Ano após ano, o maior mistério do Enem é sempre o tema da redação. São inúmeras as especulações, teorias e apostas, mas agora, finalmente, temos acesso a ele de forma oficial! O tema da redação do Enem 2025 é: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira“.
Vamos analisar juntos o que era esperado dos participantes na redação do Enem 2025?
O que era esperado do aluno no texto da redação do Enem 2025?
Os estudantes já sabem que as propostas de redação do ENEM abordam temas relacionados a questões sociais, como a defesa dos direitos, educação e meio ambiente, por exemplo. Em 2025, a tradição se manteve.
Primeiramente, o aluno deveria refletir sobre o que é envelhecimento e como ele se manifesta em diferentes esferas da sociedade, nos aspectos sociais, econômicos e culturais. Sabemos que o envelhecimento da população é um processo natural, mas a análise deve levar em conta o aumento rápido de idosos e como iremos lidar com as consequências dessa realidade.
Alguns pontos de reflexão envolvem as políticas públicas pensadas para saúde e previdência, preconceitos e pouca representatividade, além de todas as complexidades que envolvem a questão do idoso e o mercado de trabalho.
Analisando o comando
Para não correr o risco de tangenciar o tema, o aluno deve analisar cada palavra-chave do comando.
PERSPECTIVAS acerca do ENVELHECIMENTO na SOCIEDADE BRASILEIRA
Começando pela palavra PERSPECTIVAS, o candidato precisa avaliar quais são as abordagens do assunto dentro da nossa sociedade, e como ele impacta a população, por exemplo, a curto, médio e longo prazo.
O ENVELHECIMENTO é o foco central da discussão, tratado além da condição biológica, mas como um fenômeno social de proporções significativas.
E o CONTEXTO BRASILEIRO é importantíssimo, já que o número de idosos tem crescido expressivamente, mas, em contrapartida, ainda faltam inúmeras políticas públicas para assegurar a dignidade dessa parcela da população.
Informações sobre o assunto
De modo a fundamentar suas ideias, o aluno pode citar fatos e dados como repertório externo ao citado nos textos motivadores, o que traz ainda mais credibilidade aos argumentos apresentados na redação. Veja alguns deles e suas respectivas fontes:
- De acordo com dados do IBGE, o número de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil quase duplicou nas últimas décadas, passando de 8,7% da população em 2000 para 15,6% em 2023. As estimativas indicam que, até 2070, esse grupo representará cerca de 37,8% dos brasileiros.
- Segundo Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade no Brasil (ILC-BR) e ex-diretor do programa de envelhecimento global da Organização Mundial da Saúde (OMS), “o grupo de pessoas com 60 anos ou mais será o único segmento da população brasileira que continuará em expansão nos próximos anos.”
- A proporção de idosos no Brasil deve duplicar nos próximos 25 anos, e esse envelhecimento acelerado da população impõe diversos desafios. Um levantamento do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) revela que o sistema de saúde brasileiro ainda não está estruturado para lidar com essa mudança demográfica, e as maiores dificuldades tendem a recair sobre a população de baixa renda.
Produções culturais
E que tal citar filmes e séries sobre o assunto? Veja alguns deles abaixo:
- Um Senhor Estagiário (Filme – 2015): trata dos desafios de um senhor de 70 anos que retorna ao mercado de trabalho como estagiário de uma jovem e bem-sucedida empreendedora. O filme mostra de forma clara o choque entre gerações, mas também a importância deste encontro geracional e da troca de experiências e conhecimentos entre ambos.
- O Curioso Caso de Benjamin Button (Filme – 2008): no filme, o protagonista nasce idoso e passa a rejuvenescer, ou seja, há uma inversão da ordem natural da vida. É possível perceber como Benjamin é tratado do início, como um ser inválido e digno de pena, para sua posterior valorização na sociedade, que se encanta pela sua vitalidade.
- Grace and Frankie (Série, 2015–2022): duas mulheres de 70 anos estão em busca de recomeços depois do divórcio, e enfrentam preconceitos, por exemplo, relacionados à sexualidade.
É perceptível que as questões que envolvem o envelhecimento da população são desafiadoras. Para superá-las, é necessário um esforço conjunto de toda a sociedade, incluindo o governo, as empresas privadas e a mídia.
Proposta de intervenção
Para conseguir uma nota alta, os estudantes devem ficar atentos a todos os critérios avaliativos da redação do ENEM. Um deles, a Competência 5, demanda do aluno a elaboração de uma proposta de intervenção, que precisa estar apresentada de forma completa, com cinco elementos:
AGENTE: aquele que será responsável por solucionar o problema;
AÇÃO: aquilo que será feito para resolver o problema;
MODO/MEIO: a forma como será aplicada a ação;
FINALIDADE: o propósito e o efeito dessa ação;
DETALHAMENTO: uma informação adicional sobre pelo menos um dos elementos anteriores.
Veja alguns exemplos de proposta de intervenção sobre o tema deste ano:
- As empresas privadas devem criar programas de inclusão dos idosos no mercado de trabalho, por meio de vagas específicas e programas de mentoria. Esse aproveitamento dos idosos no mercado de trabalho irá reduzir o preconceito etário e estimular a economia.
- O governo deve criar leis de incentivo fiscal para a contratação de pessoas 60+.
- As escolas técnicas devem oferecer cursos de atualização profissional para idosos, de modo a prepará-los para o mercado de trabalho.
- A mídia tem papel fundamental na produção de conteúdos que desconstroem os estigmas relacionados aos idosos, mostrando a importância dessa população na construção da nossa história.
- ONGs podem organizar eventos voltados para a promoção da saúde e do bem-estar dos idosos, como caminhadas, aulas de dança, oficinas de artesanato e palestras sobre prevenção de doenças.
- As prefeituras devem ceder espaços públicos e apoio logístico para a atuação de ONGs que têm o objetivo de promover eventos para inclusão dos idosos.
Análise do tema da redação do Enem 2025
Neste domingo (9), a Imaginie promove uma live especial de análise da redação, a partir das 20h30, no seu canal oficial do YouTube.
A transmissão tem a participação da professora Monalisa Carneiro, que conduz uma análise detalhada do tema da redação do Enem 2025, destacando os principais desafios da proposta, possíveis caminhos de argumentação e possíveis estratégias utilizadas pelos candidatos.
Após a transmissão ao vivo, o vídeo ficará disponível para quem quiser assistir depois. Confira abaixo:
Esperamos este post tenha sido esclarecedor para você, leitor, a respeito do tema do ENEM 2025, e que você tenha se saído bem na prova!
Envie seu rascunho do Enem
Para te ajudar a ter uma noção da sua nota final, a Imaginie corrige o seu rascunho do texto do Enem e te entrega em até 24 horas úteis (em média), com notas em todas as cinco competências exigidas na prova!
Clique abaixo para adquirir sua correção com cupom de desconto:
Foto do post: Divulgação/José Cruz/Agência Brasil








