Redação: A contribuição de artes visuais, dança, música e teatro como disciplinas obrigatórias

Carla Gobb Exemplos de redação

Veja um exemplo de boa redação sobre o tema: A contribuição de artes visuais, dança, música e teatro como disciplinas obrigatórias

ESCREVA SOBRE ESSE TEMA

“Ao longo do processo de formação do homem moderno, a arte esteve intrinsecamente ligada ao desenvolvimento sociocultural e histórico das comunidades, como na sociedade italiana renascentista, com seus prestigiados pintores e escultores, por exemplo. Hoje, com o avanço eminente das diversas tecnologias, matérias como a arte, a música e o teatro são cada vez mais desvalorizadas nas escolas brasileiras. Tais disciplinas são, entretanto, cruciais para o progresso profissional e social de uma nação, além de servirem como base para o reconhecimento da cultura nacional e do subjetivismo inerente à condição humana.

É indubitável que o estímulo às artes, em geral, é quase inexistente nas escolas brasileiras. Mesmo em colégios particulares renomados, a matriz curricular corresponde quase inteiramente ao ensino de disciplinas “tradicionais”, como a Matemática e a Biologia. Por conseguinte, é irrefutável concluir que diversos talentos são desperdiçados no âmbito escolar. Para o sociólogo Émile Durkheim, o fato social é um fenômeno de ação e pensamento coletivos, dotados de coatividade e exterioridade. Desse modo, infere-se que a desvalorização das artes está imersa em um fato social, na qual os cidadãos, de maneira coercitiva, desmerecem algo que poderia se tornar seu futuro profissional.  

Outrossim, é importante reconhecer a importância da arte, da dança, da música e do teatro nas escolas como forma de valorização da identidade nacional. Com o aperfeiçoamento de meio técnico-científico-informacional e da grande globalização do século XXI, as culturas nacionais e suas diversas vertentes tornaram-se cada vez mais irrisórias para a população. O ensino da arte está, portanto, correlacionado à história de uma país, e no caso do Brasil, grande parte de artistas de diversas gerações, como Anita Malfatti, Candido Portinari e Di Cavalcanti, são cada vez menos reconhecidos pela população jovem.

Entende-se, portanto, que as artes, em geral possuem grande contribuição para a formação social de uma comunidade. Para aperfeiçoar esse processo, a União deve, em parceria com os governos estaduais e municipais, oferecer aulas obrigatórias no contraturno em todas as escolas nacionais durante o ensino fundamental, sendo direcionadas aos ensinos das artes visuais, música, teatro e dança e atreladas aos diversos temas nacionais. Além disso, ONG’s educacionais, como a AVANTE Brasil, podem, em parceria com uma mobilização de professores de artes, criarem uma Olimpíada Brasileira de Artes, que seja subsidiada pelo MEC, e que possua o mesmo valor dado a outras Olimpíadas Brasileiras. Desse modo, esse fato social será gradativamente minimizado no país.”

ESCREVA SOBRE ESSE TEMA

Bons estudos! 😉

Vamos debater sobre?