disso, ele também servia como certificação de conclusão do ensino médio. 

Hoje, porém, isso mudou. A partir de 2010, o Enem passou a contar com uma nova roupagem, com um número muito maior de questões, que agora passaram a ser contextualizadas e a valer muito mais que apenas a certificação de conclusão do ensino médio. Depois das mudanças, o Exame se tornou o maior vestibular do Brasil.

Mas afinal, quem pode fazer o Enem? Este novo exame repaginado e muito maior que passou a conceder, por meio de programas governamentais – Sisu, ProUni e Fies – mais vagas no ensino superior público e privado que qualquer outro vestibular, pode ser feito pelas mesmas pessoas do passado? Ou será que algo mudou em relação aos candidatos aptos a se inscreverem? 

Muito tempo se passou e já estamos mais acostumados com este novo Exame Nacional do Ensino Médio, mas muitos estudantes ainda se perguntam quem pode fazer o Enem. E é por isso, que neste post vamos te contar quais os candidatos aptos a prestarem este exame tão concorrido e importante. Vamos lá?

Afinal, quem pode fazer o Enem?

Para acabar de vez com essa dúvida de quem pode fazer o Enem, fizemos uma grande lista, baseada no edital do exame, de todos aqueles aptos a fazerem a inscrição no Enem. Bora ver quem são essas pessoas? 

1. Quem já concluiu o ensino médio

Em primeiro lugar em nossa lista de quem pode fazer o Enem temos: aqueles que já concluíram o ensino médio, seja há pouco ou a há muito tempo.

Se você já concluiu o ensino médio pode sim se inscrever no Enem. Saiba que deverá se dedicar e estudar muito, pois, como mencionamos, este é um exame muitíssimo extenso. 

Ele possui 180 questões divididas em 4 áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. Além de uma redação Enem que deverá ser de gênero dissertativo-argumentativo e apresentar uma proposta de intervenção.  

São 45 questões para cada área do conhecimento e dois dias de prova. No primeiro você fará 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas e a redação, para o segundo dia sobram as exatas: Matemática e Ciências da Natureza. 

A matéria é tudo aquilo que você viu em seu ensino médio (o que não é pouca coisa, se você se lembra bem 😅). Como é quase humanamente impossível ver tudo em apenas um ano de preparação, você pode focar nos assuntos que mais caem, estudando de maneira bastante focada e sem perda de tempo.

Banner de divulgação do Infográfico sobre o que cai em cada disciplina do Enem. Link para download gratuito: https://conteudo.imaginie.com.br/infografico-o-que-cai-no-enem?utm_source=blog-imaginie&utm_medium=banner-post&utm_campaign=material-rico

Se, por acaso, já faz tempinho que você concluiu seu ensino médio, precisará retomar algumas coisinhas e sugiro que vá estudando as matérias de maneira gradual, do mais fácil para o mais difícil. 

Olha, a matéria é extensa, mas com dedicação e organização dá sim para estudar e mandar bem no Enem. Então, já faz um cronograma de estudos e comece a estudar tudo o que precisa hoje mesmo.


2. Quem estuda em escolas públicas

Em nossa lista de quem pode fazer o Enem também têm aqueles que estudam em escolas públicas. 

E saiba que se você estudou todo o ensino médio em escola pública pode solicitar o pedido de isenção de taxa do Enem e não pagar o valor, que atualmente está em R$85,00. Então, corre pra solicitar a isenção, já que ela tem um prazo curto.

3. Quem quer fazer o Enem como treineiro 

Em terceiro lugar de nossa lista de quem pode fazer o Enem temos: treineiros. Isso mesmo, se você está em alguma outra série da educação básica, que não o último do ensino médio, mas quer fazer o exame, pode se inscrever como qualquer outro candidato, só não conseguirá acessar o ensino superior, já que uma exigência para acessar a graduação é ter concluído o ensino médio. 

Você pode estar se perguntando: então, estudantes do ensino fundamental podem fazer o Enem? Podem sim! Eles devem se inscrever no exame como treineiros. 

A classificação de treineiro é para todos aqueles que não concluíram ou não estão prestes a concluir o ensino médio. 

4. Quem estuda em escolas privadas

Seguindo com nossa lista de quem pode fazer o Enem, temos: aqueles que estudam em escolas privadas. 

O Enem não faz a menor distinção de onde é que você estuda. Então, se você é estudante de escola particular, não só pode como deve se inscrever no Exame, já que ele é a principal porta de entrada para o ensino superior público ou privado do país. 

E se, por acaso, você está estudando ou estudou em rede privada com bolsa integral, também pode pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem. Mas se, ao contrário, você sempre estudou em escola privada sem bolsa você deverá pagar a taxa de R$85,00 para assegurar sua inscrição, ok?

5. Quem já possui graduação

Em quinto lugar de nossa lista de quem pode fazer o Enem está aqueles que já possuem graduação. 

Se, por acaso, você já tem um diploma em alguma área, qualquer que seja, mas quer prestar o Enem e tentar uma nova carreira, isso é possível. Inclusive, você pode fazer o Exame quantas vezes quiser, independente de quantos cursos superiores tiver concluído durante sua vida. 

Porém, se você já concluiu uma graduação em uma universidade particular por meio do ProUni, não poderá solicitar este benefício novamente. Se você quiser, poderá sim fazer uma outra instituição particular, mas poderá utilizar apenas o financiamento estudantil – Fies – ou pagar pelas mensalidades. 

Mas você pode usar quantas vezes quiser o Sisu, que é o programa governamental que utiliza a nota do Enem para conceder acesso a universidades públicas. 

6. Pessoas de qualquer idade

Em sexto lugar de nossa lista de quem pode fazer o Enem, temos as pessoas de qualquer idade. 

Tenha você 17, 18, 19, 20 ou 60 anos, qualquer que seja a sua idade, pode sim realizar o Enem. Não há o menor impedimento em relação à idade. Não há idade mínima ou máxima estipulada no edital, mas é obrigatório que o candidato tenha CPF próprio para poder se inscrever. 

E como mencionamos, caso você seja muito novo e não tenha concluído o ensino médio ou não está prestes a concluir o terceiro ano, poderá sim fazer o Enem, mas não conseguirá acessar qualquer vaga no ensino superior. 

7. Pessoas em condições especiais 

Em sétimo lugar de nossa lista de quem pode fazer o Enem temos as pessoas em condições especiais. Elas também podem sim prestar o Exame, mas deverão informar no ato da inscrição qual a sua condição especial para que possa ser atendida na hora da realização da prova. Confira uma passagem do edital do Enem que fala sobre isso:

6.2.1 Informar a(s) condição(ões) que motiva(m) a sua solicitação: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia, gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica.

Percebe-se então que deficientes, gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), estudantes em classe hospitalar, e outros podem sim realizar o Exame, só precisam então informar isso no ato de sua inscrição.

Observação importante: em 2020 teremos a versão piloto do Enem Digital, que não terá nenhuma condição de acessibilidade. Então, caso você tenha alguma condição especial, como uma deficiência que necessite de recursos de acessibilidade, faça a sua inscrição no Enem Tradicional. 

8. Presos e adolescentes em medida socioeducativa

Em oitavo e último lugar de nossa lista de quem pode fazer o Enem temos os presos e os adolescentes em medida socioeducativa. Isso mesmo: os adultos que cumprem pena privativa de liberdade ou ainda os adolescentes que cumprem medida socioeducativa podem sim prestar o Exame.

Porém, eles farão o exame em uma versão especial chamada Enem PPL (Pessoas Privadas de Liberdade). Este Enem possui um edital e regras próprias que é também divulgado pelo Inep. 

E aí, se enquadra em algum dos grupos de nossa lista de quem pode fazer o Enem e está disposto a estudar muito para passar no Exame? Então, aproveita e dá uma lida no post que fizemos sobre como estudar para o Enem e garanta a vaga na universidade e curso dos seus sonhos!

Banner de divulgação do ebook gratuito sobre como ter uma rotina de estudos produtiva. Link para download: https://conteudo.imaginie.com.br/ebook-como-ter-uma-rotina-de-estudos-produtiva?utm_source=blog-imaginie&utm_medium=banner-post&utm_campaign=material-rico

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 − quinze =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter